XVI Jornada da Família
Boletim EFFATHÁ
Effathá#349
Liturgia Familiar Advento

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Francisco Miguel Fernandes Carreira | 24 Mar 2023
Effathá #332
Boletim da paroquial de 27 de março a 2 d abril

HABITANDO ENTRE NÓS... PARA LIBERTAR é a proposta orante do caminho quaresmal na comunidade e na família. VIA SACRA: todas as sextas-feiras, às 15h, na Matriz Antiga.ORAÇÃO DE VÉSPERAS: todos os Domingos da Quaresma, às 18h30, na Matriz Nova, há Oração de Vésperas com Adoração ao Santíssimo Sacramento.

VIA SACRA:dia 31, às 21h30, com início na Matriz Nova, passando pelas ruas da comunidade, até à Matriz Antiga. Tem a participação da catequese e dos jovens. Por isso esta Via Sacra terá um teor mais juvenil. Com ela estamos também a entrar no espírito das Jornadas da Juventude. Estimulemos e estimemos os nosso jovens pela sua presença.

CORTEJO “PÁSCOA HEBRAICA – DEUS ESCUTA O SEU POVO”:dia 2, Domingo de Ramos, a Confraria das Santas Chagas promove um cortejo bíblico sobre a Páscoa judaica, retratando a opressão do povo hebreu e a sua fuga do Egito. Participem!

II EDIÇÃO PÁSCOA DOCE:Qual é a sua receita favorita de doce na Páscoa? Então, inscreva-se no 1º Concurso de doces caseiros de Páscoa para amadores. Pode fazê-lo no posto de turismo, na ACIF, na paróquia ou junto dos membros da Confraria das Santas Chagas. Participe.

EUCARISTIA DAS 19H15 NO DOMINGO DE RAMOS - ALTERAÇÃO:devido ao Concerto “Requiem” de Frigyes Hidas na Matriz Nova, às 18h30, a Eucaristia das 19h15 de Domingo de ramos, será na Matriz Antiga. Pedimos a todos o acolhimento desta mudança.

CONFISSÕES: dia 29 de Março, das 9h30 às 11h, na Matriz Antiga. O centro da RECONCILIAÇÃO não é o pecado, mas a INESGOTÁVEL MISERICÓRDIA de Deus. Não haja medo.

EXAME DE CONSCIÊNCIA, O QUE É?:mais do que uma análise ou mero exercício introspetivo, o Exame de (para tomar) Consciência é um momento de oração, de transparência com Deus e connosco. Trata-se de assumir o passado e converter-se para relançar o caminho futuro. Propomos de forma simples, este esquema, inspirado nos ensinamentos de Santo Inácio de Loiola: 1.º começa por colocar-te na presença de Deus; 2.º dá graças a Deus; 3.º deixa-te olhar por Deus, 4.º pergunta por onde é que Deus tem passado na tua vida; 5.º deixa-te reconciliar com Deus e com os outros; 6.º e por fim, faz um propósito para continuar a viver no Amor de Deus.

DOMINGO DE RAMOS – AQUISÇÃO DE RAMOS:o grupo de jovens da paróquia está a preparar os ramos para a Celebração de Ramos. Podem adquiri-los no sábado no final da eucaristia das 18h na Matriz Nova ou então antes da procissão na Matriz Antiga. Desta forma estará a ajuda-los na angariação de fundos para a sua participação nas Jornadas Mundiais da Juventude. Obrigado.

VISITA PASCAL 2023:felizmente a Visita Pascal volta à sua normalidade. A convicção da Ressurreição de Cristo, conduz-nos pelas ruas e casas da comunidade para anunciar, testemunhar e partilhar a alegria da fé. É belo este anúncio da Ressurreição através da Visita Pascal. Algumas orientações para que tudo corra bem: cada grupo do Compasso terá no mínimo cinco pessoas, devidamente identificados; entrará o Ministro da Cruz e o que preside, saudando os presentes, seguindo-lhes os restantes membros; será entregue à família a pagela para a oração pascal, para que todos participem; a Cruz permanece nas mãos do Ministro e o guia do grupo fará uma breve oração com a família reunida; no final da oração, não há o “beijo” à Cruz. Contudo, todos são convidados a venerar a Cruz, fazendo o “Sinal da Cruz” sobre si e inclinam-se à Cruz, em sinal de veneração; seguidamente procede-se à aspersão com água benta dos presentes e do lugar onde se encontram; o bom costume da partilha da mesa, se assim o entenderem, poderá ser feito com os membros do Compasso e familiares. Gratos pela solicitude e cuidado; haja alegria e bom acolhimento de todos.  Que todas as famílias cristãs da comunidade abram as suas casas para acolher a alegria do Ressuscitado. Que Jesus Ressuscitado caminhe sempre connosco pelos caminhos da vida!

CONTRIBUTO PENITENCIAL:por indicação do Sr. Arcebispo, o contributo destina-se ao Fundo Partilhar com Esperança e à Diocese de Pemba, Moçambique. Faça o seu contributo penitencial, fazendo donativo num envelope com a indicação Contributo Penitencial. Gratos pela generosidade.

CONSIGNAÇÃO 0,5‰ DO IRS - CRECHE MÃE: para ajudar a Creche Mãe, sem nada perder e sem nada gastar, basta preencher, no modelo 3 da sua declaração de IRS, no quadro 11 do anexo H, o número de identificação fiscal desta instituição: 501 160 256. Obrigado pela ajuda.

Documentos para Download
Paróquia de Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Casa Paroquial

Rua Álvaro Castelões, 57
4760-117 Vila Nova de Famalicão

Cartório Paroquial

ATENDIMENTO DE SECRETARIA
De terça a sexta, das 10h às 12h e das 16h às 19h. Em Agosto está encerrado para férias. Quem necessitar de documentos ou de algum assunto deve fazê-lo fora desse período.

ATENDIMENTO DO PÁROCO
Terças, das 17h30 às 19h e sextas, das 10h30 às 12h30. Na impossibilidade deste horário pode ser combinado outro por mail.

ACOMPANHAMENTO ESPIRITUAL
O pároco está disponível para fazer acompanhamento espiritual a quem o desejar. Para o efeito, devem agendar com ele.

Eucaristias

Eucaristia - Matriz Antiga