XVI Jornada da Família
Effathá#287
Liturgia Familiar Advento

Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Francisco Miguel Fernandes Carreira | 14 Jan 2022
Effathá#270
Boletim Paroquial de 17 a 23 de janeiro

FORMAÇÃO SOBRE O SÍNODO: o Sínodo já está em andamento. Trata-se de um acontecimento sem precedentes na vida da Igreja Universal: todos somos chamados a responder ao apelo do papa Francisco. Para o efeito, faremos uma ação de formação sobre o Sínodo e como vamos nós proceder na paróquia. Esta formação será no dia 19, quarta-feira, às 21h30, na Centro Pastoral. Destina-se a quem quiser dar o seu contributo para a renovação da Igreja e da comunidade paroquial. Todos os movimentos e grupos de apostolado devem de igual modo fazer-se presentes com todos os elementos ativos. Vamos iniciar este processo, não como quem responde a mais um inquérito, mas como quem se envolve no processo e dá o seu melhor para o discernimento no Espírito Santo do caminho da Igreja.

SÍNODO: o Papa Francisco anunciou que o tema deste Sínodo seria “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”, pedindo, nesta primeira fase, o contributo de todos os fiéis, sem esquecer outras pessoas de diferentes confissões religiosas, aqueles que se encontram afastados da Igreja e os que estão à margem da nossa sociedade. Estas três palavras expressam a própria natureza da Igreja: COMUNHÃO: pela sua graciosa vontade, Deus reúne-nos como povos diversos de uma só fé, através da aliança que oferece ao seu povo. A comunhão que partilhamos encontra as suas raízes mais profundas no amor e na unidade da Trindade. PARTICIPAÇÃO: um chamamento ao envolvimento de todos os que pertencem ao Povo de  Deus – leigos, consagrados e ministros ordenados – para se empenharem no exercício de uma  escuta profunda e respeitosa uns dos outros.  MISSÃO: a Igreja existe para evangelizar. Nunca podemos estar centrados em nós mesmos.  A nossa missão é testemunhar o amor de Deus no meio de toda a família humana. Este Processo Sinodal tem uma dimensão profundamente missionária.

SINODALIDADE: “o tema da sinodalidade não é um capítulo de um tratado de eclesiologia; muito menos, uma moda, um slogan ou um novo termo para usar ou instrumentalizar nas nossas reuniões. Não! A sinodalidade exprime a natureza da Igreja, a sua forma, o seu estilo, a sua missão.”  Papa Francisco.

ORAÇÃO PELO SÍNODO (ADSUMUS SANCTE SPIRITUS): o Papa pede-nos que invoquemos o Espírito Santo para guiar a Igreja a uma mais profunda comunhão, participação na vida em Cristo e compromisso na missão evangelizadora da Igreja. Esta oração, atribuída a Santo Isidoro de Sevilha (560-636), tem sido tradicionalmente utilizada nos concílios e nos sínodos durante séculos. A versão que se segue foi especificamente concebida para o caminho sinodal da Igreja de 2021 a 2023.

Eis-nos aqui, diante de Vós, Espírito Santo!
Eis-nos aqui, reunidos em vosso nome!
Só a Vós temos por Guia: vinde a nós, ficai connosco,
e dignai-vos habitar em nossos corações.
Ensinai-nos o rumo a seguir

e como caminhar juntos até à meta.
Nós somos débeis e pecadores:
não permitais que sejamos causadores da desordem;
que a ignorância não nos desvie do caminho,
nem as simpatias humanas

ou o preconceito nos tornem parciais.
Que sejamos um em Vós,

caminhando juntos para a vida eterna,
sem jamais nos afastarmos da verdade e da justiça.
Nós vo-lo pedimos a Vós, que agis sempre em toda a parte,
em comunhão com o Pai e o Filho,
pelos séculos dos séculos.

Amen.

DOMINGO DA PALAVRA: o Papa Francisco instituiu o III Domingo do Tempo Comum como o Domingo da Palavra de Deus. Com ele recorda a “importância e o valor da Sagrada Escritura para a vida cristã”.

FEIJOADA SOLIDÁRIA EU SOU MATRIZ: tendo em vista as obras da Matriz, propomos que participem na feijoada Solidária, no dia 23, entre as 11h30 e as 13h30. Desta forma, estão a contribuir para as obras da paróquia. Para o efeito, e para nos organizarmos, pedimos que façam a encomenda no final das eucaristias, junto das equipas de acolhimento ou através de 919539859 ou 918688225 ou 966087277. Onde todos ajudam nada custa. Participemos.

PANDEMIA - ORIENTAÇÃO PARA AS CELEBRAÇÕES: devido ao forte agravamento da pandemia, devido sobretudo à variante Ómicron da Covid-19, a Conferência Episcopal recomenda vivamente que se observe um adequado distanciamento entre as pessoas, conforme as orientações da DGS. Continuam em vigor as medidas de prevenção, tais como o uso das máscaras, a devida higienização das mãos e dos espaços celebrativos e a comunhão na mão, entre outras.

ESTATÍSTICA PAROQUIAL DE 2021: no passado ano, celebraram-se 64 batismos; 66 crianças celebraram a Primeira Comunhão; 40 jovens celebraram o Sacramento da Confirmação; 13 pares de jovens celebraram o Matrimónio; e 62 irmãos habitam já a Casa do Pai.

DONATIVOS À PARÓQUIA: doe no cartório paroquial ou colocando o envelope no cesto do ofertório da Missa. Pode fazer através de MBWAY (962 740 789) ou por transferência bancária PT50 0033.0000.453 33699908.05. Obrigado.

Documentos para Download
Paróquia de Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Casa Paroquial

Rua Álvaro Castelões, 57
4760-117 Vila Nova de Famalicão

Cartório Paroquial

ATENDIMENTO DE SECRETARIA
De terça a sexta, das 10h às 12h e das 16h às 19h. Em Agosto está encerrado para férias. Quem necessitar de documentos ou de algum assunto deve fazê-lo fora desse período.

ATENDIMENTO DO PÁROCO
Terças, das 17h30 às 19h e sextas, das 10h30 às 12h30. Na impossibilidade deste horário pode ser combinado outro por mail.

ACOMPANHAMENTO ESPIRITUAL
O pároco está disponível para fazer acompanhamento espiritual a quem o desejar. Para o efeito, devem agendar com ele.

Eucaristias

Eucaristia - Matriz Antiga