XVI Jornada da Família
Effathá#270
Liturgia Familiar Advento

Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Francisco Miguel Fernandes Carreira | 27 Nov 2021
ADVENTO 2021
O que nos é proposto para a nossa caminhada de Advento deste ano?

ADVENTO: “Gestação” é o tema que o Departamento Arquidiocesano para a Liturgia escolheu para a caminhada de Advento/Natal. Tendo em conta que o nosso Plano Pastoral nos propõe como tema “onde há amor nascem gestos”, será em gestos concretos que esta proposta se alicerçará. Para cada semana foi escolhido um gesto (germinar, sorrir, saltar de alegria, saudar, embalar, olhar e escutar) que procurará dar fecundidade a diversos ambientes: a Liturgia, a Família, a Catequese, a Escola e a Juventude. Só com gestos concretos, que sejam expressão da caridade, é que poderemos cultivar a virtude da esperança, fazendo um caminho em conjunto, em “gestação” de Jesus Cristo, o nosso Salvador, em cada um de nós, nas nossas comunidades e em toda a Igreja.

Podemos conhecer melhor a proposta da arquidiocese, vendo aqui: Apresentação da Caminhada de Advento e Natal : "Gestação"

IMAGEM DE NOSSA SENHORA GRÁVIDA E SÃO JOSÉ: Para dar seguimento à caminhada de Advento propomos que haja em cada casa de família uma imagem de Nossa Senhora Grávida e de São José, a qual há de ser colocada no presépio até ao Natal, sendo aí substituída pelo Menino Jesus, Maria e José. Tem o custo de 5€.

DESAFIO ÀS FAMÍLIAS: A família pode viver cada um dos gestos propostos com ações simples que procuram a interação em casa e para além da habitação de cada família. Apresentaremos sempre propostas concretas para a vivência do tempo de Advento e Natal. Nesta I Semana de Advento propomos que os pais contem aos seus filhos como foi o anúncio da gravidez, como decorreu esse período de gestação. Desenhar, modelar em barro ou esculpir a Imagem de Nossa Senhora grávida para a colocar no presépio. Ou então adquirir a Imagem de Nossa Senhora grávida e São José. Podem ainda fazer a árvore genealógica da família, desde os bisavós.

LIVRO “REZAR NO ADVENTO”: propomos a cada cristão e a cada família este pequeno livro de oração diária, a partir da Palavra de Deus. Custa 1€.

Mais infomação podem ver aqui

Paróquia de Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Casa Paroquial

Rua Álvaro Castelões, 57
4760-117 Vila Nova de Famalicão

Cartório Paroquial

ATENDIMENTO DE SECRETARIA
De terça a sexta, das 10h às 12h e das 16h às 19h. Em Agosto está encerrado para férias. Quem necessitar de documentos ou de algum assunto deve fazê-lo fora desse período.

ATENDIMENTO DO PÁROCO
Terças, das 17h30 às 19h e sextas, das 10h30 às 12h30. Na impossibilidade deste horário pode ser combinado outro por mail.

ACOMPANHAMENTO ESPIRITUAL
O pároco está disponível para fazer acompanhamento espiritual a quem o desejar. Para o efeito, devem agendar com ele.

Eucaristias

Eucaristia - Matriz Antiga