XVI Jornada da Família
Effathá#270
Liturgia Familiar Advento

Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Francisco Miguel Fernandes Carreira | 26 Nov 2021
Effathá#263
Boletim Paroquial de 29 de novembro a 5 de dezembro

ADVENTO: “Gestação”é o tema que o Departamento Arquidiocesano para a Liturgia escolheu para a caminhada de Advento/Natal. Tendo em conta que o nosso Plano Pastoral nos propõe como tema “onde há amor nascem gestos”, será em gestos concretos que esta proposta se alicerçará. Para cada semana foi escolhido um gesto (germinar, sorrir, saltar de alegria, saudar, embalar, olhar e escutar) que procurará dar fecundidade a diversos ambientes: a Liturgia, a Família, a Catequese, a Escola e a Juventude. Só com gestos concretos, que sejam expressão da caridade, é que poderemos cultivar a virtude da esperança, fazendo um caminho em conjunto, em “gestação” de Jesus Cristo, o nosso Salvador, em cada um de nós, nas nossas comunidades e em toda a Igreja.

IMAGEM DE NOSSA SENHORA GRÁVIDA E SÃO JOSÉ: para dar seguimento à caminhada de Advento propomos que haja em cada casa de família uma imagem de Nossa Senhora Grávida e de São José, a qual há deser colocada no presépio até ao Natal, sendo aí substituída pelo Menino Jesus, Maria e José. Tem o custo de 5€.

DESAFIO ÀS FAMÍLIAS:a família pode viver cada um dos gestos propostos com ações simples que procuram a interação em casa e para além da habitação de cada família. Apresentaremos sempre propostas concretas para a vivência do tempo de Advento e Natal. Nesta I Semana de Advento propomos que os pais contem aos seus filhos como foi o anúncio
da gravidez, como decorreu esse período de gestação. Desenhar, modelar em barro ou esculpir a Imagem de Nossa Senhora grávida para a colocar no presépio. Ou então adquirir a Imagem de Nossa Senhora grávida e São José. Podem ainda fazer a árvore genealógica da família, desde os bisavós.

Propomos ainda olivro “Rezar no Advento”: livro de oração diária, a partir da Palavra de Deus. Custa 1€. Haja um por família.

BÊNÇÃO DAS GRÁVIDAS: no dia 8 de dezembro, Festa da Imaculada Conceição, na Eucaristia das 11h15, faremos o ritual da bênção das Mães Grávidas. Pedimos que, juntamente com os pais, se inscrevam na sacristia, no cartório paroquial, por telefone (252314279/962740769), no atendimento paroquial ou através do mail da paróquia.

INAUGURAÇÃO DO ÓRGÃO DE TUBOS HISTÓRICO: depois de um longo período de obtenção de mecenas para o restauro do Órgão de Tubos Histórico da nossa Matriz Antiga, estamos prestes a fazer a sua inauguração. Reservem o dia 12 de Dezembro para este acontecimento de grande importância para a paróquia. Em breve daremos mais indicações.

FESTA DA SAGRADA FAMÍLIA - BODAS MATRIMONIAIS:no dia 26 de dezembro, vamos celebrar a Família. Por isso, convocamos todas as famílias, de forma especial, todos os casais que celebram as suas bodas matrimoniais durante o presente ano. Inscrevam-se na sacristia ou no cartório.

DONATIVOS À PARÓQUIA: doe no cartório paroquial ou colocando o envelope no cesto do ofertório da Missa. Pode fazer através de MBWAY (962 740 789) ou por transferência bancária PT50 0033.0000.453 33699908.05. Indique sempre o nome do chefe de família e a que se destina a donativo. Se pretender recibo indique o número de identificação fiscal (NIF) e peça-o por e-mail ou no cartório paroquial. Gratos pela generosidade e sentido de responsabilidade de todos.

PEDIR INTENÇÕES DE MISSA:o gesto bonito de “marcar missas” pelos familiares deve ser revalorizado nas famílias e na comunidade. Não deixemos de o fazer. Ultimamente, são poucas as pessoas que marcam intenções de missa. Rezar pelos irmãos que partiram, é agradecer a Deus a sua vida e refletir sobre o sentido último da nossa.

BOLETIM DE INTENÇÕES DE MISSA: já está disponível na sacristia. Levem-no e entreguem-no de novo na sacristia. Tenham em conta as indicações no verso.

EU SOU MATRIZ – ADVENTO - ANGARIAÇÃO DE FUNDOS:este ano, propomos o seguinte:
COROA DE ADVENTO: desafiamos as pessoas habilidosas da comunidade a fazer coroas de advento e a entregá-las no próximo fim de semana para serem aí vendidas.
AZULEJO “FAMÍLIA”:azulejo industrial 100×100mm, cozido e vidrado em forno de alta temperatura. A pintura é da autoria de Luís Melo. Nesta arte, está um mote para a (re)descoberta do património cultural e religioso. É um presente económico (6€) e colecionável. Podem encontrar este azulejo na sacristia, no cartório paroquial, ou pedir pelo mail da paróquia.
LIVRO “AO MEU QUERIDO JESUS”:livro de orações para crianças e adolescentes. Os pais e avós podem ajudar os filhos e netos a rezar a Jesus e a Deus. Podem adquiri-los no final das Missas, na sacristia ou no cartório paroquial. Custa 5€ cada. Éum belo presente de Natal. Ajudem!
LANTERNAS/CANDEIAS:no último Domingo do Advento, fim de semana de 18 e 19 de dezembro, os escuteiros partilharão a Luz da Paz de Belém. Para o efeito temos as lanternas para levar esta Luz que vem da Gruta de Belém.
VELAS DA CARITAS:associámo-nos à Cartitas na operação de solidariedade pelos mais pobres do país: “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz”. Cada vela custa 2€ que será totalmente entregue na Caritas. Participem!

Documentos para Download
Paróquia de Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Casa Paroquial

Rua Álvaro Castelões, 57
4760-117 Vila Nova de Famalicão

Cartório Paroquial

ATENDIMENTO DE SECRETARIA
De terça a sexta, das 10h às 12h e das 16h às 19h. Em Agosto está encerrado para férias. Quem necessitar de documentos ou de algum assunto deve fazê-lo fora desse período.

ATENDIMENTO DO PÁROCO
Terças, das 17h30 às 19h e sextas, das 10h30 às 12h30. Na impossibilidade deste horário pode ser combinado outro por mail.

ACOMPANHAMENTO ESPIRITUAL
O pároco está disponível para fazer acompanhamento espiritual a quem o desejar. Para o efeito, devem agendar com ele.

Eucaristias

Eucaristia - Matriz Antiga