XVI Jornada da Família
Effathá#263
Liturgia Familiar Páscoa

Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia None
Francisco Miguel Fernandes Carreira | 22 Out 2021
Effathá#258
Boletim Paroquial de 25 a 30 de outubro

CONSELHO PASTORAL PAROQUIAL:no dia 26, terça feira, às 21h30, no Centro Pastoral, realiza-se a primeira reunião ordinária do Conselho Pastoral Paroquial. Contamos com a presença de todos os conselheiros. Será importante que cada movimento apresente o seu plano pastoral a partir do programa pastoral apresentado na assembleia dos movimentos.
ALTERAÇÃO DO LOCAL E HORA DAS MISSAS À SEMANA: a partir do mês de novembro voltamos ao ritmo anterior à pandemia, ou seja, celebraremos às 9h da manhã na Matriz Antiga, de terça-feira a sábado,  à tarde, de terça-feira a sábado, celebraremos às 19h15 na Matriz Nova. Por enquanto, as missas ao Domingo e Dias Santos de Guarda continuarão a ser celebradas na Matriz Nova. Gratos pelo vosso cuidado.

SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS: neste dia santo, 1 de novembro, segunda-feira, celebramos a Solenidade de Todos os Santos às 8h30 e às 11h15 na Matriz Nova. Mas não haverá missa às 19h15.

ORAÇÃO NO CEMITÉRIO:dia 1 de novembro, segunda-feira, às 15h, faremos a habitual romagem ao Cemitério. Não haverá Eucaristia. Far-se-á uma celebração da Palavra, onde se evocarão os irmãos falecidos, “segundo a esperança a que fomos chamados”. Será uma oração de louvor e de sufrágio pelos irmãos defuntos. Participem nas missas da paróquia e marquem presença no Cemitério, na Oração que a Igreja faz pelos seus fiéis defuntos.

TODOS OS FIÉIS DEFUNTOS:dia 2 de novembro, terça-feira, às 9h na Matriz Antiga e às 19h15, na Matriz Nova, celebraremos a Solenidade de Fiéis Defuntos.

PEDITÓRIO DA LIGA PORTUGUESA CONTRA O CANCRO: decorrerá de 30 de Outubro a 2 de Novembro. A nossa paróquia não pode ficar indiferente a esta causa. Assim, serão várias as pessoas, devidamente identificadas, que estarão a realizar o peditório, antes e após as eucaristias semanais e dominicais, assim como, no cemitério municipal. O Lions Clube de Vila Nova de Famalicão, como organizador e dinamizador do peditório, apela à contribuição de todos, porque na luta contra o cancro, todos contam.

ENCONTRO DE NOIVOS: dia 12 de novembro, sexta-feira, às 21h30, no Centro Pastoral, haverá encontro para todos os noivos que pretendem casar-se no próximo ano civil de 2022. Neste encontro, dar-se-ão informações importantes para a celebração do seu casamento. Não faltem!

SÍNODO:a Igreja de Deus é convocada em Sínodo. O caminho, intitulado «Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão», iniciará solenemente nos dias 9-10 de outubro, em Roma, e a 17, em cada uma das dioceses. Com esta convocação, o Papa Francisco convida a Igreja inteira a interrogar-se sobre um tema decisivo para a sua vida e a sua missão: «O caminho da sinodalidade é precisamente o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milénio». Este itinerário, que se insere no sulco da “atualização” da Igreja, proposta pelo Concílio Vaticano II, constitui um dom e uma tarefa: caminhando lado a lado e refletindo em conjunto sobre o caminho percorrido, com o que for experimentando, a Igreja poderá aprender quais são os processos que a podem ajudar a viver a comunhão, a realizar a participação e a abrir-se à missão. Com efeito, o nosso “caminhar juntos” é o que mais implementa e manifesta a natureza da Igreja como Povo de Deus peregrino e missionário.

PEDITÓRIO CONFERÊNCIA VICENTINA:o ofertório das missas para a Conferência Vicentina rendeu 814,79€. Obrigado pela generosidade de tantos!

OBRAS MATRIZ NOVA: em breve daremos início às obras de manutenção da Matriz Nova: tratamento das paredes exteriores para vedar a entrada de humidades, telhados, pintura interior, tratamento de madeiras e das estruturas de ferro e alumínio. A obra está orçamenta em 88.654,80€. Temos a comparticipação da câmara em metade do custo da obra. O empenho e a colaboração de todos é fundamental. Se todos participarmos será menos custoso a alguns. Estamos convencidos que não ficaremos À quem dos nossos antepassados que tanto esforço e amor colocaram na construção desta Igreja. Onde todos ajudam na da custa.

DONATIVOS À PARÓQUIA: faça a oferta ou donativo no cartório paroquial ou colocando o envelope no cesto do ofertório da Missa. Pode ainda fazer através de MBWAY (962 740 789) ou por transferência bancária PT50 0033.0000.453 33699908.05. Em qualquer dos casos indique sempre o nome do chefe de família e a que se destina a oferta/donativo. Se pretender recibo indique o número de identificação fiscal (NIF) e peça-o por e-mail ou no cartório paroquial. Gratos pela generosidade e sentido de responsabilidade de todos.

Documentos para Download