XVI Jornada da Família
Boletim EFFATHA
Effathá#349

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Brufe (São Martinho)
Francisco Miguel Fernandes Carreira | 5 Mai 2023
Effathá#338
Boletim Paroquial de 8 a 14 de maio

HABITANDO ENTRE NÓS – ACOLHER A VIDA:Jesus, ENTRE nós, dispõe o nosso coração para o encontro com Ele e uns com os outros. Deus habita connosco e está em nós! Deus partilha a sua vida connosco e este é o grande motivo da nossa esperança e da nossa alegria. Por isso, estamos aqui reunidos, não parados nem indiferentes, mas alargando a nossa tenda, buscando novos horizontes e um olhar mais além, para acolhermos a vida e o amor de Deus, anunciando a Palavra e segundo a ação do Espírito Santo em nós. Só assim é que faremos caminho que nos conduza à verdadeira vida!Unimos os nossos corações à vida de cada pessoa e de cada família, que desejam ser receptáculo do amor de Deus, que gera vida em nós pela sua presença e pela sua ação maravilhosa.Que a nossa comunidade veja mais Jesus no centro da sua vida e seja um sinal cada vez mais visível de Jesus entre todos!

MÊS DE MAIO: por Maria a Jesus Ressuscitado, na Igreja, nos dias da semana do mês de Maio, às 21h, rezaremos o Terço. A Missa, à terça e à sexta, é antes do Terço, às 20h30. Aos Sábados e aos Domingos rezamos o terço antes da Missa. Relativamente à catequese, que a comunidade estimule a presença das crianças e adolescentes nesta oração. Que os catequistas animem a sua presença. Importa realçar que devemos estar presentes todos os dias e não apenas naqueles em que os movimentos ou as crianças vão participar mais activamente. Os pais devem estar atentos e participar com os seus filhos. Unidos na oração contribuiremos para a renovação cristã da nossa comunidade, das famílias e da sociedade.

LIVRO 31 DIAS COM MARIA: já está disponível o Livro 31 Dias com Maria, para nos ajudar a rezar no mês de Maria. Custa 10€. Além de nos ajudar a rezar com Maria, este livro tem como objectivo angariar donativos para o Fundo de São José para apoiar os seminaristas mais carenciados. Obrigado pela vossa partilha.

PROCISSÃO MARIANA: em Conselho Pastoral, devido ao dia dos Movimentos e Vigília de Pentecostes no último sábado do mês, entendeu-se que a procissão seria no dia 20 de Maio. Pedimos a vossa atenção e cuidado para o efeito. Este ano a Procissão Mariana sairá do Lugar de Aldeia Nova.

SANTO ROSÁRIO – ORAÇÃO DO TERÇO: “Hoje confirmamos juntos que o Santo Rosário não é uma prática piedosa do passado, como oração de outros tempos, na qual pensar com saudades. Ao contrário, o Rosário está a conhecer quase uma nova Primavera. Isto é sem dúvida um dos sinais mais eloquentes do amor que as jovens gerações sentem por Jesus e pela sua Mãe, Maria. No mundo atual tão dispersivo, esta oração ajuda a colocar Cristo no centro, como fazia a Virgem, que meditava interiormente tudo o que se dizia do seu Filho, e depois o que ele fazia e dizia. Quando se recita o Rosário revivem-se os momentos importantes e significativos da história da salvação; repercorrem-se as várias etapas da missão de Cristo. Com Maria orienta-se o coração para o mistério de Jesus. Põe-se Cristo no centro da nossa vida, do nosso tempo, das nossas cidades, mediante a contemplação e a meditação dos seus santos mistérios de alegria, de luz, de sofrimento e de glória. Ajude-nos Maria a acolher em nós a graça que promana destes mistérios, para que através de nós possa "irrigar" a sociedade, a partir das relações quotidianas, e purificá-la de tantas forças negativas abrindo-a à novidade de Deus. O Rosário, quando é rezado de modo autêntico, não mecânico nem superficial mas profundo, de facto dá paz e reconciliação. Contém em si o poder restabelecedor do santíssimo Nome de Jesus, invocado com fé e com amor no centro de cada Ave-Maria.” Papa Bento XVI, 3 de Maio de 2008.

ENCONTRO DE NOIVOS: dia 11, às 21h30, no Centro Pastoral, para todos os noivos que estão a preparar o seu matrimónio. A presença de todos é estímulo para cada um.

BÊNÇÃO DAS CASAS NOVAS: durante o tempo pascal, as famílias interessadas, procurem no atendimento marcar um horário para procedermos à bênção das suas casas novas.

SEMANA DA VIDA: este ano, a Semana da Vida, que decorre de 14 a 21 de maio tem como tema «Levanta-te! A tua vida é um dom!».

CONSIGNAÇÃO 0,5‰ DO IRS - CENTRO SOCIAL DE BRUFE: para ajudar o Centro Social sem nada perder e sem nada gastar, basta preencher, no modelo 3 da sua declaração de IRS, no quadro 11 do anexo H, o número de identificação fiscal 504 989 553. Passe a palavra e divulgue esta forma de colaboração.

ATENDIMENTO PAROQUIAL: dia 12, sexta, das 17h às 19h.

Documentos para Download
Paróquia de Brufe (São Martinho)
Casa Paroquial

Rua D. Jorge Ferreira da Costa Ortiga, 1582
4760-253 Brufe

Cartório Paroquial

Atendimento de cartório paroquial pelo pároco, todas as sextas feiras, das 17h às 19h.

Em princípio sempre que não for possível o atendimento do cartório no horário habitual, informar-se-á no boletim paroquial Effahtá.

Podem ainda marcar outro dia ou data por mail: saomartinhodebrufe@arquidiocese-braga.pt

Eucaristias

Eucaristia Semanal