XVI Jornada da Família
Boletim EFFATHA
Effathá#349

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Brufe (São Martinho)
Francisco Miguel Fernandes Carreira | 1 Abr 2023
Effathá#333
Boletim Paroquial de 3 a 9 de Abril

CORTEJO “PÁSCOA HEBRAICA – DEUS ESCUTA O SEU POVO”: este Domingo, dia 2, Domingo de Ramos, nas ruas da paróquia de Sto Adrião, a Confraria das Santas Chagas promove um cortejo bíblico sobre a Páscoa judaica, retratando a opressão do povo hebreu e a sua fuga do Egito. Participem!

PROGRAMA DA SEMANA SANTA - STO ADRIÃO: confira neste QRcode toda a programação da Semana Santa na Paróquia de Sto Adrião. E procure participar quer nas ações culturais quer nas celebrações religiosas.

VISTA PASCAL – COMPASSO: felizmente a Visita Pascal volta à sua normalidade. A convicção da Ressurreição de Cristo, conduz-nos pelas ruas e casas da comunidade para anunciar, testemunhar e partilhar a alegria da fé. É belo este anúncio da Ressurreição através da Visita Pascal. Algumas orientações para que tudo corra bem: cada grupo do Compasso terá no mínimo cinco pessoas, devidamente identificados; entrará o Ministro da Cruz e o que preside, saudando os presentes, seguindo-lhes os restantes membros; será entregue à família a pagela para a oração pascal, para que todos participem; a Cruz permanece nas mãos do Ministro e o guia do grupo fará uma breve oração com a família reunida; no final da oração, não há o “beijo” à Cruz. Contudo, todos são convidados a venerar a Cruz, fazendo o “Sinal da Cruz” sobre si e inclinam-se à Cruz, em sinal de veneração; seguidamente procede-se à aspersão com água benta dos presentes e do lugar onde se encontram; o bom costume da partilha da mesa, se assim o entenderem, poderá ser feito com os membros do Compasso e familiares. Gratos pela solicitude e cuidado; haja alegria e bom acolhimento de todos.  Que todas as famílias cristãs da comunidade abram as suas casas para acolher a alegria do Ressuscitado. Que Jesus Ressuscitado caminhe sempre connosco pelos caminhos da vida!

ITINERÁRIOS DA VISITA PASCAL: verifiquem os itinerários e horários do Compasso Pascal. Pedimos, por isso, a vossa maior atenção e cuidado para que não haja enganos.

VISITA PASCAL - COMPASSO: a saída será às 9h15 com interrupção para almoço às 12h30. De tarde, retomam pelas 14h30 e terminam pelas 17h, concentrando-se no Centro Social. Daí vimos em Cortejo Pascal para a Igreja. À chegada, pelas 17h30, celebraremos a Eucaristia da Páscoa do Senhor. Convidamos toda a comunidade a participar no cortejo e na celebração.

O QUE É O COMPASSO? Qual a sua origem? Compasso é a forma que chegou até nós da expressão latina Crux cum passo Domino, que significa: a Cruz na qual se deu a Paixão do Senhor. Como sabemos, quem preside ao Compasso é a Cruz paroquial. Por razões de ordem prática e logística do Compasso, reproduzem-se outras Cruzes para que presidam aos vários grupos do Compasso paroquial. Ou seja, cada equipa ao entrar em cada lar, apresenta a Cruz, sinal da paixão, morte e ressurreição de Cristo, diante da qual nos inclinamos como sinal de acolhimento da verdade que ela nos oferece. O Compasso assume também a designação de Visita Pascal, porque aquela Cruz não fala apenas da morte de Jesus, mas sublinha que ela não tem nenhuma força diante da ressurreição de Jesus. Jesus venceu a morte. A Cruz é assim o anúncio da Nova e eterna Aliança que Deus faz com o seu povo: a Páscoa de Jesus.

OFERTA PAROQUIAL: agradecemos desde já quem já cumpriu o seu dever para com a comunidade paroquial. Se ainda não o fez, pode entregar os envelopes na Missa ou no cartório paroquial ou por transferência bancária: IBAN PT50 0033 0000 00046198972 87 (confirme o responsável de família, através do email da paróquia). Pode também fazer no seu banco o agendamento de transferência, com o montante que desejar, escolhendo ser mensal, de dois em dois meses ou anualmente. Assim pode dividir a oferta ao longo do ano e não se esquecerá. Apelamos ainda à vossa generosidade para continuar a missão de evangelizar e para levar a cabo as obras de conservação e restauro dos bens patrimoniais da paróquia. Quem desejar recibo para o IRS, passe pelo cartório paroquial e apresente o seu número de contribuinte. A todos agradecemos a comunhão e generosidade.

CONSIGNAÇÃO 0,5‰ DO IRS - CENTRO SOCIAL DE BRUFE: para ajudar o Centro Social sem nada perder e sem nada gastar, basta preencher, no modelo 3 da sua declaração de IRS, no quadro 11 do anexo H, o número de identificação fiscal 504 989 553. Passe a palavra e divulgue esta forma de colaboração.

ATENDIMENTO PAROQUIAL: esta semana não há atendimento do pároco no dia habitual.

Documentos para Download
Paróquia de Brufe (São Martinho)
Casa Paroquial

Rua D. Jorge Ferreira da Costa Ortiga, 1582
4760-253 Brufe

Cartório Paroquial

Atendimento de cartório paroquial pelo pároco, todas as sextas feiras, das 17h às 19h.

Em princípio sempre que não for possível o atendimento do cartório no horário habitual, informar-se-á no boletim paroquial Effahtá.

Podem ainda marcar outro dia ou data por mail: saomartinhodebrufe@arquidiocese-braga.pt

Eucaristias

Eucaristia Semanal