XVI Jornada da Família
Boletim EFFATHA
Effathá#349
Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Brufe (São Martinho)
Francisco Miguel Fernandes Carreira | 27 Jan 2023
PEREGRINAÇÃO DOS SÍMBOLOS DA JMJ – CRUZ E ÍCONE DE MARIA
De 2 a 5 de fevereiro, o nosso arciprestado acolhe os símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude
PARTILHAR IMPRIMIR
 

CATEQUESE – UMA NOVA ETAPA: temos vindo a pensar e a repensar a catequese. Desejamos que as crianças, adolescentes e pais tivessem maior presença na vida da comunidade no tempo de Advento e Natal. Sublinhamos sobretudo a participação nas Eucaristias festivas do Natal, de Santa Maria e Ano Novo e na Epifania do Senhor. Agora, paramos um pouco. Também queremos fazer balanço entre o que propusemos e o que alcançamos. A nova etapa da catequese começa a 4 de fevereiro no horário previsto.

PEREGRINAÇÃO DOS SÍMBOLOS DA JMJ – CRUZ E ÍCONE DE MARIA: de 2 a 5 de fevereiro, o nosso arciprestado acolhe os símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude. Trata-se da Cruz e do Ícone de Maria que São João Paulo II entregou aos jovens no primeiro encontro mundial em Roma, 1986. Em torno de Cristo, de Maria e do Santo Padre, os jovens celebrarão a alegria da fé, em Lisboa de 1 a 6 de agosto, com o tema: “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39). Os símbolos percorrerão algumas zonas do arciprestado nos seguintes dias e horários. Nós estamos convidados a participar no dia 4 e 5 de fevereiro:

Dia 2: Gondifelos
21h15 – recepção (Missa e Adoração da Cruz)
Dia 3: Igreja de São Cosme
09h15 – momento de Oração
09h30 – peregrinação pelas paróquias
Centro Paroquial de Riba de Ave
15h00 – momento  de Oração
17h30 – Via Sacra
Igreja de Avidos 
19h30 – momento de Oração
Dia 4: Igreja Nova de Antas
11h30 – momento de Oração
15h00 – tarde recreativa
Praça do Mercado Municipal
18h00 – Sunset com Maria
21h30 – peregrinação até à Matriz Nova
Dia 5: Santo Adrião - Matriz Nova
10h00 – Momento de Oração
11h15 – Eucaristia de Envio

DIA DA UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA: no fim de semana de 4 e 5, celebramos o dia da Universidade Católica Portuguesa. O peditório das Eucaristias desse fim de semana, revertem para a Universidade. Desde já gratos pela vossa generosidade.

PEDIR O BATISMO: são os pais quem pedem o sacramento do Batismo à Igreja para os seus filhos. No primeiro diálogo com eles, estabelece-se o dia e a hora do Batismo. Preferencialmente são celebrados ao domingo ou ao sábado, numa única celebração. Ou seja, o primeiro a marcar determina a hora e o local dos que a seguir desejaram o batismo no mesmo dia. Para melhor se celebrar e compreender a profundidade da missão que os bebés, os pais e padrinhos iniciam, promove-se um encontro de formação, na última quinta-feira do mês para pais e padrinhos. Embora não seja proibida a celebração do Batismo no tempo da Quaresma, apelamos a que não haja celebração durante este período, uma vez que toda a Quaresma é um tempo de preparação para a celebração do Batismo. Propomos o dia da Vigília Pascal, pois este é o dia por excelência para a celebração do Batismo. Para mais esclarecimento, passem pelo cartório paroquial.

ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL E RELIGIOSA NOS HOSPITAIS: não descurar a importância do acompanhamento espiritual e religioso no tempo de permanência no Hospital e da necessidade de declararem e pedirem a assistência religiosa na admissão ao Hospital. No caso de essa não ser prestada, devem ainda usar o livro de reclamações para fazerem ouvir a sua voz.

Confraria de Nossa Senhora dos Remédios e Almas: a partir de 20 de janeiro irá fazer, porta a porta, a cobrança dos anuais referente ao ano de 2023. Mais informa que a partir do mês de fevereiro até ao mês de maio a sede da Confraria estará aberta nos primeiros sábados das 9h00 às 12h30.

CONSIGNAÇÃO 0,5‰ DO IRS - CENTRO SOCIAL DE BRUFE: para ajudar o Centro Social sem nada perder e sem nada gastar, basta preencher, no modelo 3 da sua declaração de IRS, no quadro 11 do anexo H, o número de identificação fiscal 504 989 553. Passe a palavra e divulgue esta forma de colaboração.

ATENDIMENTO PAROQUIAL: dia 3, sexta, das 17h às 19h.

PARTILHAR IMPRIMIR
Documentos para Download
Paróquia de Brufe (São Martinho)
Casa Paroquial
Morada

Rua D. Jorge Ferreira da Costa Ortiga, 1582
4760-253 Brufe

TEL

252303250

Cartório Paroquial

Atendimento de cartório paroquial pelo pároco, todas as sextas feiras, das 17h às 19h.

Em princípio sempre que não for possível o atendimento do cartório no horário habitual, informar-se-á no boletim paroquial Effahtá.

Podem ainda marcar outro dia ou data por mail: saomartinhodebrufe@arquidiocese-braga.pt

 

Eucaristias

Eucaristia Semanal

Terça-feira: 19h15

Sexta-feira: 19h15

Eucaristia Dominical

Domingo: 9h45 

Confissões

Confissões

Visitas aos Doentes

Setembro

Dezembro

Março

Junho/Julho