XVI Jornada da Família
Boletim EFFATHA
Effathá#349

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Brufe (São Martinho)
Francisco Miguel Fernandes Carreira | 24 Jun 2022
Effathá#293
Boletim Paroquial de 27 de Junho a 3 de Julho

FESTA DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO: esta semana terá como horizonte a Festa do Santíssimo Sacramento. Todas as ações religiosas ou lúdicas não são para preencher calendário, mas devem expressar a nossa fé na Eucaristia e desafiar-nos para uma maior comunhão com Cristo Jesus. Participemos em tudo e colaboremos nas iniciativas.

ARRAIAL PAROQUIAL: na sexta-feira, dia 1, a partir das 20h, podemos participar no Arraial paroquial. Este é um espaço de comunhão e convívio para todos os paroquianos, onde podemos expressar a nossa proximidade e familiaridade. Aí podemos saborear uma boa feijoada, pataniscas, caldo verde entre outras coisas bem boas... No sábado haverá porco no espeto!! A comunidade faz-se também com estes momentos de encontro e convívio. Participem! Venham em família!

VISITA AOS DOENTES E IDOSOS: no dia 29 há a visita aos doentes e idosos da comunidade. Aqueles que desejarem a presença dos sacerdotes comuniquem para poderem receber a visita.

FESTA DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO - PROGRAMA:  dia 26 - Eucaristia às 9h45 e bênção da Nova Bandeira da Confraria do Santíssimo Sacramento; às 17h30, Concerto Oração com os Coros Paroquiais e Amigos, na Igreja paroquial; dia 28 - Eucaristia às 21h15; dia 29 - Projeção do filme “Até ao Ultimo Homem”, às 21h15, na Cripta da Igreja; dia 30 Adoração Eucarística, 21h15; dia 1 de julho, Eucaristia às 19h15, seguindo-se o Arraial Paroquial, com o Festival gastronómico com a “Típica Feijoada”, animado pelas Concertinas ACDSMB. Às 21h30 atuação Grupo Quatro Claves e às 23h sessão de fogo de artificio. Por fim, às 23h30, AfterHour “CopoNaMão” com AVEC; no Sábado, dia 2 julho, às 9h começa a arruada pelas ruas da paróquia com Bombos Santa Maria De Jazente. Às 10h Sacramento Reconciliação (Confissões). Às 19h15 Eucaristia e às 21h15 atuação do “Tó Fernando”, às 22h30 concerto de Hélder Batista “O Motard da Concertina”. Às 24h sessão de fogo de artificio; no Domingo 3, às 10h30 Eucaristia Solene com Festa da Eucaristia; às 16h entrada da Fanfarra dos Bombeiros de Famalicão e às 17h30 celebração das Vésperas ao Santíssimo Sacramento, seguindo-se a Procissão Eucarística. As festividades encerram-se pelas 20h. Procuremos participar na festa da comunidade. Agradecemos desde já o esforço e empenho da Confraria em prol da Festa. Agradecemos de igual modo a ajuda e generosidade de todos.

PROCISSÃO EUCARÍSTICA, O QUE É? O que são procissões? São súplicas solenes do povo fiel, caminhando ordenadamente de um lugar sagrado para outro, com preces e cânticos (Cerimonial dos Bispos, n. 1093). Procissões eucarísticas são aquelas em que a Eucaristia é levada solenemente pelas ruas com cânticos e em que o povo cristão dá testemunho público de fé e de piedade para com o Santíssimo Sacramento (EDREL 795). Nestas procissões não podem ir imagens de Santos nem relíquias. Porquê? Porque seria contraditório. Na procissão eucarística a referência para a qual o nosso olhar, atenção e oração devem convergir é o Santíssimo Sacramento. Ao colocar outras imagens estaríamos a desviar a nossa concentração do essencial, que é Jesus realmente presente no Pão Eucarístico, a quem o povo fiel suplica, dirigindo-se ao Senhor de todos os Santos.

DURANTE A PROCISSÃO EUCARÍSTICA, QUAL A ATITUDE?  Nuna procissão eucarística nunca somos expectadores, a ver passar a procissão. Devemos ir atrás do Pálio, cantando os louvores de Deus. No fundo caminhamos com Jesus, manifestamos a nossa adesão a Ele. Estamos a dizer que o seguimos de verdade. Se não podemos caminhar com Jesus realmente presente no Pão Eucarístico, permanecemos com todo respeito e responsabilidade num determinado lugar. Quando a procissão passar ajoelhamos à passagem do Pálio, pois nele está o Santíssimo Sacramento. Noutras procissões, como em honra de Santo António ou da Semana Santa, debaixo do Pálio, o sacerdote leva uma relíquia da Santa Cruz (Santo Lenho). Nestes casos fazemos uma vénia e fazemos o sinal da cruz sobre nós.

PROCISSÃO EUCARÍSTICA - FIGURADOS: para nos ajudar a participar de forma mais ativa na procissão, a Confraria está a organizar quadros bíblicos eucarísticos. Para o efeito, pede-se a colaboração de todos para que se inscrevam, junto da Carmen Dias (934596020). A vossa colaboração é benefício para todos.

CORTE DE RUA: a rua de acesso à Igreja, pelo Monumento aos Combatentes, nos dias 1 a 3, está encerrada. O acesso far-se-á pela outra rua, na qual se poderá circular nos dois sentidos.

JMJ 2023 – FAMÍLIAS DE ACOLHIMENTO: se tem interesse em fazer parte desta experiência irrepetível, das Jornadas Mundiais da Juventude 2023, e quer receber em sua casa alguns jovens de outros países, faça a sua inscrição no boletim de inscrição para o efeito, ou contacte o Comité Organizador do nosso Arciprestado (coavnfamalicao@arquidiocese-braga.pt) ou a paróquia/pároco (saomartinhodebrufe@arquidiocese-braga.pt).

ATENDIMENTO PAROQUIAL: dia 1, sexta-feira, das 17h às 19h.

Documentos para Download
Paróquia de Brufe (São Martinho)
Casa Paroquial

Rua D. Jorge Ferreira da Costa Ortiga, 1582
4760-253 Brufe

Cartório Paroquial

Atendimento de cartório paroquial pelo pároco, todas as sextas feiras, das 17h às 19h.

Em princípio sempre que não for possível o atendimento do cartório no horário habitual, informar-se-á no boletim paroquial Effahtá.

Podem ainda marcar outro dia ou data por mail: saomartinhodebrufe@arquidiocese-braga.pt

Eucaristias

Eucaristia Semanal