XVI Jornada da Família
Boletim EFFATHA
Effathá#294

Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Brufe (São Martinho)
Francisco Miguel Fernandes Carreira | 13 Mai 2022
Effathá#287
Boletim Paroquial de 16 a 22 de Maio

CAMINHADA PASCAL - PONTO CRUZ: a Cruz é o núcleo central do mistério pascal de Cristo, onde se revela totalmente a verdade do Crucificado e do Ressuscitado; a Cruz é a nossa marca identificativa; é o rumo do percurso da nossa vida cristã: “se alguém quiser seguir-me tome a sua cruz e siga-Me” (Lc 9, 23). .Cruz foi, portanto, o ponto nuclear do caminho quaresmal e também o é, agora, no tempo pascal, mas com uma dimensão comunitária. Ou seja, se na Quaresma fizemos um caminho de conversão pessoal, assumindo Pontos de Esforço, que nos ajudaram a configurar com a Cruz, agora, nos cinquenta dias de Celebração Pascal, a Cruz configura-nos com o Ressuscitado. Por isso, tomamos o caminho pascal, passando da dimensão pessoal à lógica comunitária. Ajudados pelo Espírito, somos enviados a partilhar com a comunidade a alegria da fé, a força da esperança e a caridade como modo de agir. Na caminhada pascal, participamos da missão do Ressuscitado, damos continuidade aos seus gestos, tomamos parte da vida da Igreja. Vivemos a Missão em Ponto.

MISSÃO EM PONTO – TOMAR PARTE NA CARIDADE: tomar parte na caridade significa cumprir toda a largura e altura do Evangelho. O grande anúncio de Jesus, o seu Evangelho, é o anúncio do Amor de Deus pela Humanidade. Diz São João: “Deus amou de modo o mundo que lhe enviou o seu próprio filho!” (Jo 3, 16). Portanto, o amor ou a caridade preside a toda ação da Igreja. O nosso programa pastoral sublinha a caridade como a característica fundamental da vida da Igreja. A Igreja existe para a caridade, para o amor. Não de forma teórica, retórica ou intelectualmente ideal, mas como forma de vida, como forma de existir. Por isso, dizemos: “onde há amor nascem gestos”. Tomar parte na caridade é assim tornar claro para todos que o amor ou a caridade é concreta, realiza-se e acontece na vida das pessoas. Tomar parte na caridade é responder aos gritos de dor e de sofrimento dos esquecidos, dos injustiçados, dos pobres e dos que choram, dos que constroem a paz e velam pela vida. A caridade tem a sua expressão máxima em Jesus. Na passagem do bom Samaritano fica claro o modo de agir de Cristo, e, por conseguinte, o modo que todo o cristão é chamado a viver no seu dia a dia.

CATEQUESE - RENOVAÇÃO DA MATRÍCULA: durante este mês proceder-se-á à renovação da matrícula na catequese. As crianças e adolescentes já receberam a ficha de renovação a qual deve ser devolvida ao catequista até ao fim de Maio.

MATRÍCULAS PARA O PRIMEIRO ANO DE CATEQUESE: no dia 15 de julho faremos as matrículas para os que vão ingressar no primeiro ano da catequese, às 21h15, na Cripta da Igreja. Passem a informação. Obrigado.

VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA E IDENTIFICAÇÃO ELETRÓNICA: a câmara municipal de Famalicão irá proceder à vacinação antirrábica e à identificação eletrónica de cães no dia 20 de maio pelas 17h30 na Aldeia Nova e ás 17h45 na Igreja.

BÊNÇÃO DE CASAS NOVAS: durante o tempo pascal, as famílias interessadas, procurem no atendimento marcar um horário para procedermos à bênção das suas casas novas.

GRANDE SORTEIO PASCAL - RESULTADOS: com gratidão agradecemos a todos os que colaboraram no Sorteio, que resultou num valor de 6.185€. os números sorteados são os seguintes: 1.o prémio: 3347; 2.o prémio: 9327; 3.o prémio: 4290; 4.o prémio: 2208; 5.o prémio: 3077; 6.o prémio: 1529; 7.o prémio: 2667; 8.o prémio: 6534. Os prémios devem ser reclamados no cartório paroquial até ao dia 20 de Maio, mediante a apresentação do respectivo número premiado.

ATENDIMENTO PAROQUIAL: dia 20, das 17h às 19h.

Documentos para Download
Paróquia de Brufe (São Martinho)
Casa Paroquial

Rua D. Jorge Ferreira da Costa Ortiga, 1582
4760-253 Brufe

Cartório Paroquial

Atendimento de cartório paroquial pelo pároco, todas as sextas feiras, das 17h às 19h.

Em princípio sempre que não for possível o atendimento do cartório no horário habitual, informar-se-á no boletim paroquial Effahtá.

Podem ainda marcar outro dia ou data por mail: saomartinhodebrufe@arquidiocese-braga.pt

Eucaristias

Eucaristia Semanal