XVI Jornada da Família
Boletim EFFATHA
Effathá#349

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Brufe (São Martinho)
Francisco Miguel Fernandes Carreira | 15 Abr 2022
Effathá#283
Boletim Paroquial de 18 a 24 de Abril

SAUDAÇÃO PASCAL DOS NOSSOS BISPOS: “Caros irmãos e irmãs, eis-nos no ponto alto de configuração com a cruz: o mistério pascal de Jesus Cristo. Vivida a graça quaresmal, exultamos com a glória e a paz que o Ressuscitado nos concede pelo seu Espírito, para darmos frutos abundantes. Juntos somos a Igreja sinodal e samaritana nos caminhos da Missão do Evangelho da Esperança. Cordialmente em Cristo nossa Páscoa e nossa Paz!“

CAMINHADA PASCAL - PONTO CRUZ: a Cruz é o núcleo central do mistério pascal de Cristo, onde se revela totalmente a verdade do Crucificado e do Ressuscitado; a Cruz é a nossa marca identificativa; é o rumo do percurso da nossa vida cristã: “se alguém quiser seguir-me tome a sua cruz e siga-Me” (Lc 9, 23). .Cruz foi, portanto, o ponto nuclear do caminho quaresmal e também o é, agora, no tempo pascal, mas com uma dimensão comunitária. Ou seja, se na Quaresma fizemos um caminho de conversão pessoal, assumindo Pontos de Esforço, que nos ajudaram a configurar com a Cruz, agora, na nos cinquenta dias de Celebração Pascal, a Cruz configura-nos com o Ressuscitado. Por isso, tomamos o caminho pascal, passando da dimensão pessoal à lógica comunitária. Ajudados pelo Espírito, somos enviados a partilhar com a comunidade
a alegria da fé, a força da esperança e a caridade como modo de agir. Na caminhada pascal, participamos da missão do Ressuscitado, damos continuidade aos seus gestos, tomamos parte da vida da Igreja, estamos em ponto de Missão. Vivemos a Missão em Ponto.

MISSÃO EM PONTO – TOMAR PARTE NA VIDA: tomar parte na vida é assumir que a nossa vida tem um propósito. Não existimos para o nada. Não temos um fim, mas sim uma finalidade. Fomos criados para viver em harmonia uns com os outros, com a natureza e com o próprio Criador. Não somos meros expectadores, que apreciam o que se passa no palco da existência. Pelo contrário, tomamos parte, isto é, vivemos e damos vida, fazemos com que a vida encontre o seu sentido, o seu horizonte, a sua plenitude. Na linguagem do Géneses, (“crescei e multiplicai-vos, enchei e dominai a terra”, Gn 1, 28) somos concriadores deste mundo, ou seja, não nos conformamos com ele, mas procuramos fazer dele uma casa para todos, onde todos querem e gostam de estar, onde todos se sentem irmãos. Desta forma, estamos a tomar parte na vida que nos foi dada, para que a vida continue a ser dom, continue a acontecer na terra e no Céu. A Páscoa traz-nos este envolvimento na defesa da vida.

LIVRO REZAR NA PÁSCOA: este pequeno livro, semelhante ao Rezar na Quaresma, ajudará a celebrar a Páscoa do Senhor, em todo o tempo Pascal. Para oração diária, pessoal e familiar. Podem adquirir no final das eucaristias, por 1,50€.

BÊNÇÃO DAS CASAS NOVAS: durante o tempo pascal, as famílias interessadas, procurem no atendimento marcar um horário para procedermos à bênção das suas casas novas.

BÊNÇÃO DAS GRÁVIDAS: no dia 1 de maio, Dia da Mãe, na Eucaristia das 09h45, procederemos à bênção das mães grávidas. Para o efeito, pedimos que as famílias se inscrevam na sacristia ou no cartório paroquial ou por email. Desde já os nossos parabéns.

OFERTA PAROQUIAL E FOLAR - GRATIDÃO: estamos muito gratos a todos os que fizeram a sua oferta paroquial para que a paróquia continue a sua missão de evangelizar. Agradecemos de igual modo, os gestos de estima pelo pároco com a oferta do folar. Se porventura ainda não conseguiu fazer a sua oferta pode fazê-lo através do envelope distribuído a cada família, no cartório paroquial ou por transferência bancária: IBAN PT50 0033 0000 00046198972 87 (confirme o responsável de família, através do email da paróquia). Quem desejar recibo para o IRS, passe pelo cartório paroquial e apresente o seu número de contribuinte. A vossa ajuda ajudar-nos-á a cumprir os nossos compromissos. Contamos convosco.

GRANDE SORTEIO PASCAL: vamos realizá-lo neste dia de Páscoa, 17 de abril, no final da eucaristia, o adro da igreja. Agradecemos desde já aos nossos patrocinadores e a todos os que ajudaram na sua venda. Bem hajam.

CONSIGNAÇÃO 0,5‰ DO IRS - CENTRO SOCIAL DE BRUFE: para ajudar o Centro Social sem nada perder e sem nada gastar, basta preencher, no modelo 3 da sua declaração de IRS, no quadro 11 do anexo H, o número de identificação fiscal 504 989 553. Passe a palavra e divulgue esta forma de colaboração.

ATENDIMENTO PAROQUIAL: esta semana não haverá atendimento do pároco. Obrigado!

Documentos para Download
Paróquia de Brufe (São Martinho)
Casa Paroquial

Rua D. Jorge Ferreira da Costa Ortiga, 1582
4760-253 Brufe

Cartório Paroquial

Atendimento de cartório paroquial pelo pároco, todas as sextas feiras, das 17h às 19h.

Em princípio sempre que não for possível o atendimento do cartório no horário habitual, informar-se-á no boletim paroquial Effahtá.

Podem ainda marcar outro dia ou data por mail: saomartinhodebrufe@arquidiocese-braga.pt

Eucaristias

Eucaristia Semanal