XVI Jornada da Família
Boletim EFFATHA
Effathá#349

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Brufe (São Martinho)
Francisco Miguel Fernandes Carreira | 8 Abr 2022
Effathá#282
Boletim Paroquial de 11 a 17 de Abril

PONTO DE ESFORÇO - CUIDAR DAS DECISÕES: cuidar das decisões é acto de inteligência. Todos os dias tomamos decisões, fazemos escolhas, umas insignificantes, outras mudam a nossa vida e até a vida dos outros. E não precisamos estar em lugares de decisão. O nosso quotidiano traz-nos a toda a hora coisas para decidir. O que hoje escolhermos condicionará o futuro, quer negativa quer positivamente. Não cuidar das decisões é não cuidar do nosso futuro. Contudo, é difícil tomar uma decisão. Não sabemos o que decidir. É importante, por isso, dar tempo ao tempo para discernir bem e ponderar cada passo a dar. Importa, então, ser confiante e responsável. Basear-se na experiência pessoal ou de outros e também ousar arriscar. Uma boa decisão passa sempre por uma boa oração, isto é, apresentar a Deus a nossa dificuldade permite-nos fazer o discernimento a partir do Espírito Santo e da mensagem do Evangelho. Cuidemos do perdão.

SEMANA SANTA - HORÁRIOS
Com o Domingo de Ramos, iniciamos a Semana Maior, a mais importante e mais bela de todo o calendário litúrgico. Vivê-la é entrar na força pascal, do encontro com Deus em Cristo, com a Humanidade ferida pelo pecado, mas salva pela graça de Cristo. Verifiquem os horários e participem com esperança e alegria, nas celebrações e nas procissões. Façamos esforço por nos deixamos contemplar por Cristo.

ITINERÁRIOS DA VISITA PASCAL
Verifiquem os itinerários e horários do Compasso Pascal. Há alterações em relação ao ano 2019. Pedimos, por isso, a vossa maior atenção e cuidado para que não haja enganos.

VISITA PASCAL
A saída será às 9h15 com interrupção para almoço às 12h30. De tarde, retomam pelas 14h30 e terminam pelas 17h, concentrando-se no Centro Social. Daí vimos em Cortejo Pascal para a Igreja. À chegada, pelas 17h30, celebraremos a Eucaristia da Páscoa do Senhor. Convidamos toda a comunidade a participar no cortejo e na celebração.

VISITA PASCAL 2022: é com alegria que podemos retomar a Visita Pascal. A convicção da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, conduz-nos pelas ruas e casas da comunidade para anunciar, testemunhar e partilhar a alegria da fé. É belo este anúncio da Ressurreição através da Visita Pascal. Contudo, tendo em conta a situação de pandemia que, infelizmente, ainda permanece, pede-se atenção para estas orientações:
- cada grupo do Compasso terá cinco pessoas, devidamente identificados, usando sempre a máscara no interior das casas;
- entrará o Ministro da Cruz e o que preside, saudando os presentes, seguindo-lhes os restantes membros;
- será entregue à família a pagela para a oração pascal, para que todos participem;
- a Cruz permanece nas mãos do Ministro e o guia do grupo fará uma breve oração com a família reunida;
- no final da oração, NÃO há o “beijo” à Cruz/Ressuscitado. Contudo, todos são convidados a venerar a cruz, fazendo o “Sinal da Cruz” sobre si e inclinam-se à Cruz, em sinal de veneração;
- seguidamente proceder-se à aspersão com água benta dos presentes e do lugar onde se encontram;
- o bom costume da partilha da mesa, por este ano, não poderá ser feito com os membros do Compasso. Gratos pela solicitude, mas comer em conjunto implica retirar a máscara aumentando, assim, o risco de eventuais contágios;
- sempre que haja contacto físico com pessoas ou coisas, deve proceder-se à higienização das mãos.
Que Jesus Ressuscitado caminhe sempre connosco!

GRANDE SORTEIO PASCAL: uma vez que não foi possível realizar o Leilão de Reis em tempo oportuno, em conselho pastoral, sugeriu-se a realização de um sorteio. Com efeito, vamos então realizá-lo no dia de Páscoa, 17 de abril. Contamos com a colaboração de todos os movimentos para a venda das rifas. Os prémios são os seguintes: 1. Viagem à Madeira para duas pessoas (duas noites); 2. Fim de semana no Signature Apartments duas pessoas (uma noite); 3. Micro Ondas Flama; 4. Voucher (50€) VaideVagar; 5. Voucher (50€) Talho Miguel; 6. Voucher (50€) Minimercado “NÉ”; 7. Voucher (50€) BRICOFAMA. Agradecemos desde já aos nossos patrocinadores e contamos com a ajuda de todos para levarmos avante este grande sorteio.

OFERTA PAROQUIAL: pode fazê-lo através do envelope distribuído a cada família, no cartório paroquial ou por transferência bancária: IBAN PT50 0033 0000 00046198972 87 (confirme o responsável de família, através do email da paróquia). Agradecemos, desde já, a vossa generosidade para continuar a missão de evangelizar e conservar o património da paróquia. Quem desejar recibo para o IRS, passe pelo cartório paroquial e apresente o seu número de contribuinte. Obrigado.

CONSIGNAÇÃO 0,5‰ DO IRS - CENTRO SOCIAL DE BRUFE: para ajudar o Centro Social sem nada perder e sem nada gastar, basta preencher, no modelo 3 da sua declaração de IRS, no quadro 11 do anexo H, o número de identificação fiscal 504 989 553. Passe a palavra e divulgue esta forma de colaboração.

SERVIÇO DE ATENDIMENTO: sexta-feira, dia 15, das 17h às 19h.

Documentos para Download
Paróquia de Brufe (São Martinho)
Casa Paroquial

Rua D. Jorge Ferreira da Costa Ortiga, 1582
4760-253 Brufe

Cartório Paroquial

Atendimento de cartório paroquial pelo pároco, todas as sextas feiras, das 17h às 19h.

Em princípio sempre que não for possível o atendimento do cartório no horário habitual, informar-se-á no boletim paroquial Effahtá.

Podem ainda marcar outro dia ou data por mail: saomartinhodebrufe@arquidiocese-braga.pt

Eucaristias

Eucaristia Semanal