XVI Jornada da Família
Boletim EFFATHA
Effathá#294

Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Brufe (São Martinho)
Francisco Miguel Fernandes Carreira | 1 Abr 2022
Effathá#281
Boletim Paroquial de 4 a 10 de Abril

PONTO DE ESFORÇO - CUIDAR DO PERDÃO: cuidar do perdão é cuidar das cicatrizes da vida. Sabemos que o perdão não pode mudar o passado, mas pode mudar e engrandecer o futuro. O perdão é um ato de coragem que confere grandeza a quem o oferece e a quem o recebe. O perdão dá a oportunidade de um recomeço. O perdão não anula o passado nem é uma limpeza da memória. O perdão é um remédio para as nossas feridas, fragilidades, erros... Ele cicatriza as feridas abertas. A cicatriz está lá, mas convive-se bem com ela. Perdoar não é algo momentâneo. Perdoar é algo contínuo, é uma luta contra o ódio, a vingança, a violência... O perdão permite ultrapassar os ciclos de brutalidade e de rancor. Quanto sofrimento, quantas lacerações, quantas guerras poderiam ser evitadas se o perdão e a misericórdia fossem o estilo de nossa vida. O perdão diz-nos que nem tudo se resolve com a justiça, é preciso perdoar para ser perdoado. Cuidemos do perdão.

DOMINGO DE RAMOS: aproxima-se a Páscoa e com ela a Semana Santa e o Tríduo Pascal. O Domingo de Ramos, com a sua Procissão de Ramos e o relato da Paixão de Cristo, abrem as portas à Semana maior. HORÁRIO: Procissão - 9h15, com início junto do Cruzeiro Paroquial. Segue-se a Eucaristia, pelas 9h30.

FORMAÇÃO PARA MEMBROS DO COMPASSO: dia 6, às 21h30, no Centro Pastoral, há formação para os participantes do Compasso. Pede-se a presença de todos para podermos preparar da melhor forma o Compasso Pascal.

CONTRIBUTO PENITENCIAL: por indicação do Sr. Arcebispo, o contributo destina-se ao Fundo Partilhar com Esperança e à Diocese de Pemba, Moçambique. Contribua, pondo o seu donativo nas caixas à entrada/saída da Igreja. Gratos pela ajuda.

VISITA PASCAL 2022: é com alegria que podemos retomar a Visita Pascal. A convicção da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, conduz-nos pelas ruas e casas da comunidade para anunciar, testemunhar e partilhar a alegria da fé. É belo este anúncio da Ressurreição através da Visita Pascal. Contudo, tendo em conta a situação de pandemia que, infelizmente, ainda permanece, pede-se atenção para estas orientações:
- cada grupo do Compasso terá cinco pessoas, devidamente identificados, usando sempre a máscara no interior das casas;
- entrará o Ministro da Cruz e o que preside, saudando os presentes, seguindo-lhes os restantes membros;
- será entregue à família a pagela para a oração pascal, para que todos participem;
- a Cruz permanece nas mãos do Ministro e o guia do grupo fará uma breve oração com a família reunida;
- no final da oração, NÃO há o “beijo” à Cruz. Contudo, todos são convidados a venerar a cruz, fazendo o “Sinal da Cruz” sobre si e inclinam-se à Cruz, em sinal de veneração;
- seguidamente proceder-se à aspersão com água benta dos presentes e do lugar onde se encontram;
- o bom costume da partilha da mesa, por este ano, não poderá ser feito com os membros do Compasso. Gratos pela solicitude, mas comer em conjunto implica retirar a máscara aumentando, assim, o risco de eventuais contágios;
- sempre que haja contacto físico com pessoas ou coisas, deve proceder-se à higienização das mãos.
Que Jesus Ressuscitado caminhe sempre connosco pelos caminhos da vida!

GRANDE SORTEIO PASCAL: uma vez que não foi possível realizar o Leilão de Reis em tempo oportuno, em conselho pastoral, sugeriu-se a realização de um sorteio. Com efeito, vamos então realizá-lo no dia de Páscoa, 17 de abril. Contamos com a colaboração de todos os movimentos para a venda das rifas. Os prémios são os seguintes: 1. Viagem à Madeira para duas pessoas (duas noites); 2. Fim de semana no Signature Apartments duas pessoas (uma noite); 3. Micro Ondas Flama; 4. Voucher (50€) VaideVagar; 5. Voucher (50€) Talho Miguel; 6. Voucher (50€) Minimercado “NÉ”; 7. Voucher (50€) BRICOFAMA. Agradecemos desde já aos nossos patrocinadores e contamos com a ajuda de todos para levarmos avante este grande sorteio.

OFERTA PAROQUIAL: os envelopes para a oferta paroquial estão a ser distribuídos pelas famílias. Contudo, pode fazê-lo no cartório paroquial ou por transferência bancária: IBAN PT50 0033 0000 00046198972 87 (confirme o responsável de família, através do email da paróquia). De igual modo, apelamos à vossa generosidade para que possamos continuar a nossa missão de evangelizar e para levar a cabo as obras de conservação e restauro dos bens patrimoniais da paróquia. Quem desejar recibo para o IRS, passe pelo cartório paroquial e apresente o seu número de contribuinte. A todos agradecemos a comunhão e generosidade.

CONSIGNAÇÃO 0,5‰ DO IRS - CENTRO SOCIAL DE BRUFE: para ajudar o Centro Social sem nada perder e sem nada gastar, basta preencher, no modelo 3 da sua declaração de IRS, no quadro 11 do anexo H, o número de identificação fiscal 504 989 553. Passe a palavra e divulgue esta forma de colaboração.

ALTERAÇÕES DE TRÂNSITO: a Brufebtt e a ACDSMBRUFE, informa que no dia 9, em virtude da prova de BTT, o acesso à Igreja estará cortado ao trânsito, desde o lugar da Memória, Eiral e Castanhal das 14h30 às 18h e estará condicionado desde a Igreja até o Centro Social, ficando só uma via em uso para acesso à Igreja e Silvares.

SERVIÇO DE ATENDIMENTO: sexta-feira, dia 8, das 17h às 19h.

Documentos para Download
Paróquia de Brufe (São Martinho)
Casa Paroquial

Rua D. Jorge Ferreira da Costa Ortiga, 1582
4760-253 Brufe

Cartório Paroquial

Atendimento de cartório paroquial pelo pároco, todas as sextas feiras, das 17h às 19h.

Em princípio sempre que não for possível o atendimento do cartório no horário habitual, informar-se-á no boletim paroquial Effahtá.

Podem ainda marcar outro dia ou data por mail: saomartinhodebrufe@arquidiocese-braga.pt

Eucaristias

Eucaristia Semanal