XVI Jornada da Família
Boletim EFFATHA
Effathá#294

Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Brufe (São Martinho)
Francisco Miguel Fernandes Carreira | 25 Mar 2022
Effathá#280
Boletim Paroquial de 28 de Março a 3 de Abril

PONTO DE ESFORÇO - CUIDAR DAS RELAÇÕES: cuidar das nossas relações é cuidar do nosso caminho de realização e de felicidade. Deus não nos criou apenas e só como seres racionais, que pensam, mas sobretudo criou-nos como seres relacionais, que amam. Ninguém ama sozinho, cantava Salvador Sobral. Por isso, também ninguém vive sozinho, isolado, apartado da sociedade ou de uma comunidade. O primeiro lugar da relação é a família. Aí descobrimo-nos parte uns dos outros. Aí formamos uma comunidade de vida e de amor. A plena realização do ser humano só acontece na relação, com o seu semelhante, com Deus e com a natureza ou o cosmos. A realização de cada um enquanto pessoa não é possível se nos afastamos uns dos outros. A vocação primordial de todo o homem e mulher é a relação, o amor, que assume muitas concretizações, sendo a mais comum o Matrimónio. Que este ponto de esforço quaresmal nos ajude a aprofundar a nossa relação com todos.

MINISTROS DO COMPASSO: dia 28, às 21h15, na Cripta da Igreja, há reunião com os Ministros do Compasso e da Cruz. Pede-se a presença de todos para podermos organizar da melhor forma o Compasso Pascal.

VISITA AOS DOENTES E IDOSOS: dia 31, das 10h às 12h e das 14h30 às 17h, visitaremos os doentes e idosos. Levaremos a Eucaristia e celebraremos os Sacramento da Reconciliação. Que as famílias nos informem dos seus idosos e doentes para os visitarmos. Não os privemos desta graça de receberem o Senhor.
CONTRIBUTO PENITENCIAL: por indicação do Sr. Arcebispo, o contributo destina-se ao Fundo Partilhar com Esperança e à Diocese de Pemba, Moçambique. Contribua, pondo o seu donativo nas caixas à entrada/saída da Igreja. Gratos pela ajuda.

GRANDE SORTEIO PASCAL: uma vez que não foi possível realizar o leilão de reis em tempo oportuno, em conselho pastoral, sugeriu-se a realização de um sorteio. Com efeito, vamos então realizá-lo no dia de Páscoa, 17 de abril. Contamos com a colaboração de todos os movimentos para a venda das rifas. Os prémios são os seguintes: 1. viagem à Madeira para duas pessoas (duas noites); 2. fim de semana no Signature Apartments duas pessoas (uma noite); 3. Micro-ondas Flama; 4. voucher (50€) Vaidevagar; 5. voucher (50€) Talho Miguel; 6. voucher (50€) Minimercado “Né”; 7. voucher (50€) Bricofama. Agradecemos desde já aos nossos patrocinadores e contamos com a ajuda de todos para levarmos avante este grande sorteio.

PONTO CRUZ ou .CRUZ: a Cruzé o ponto central da manifestação de Jesus Cristo ao mundo, a forma como Ele se revela a cada pessoa; é o núcleo central do mistério pascal de Cristo, onde se revela totalmente a verdade do Crucificado e do Ressuscitado; é a Cruz que nos identifica como cristãos, é a nossa marca identificativa; é o rumo do percurso da nossa vida cristã: “se alguém quiser seguir-me tome a sua cruz e siga-Me” (Lc 9, 23). .Cruz é, portanto, o ponto central e nuclear do caminho quaresmal e pascal. Por um lado, é para a Cruz que nos voltamos neste itinerário quaresmal, num caminho de conversão, assumindo Pontos de Esforço,para a configuração progressiva com a Cruz. Por outro, a Cruz configura-nos com o Ressuscitado. Assim, tomamos o caminho pascal, passando da dimensão pessoal à lógica comunitária. Animados pelo Espírito, somos discípulos missionários, partilhando com a comunidadea fé, a esperança e a caridade. Na caminhada pascal, participamos da missão do Ressuscitado, damos continuidade aos seus gestos, tomamos parte da vida da Igreja, estamos em ponto de Missão. Vivemos a Missão em Ponto.

OFERTA PAROQUIAL: os envelopes para a oferta paroquial estão a ser distribuídos pelas famílias. Contudo, pode fazê-lo no cartório paroquial ou por transferência bancária: IBAN PT50 0033 0000 00046198972 87 (confirme o responsável de família, através do email da paróquia). De igual modo, apelamos à vossa generosidade para que possamos continuar a nossa missão de evangelizar e para levar a cabo as obras de conservação e restauro dos bens patrimoniais da paróquia. Quem desejar recibo para o IRS, passe pelo cartório paroquial e apresente o seu número de contribuinte. A todos agradecemos a comunhão e generosidade.

CONSIGNAÇÃO 0,5‰ DO IRS - CENTRO SOCIAL DE BRUFE: para ajudar o Centro Social sem nada perder e sem nada gastar, basta preencher, no modelo 3 da sua declaração de IRS, no quadro 11 do anexo H, o número de identificação fiscal 504 989 553. Passe a palavra e divulgue esta forma de colaboração.

ALTERAÇÕES DE TRÂNSITO: a Brufebtt e a ACDSMBRUFE, informa que no dia 9 de abril, em virtude da prova de BTT, o acesso à Igreja estará cortado ao trânsito, desde o lugar da Memória, Eiral e Castanhal das 14h30 às 18h e estará condicionado desde a Igreja até o Centro Social, ficando só uma via em uso para acesso à Igreja e Silvares. Agradecem a compreensão.

SERVIÇO DE ATENDIMENTO: sexta-feira, dia 1, das 17h às 19h.

Paróquia de Brufe (São Martinho)
Casa Paroquial

Rua D. Jorge Ferreira da Costa Ortiga, 1582
4760-253 Brufe

Cartório Paroquial

Atendimento de cartório paroquial pelo pároco, todas as sextas feiras, das 17h às 19h.

Em princípio sempre que não for possível o atendimento do cartório no horário habitual, informar-se-á no boletim paroquial Effahtá.

Podem ainda marcar outro dia ou data por mail: saomartinhodebrufe@arquidiocese-braga.pt

Eucaristias

Eucaristia Semanal