XVI Jornada da Família
Boletim EFFATHA
Effathá#349

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Brufe (São Martinho)
Francisco Miguel Fernandes Carreira | 4 Mar 2022
Effathá#277
Boletim Paroquial de 7 a 13 de Março

SACRAMENTO DA RECONCILIAÇÃO – CONFISSÕES: no dia 12, Sábado, das 10h00 às 11h30, celebraremos o sacramento da reconciliação. As crianças e adolescentes da catequese do 4.o ao 10.o ano começam a sua celebração na Cripta da Igreja, às 10h30, para todos os anos. O centro da RECONCILIAÇÃO não é o pecado, mas a INESGOTÁVEL MISERICÓRDIA de Deus. Não haja medo.

QUARESMA: começamos nesta quarta-feira a Quaresma. É um forte convite à conversão. Para o efeito, propomos:
- PONTO CRUZ é o título da proposta orante para o caminho quaresmal da comunidade e da família.
- A CRUZ EM NOSSAS CASAS: a pandemia foi-nos fechando as portas, mas não nos impediu de celebrar e expressar a nossa fé. Com efeito, voltamos a propor que cada família coloque na sua porta, varanda ou jardim uma Cruz, durante o tempo da Quaresma e no tempo Pascal a possa florir ou iluminar. Desta forma tornamos mais claro que a Cruz é o ponto central do caminho de identificação com Jesus.
- CANTINHO DA ORAÇÃO: em cada casa crie-se um espaço de oração, onde pode replicar o cenário
que encontra na Igreja paroquial. Além da Cruz e dos cubos, com os “pontos de esforço”, podemos colocar a Bíblia e uma vela para acender no momento da oração pessoal ou familiar. Assim, farão uma caminhada pessoal e familiar ao ritmo da liturgia paroquial.
- “REZAR NA QUARESMA”: livro de oração diária, a partir da Palavra, para rezar em família ou pessoalmente. Custa 1€.
- 24H PARA O SENHOR: no dia 25 de março, às 19h15, com a celebração da Missa, abre esta jornada de oração e adoração Eucarística proposta pelo Papa Francisco, a qual encerra no dia seguinte, dia 26, com a Missa vespertina às 18h. Esta Jornada, onde todas as paróquias do Arciprestado participarão, decorrerá na Matriz Antiga. A nossa hora, juntamente com a comunidade de Brufe, será das 04h às 05h da madrugada. Participemos.
- CONTRIBUTO PENITENCIAL: por indicação do Sr. Arcebispo, o contributo destina-se ao Fundo Partilhar com Esperança e à Diocese de Pemba, Moçambique. Faça o seu contributo penitencial, pondo o seu donativo nas caixas à porta da Igreja. Gratos pela generosidade.

PONTO CRUZ ou .CRUZ: a Cruz é o ponto central da manifestação de Jesus Cristo ao mundo, a forma como Ele se revela a cada pessoa; é o núcleo central do mistério pascal de Cristo, onde se revela totalmente a verdade do Crucificado e do Ressuscitado; é a Cruz que nos identifica como cristãos, é a nossa marca identificativa; é o rumo do percurso da nossa vida cristã: “se alguém quiser seguir-me tome a sua cruz e siga-Me” (Lc 9, 23). .Cruz é, portanto, o ponto central e nuclear do caminho quaresmal e pascal. Por um lado, é para a Cruz que nos voltamos neste itinerário quaresmal, num caminho de conversão, assumindo Pontos de Esforço, para a configuração progressiva com a Cruz. Por outro, a Cruz configura-nos com o Ressuscitado. Assim, tomamos o caminho pascal, passando da dimensão pessoal à lógica comunitária. Animados pelo Espírito, somos discípulos missionários, partilhando com a comunidade
a fé, a esperança e a caridade. Na caminhada pascal, participamos da missão do Ressuscitado, damos continuidade aos seus gestos, tomamos parte da vida da Igreja, estamos em ponto de Missão. Vivemos a Missão em Ponto.

PONTO DE ESFORÇO - CUIDAR DOS DESEJOS: cuidar dos nossos desejos é não nos deixarmos vencer pelas tentações. É estar preparado diante das dificuldades e contrariedades. Podemos dizer que é isso o que Jesus Cristo nos sugere quando foi tentado no Deserto. Aí Ele nos testemunhou, que cada momento é uma oportunidade para crescer por dentro. Este é o princípio essencial: cuidar do que está no coração. A Quaresma não é um tempo de mortificação, mas de vivificação. Vamos regenerar a nossa vida interior, cuidando dos desejos e das nossas decisões.

IRMÃS DO MOSTEIRO DE BANDE: as irmãs do Carmelo do Mosteiro de Bande – Porto, estarão entre nós no dia 12 e 13 com uma feirinha dos seus produtos. Ajudemos!

CORO DE PAIS - DIA DO PAI: convidamos todos os pais que queiram animar a celebração do dia do Pai, 19 de Março, às 19h15, para um ensaio no dia 16 e 18 de março, às 20h, na Igreja.

OFERTA PAROQUIAL: os envelopes da oferta paroquial começarão a ser distribuídos ao começar a Quaresma. Obrigado

SERVIÇO DE ATENDIMENTO: sexta-feira, dia 11, das 17h às 19h.

Documentos para Download
Paróquia de Brufe (São Martinho)
Casa Paroquial

Rua D. Jorge Ferreira da Costa Ortiga, 1582
4760-253 Brufe

Cartório Paroquial

Atendimento de cartório paroquial pelo pároco, todas as sextas feiras, das 17h às 19h.

Em princípio sempre que não for possível o atendimento do cartório no horário habitual, informar-se-á no boletim paroquial Effahtá.

Podem ainda marcar outro dia ou data por mail: saomartinhodebrufe@arquidiocese-braga.pt

Eucaristias

Eucaristia Semanal