XVI Jornada da Família
Boletim EFFATHA
Effathá#349
Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Brufe (São Martinho)
Francisco Miguel Fernandes Carreira | 21 Jan 2022
Effathá#271
Boletim Paroquial de 24 a 30 de janeiro
PARTILHAR IMPRIMIR
 

DOMINGO DA PALAVRA DE DEUS: o Papa Francisco instituiu o III Domingo do Tempo Comum como o Domingo da Palavra de Deus. Com este Domingo o Papa quer recordar aos cristãos a “importância e o valor da Sagrada Escritura para a vida cristã”. Como estamos a valorizar a Palavra de Deus na Liturgia e na nossa vida?

II FORMAÇÃO SOBRE O SÍNODO: o Sínodo já está em andamento. Trata-se de um acontecimento sem precedentes na vida da Igreja Universal: todos somos chamados a responder ao apelo do Papa Francisco. Para o efeito, faremos uma segunda ação de formação sobre o Sínodo, agora sobre o funcionamento dos grupos sinodais paroquiais. Será no dia 25, terça-feira, às 21h15, na Cripta da Igreja. Destina-se a quem quiser dar o seu contributo para a renovação da Igreja e da comunidade paroquial. Vamos iniciar este processo, não como quem responde a mais um inquérito, mas como quem se envolve no processo e dá o seu melhor para o discernimento no Espírito Santo do caminho da Igreja.

UMA FAMÍLIA – UMA BÍBLIA: São Jerónimo dizia: “Desconhecer a sagrada escritura é desconhecer Cristo”. O Papa Bento XVI diz: “Em todas as idades e em todos os lugares, aqueles que têm a graça de conhecer Jesus, especialmente através da leitura dos Santos Evangelhos, permanecem fascinados, reconhecendo que na sua pregação, nos seus gestos, na sua Pessoa, revela-se o verdadeiro rosto de Deus, e ao mesmo tempo releva-nos a nós mesmos, faz-nos sentir a alegria de ser filhos do Pai do céu, indicando-nos a base sólida sobre a qual construir as nossas vidas”. Com efeito, a Palavra de Deus há de ter um lugar privilegiado na vida de um cristão. Por isso, apelamos a que em todas as famílias haja uma Bíblia, não para decorar, mas para ser usada, lida, rezada. Se desejarem ter uma Bíblia, passem pela Sacristia ou pelo cartório para a adquirir.

DEI VERBUM: “Aprouve a Deus. na sua bondade e sabedoria, revelar-se a Si mesmo e dar a conhecer o mistério da sua vontade (cfr. Ef. 1,9), segundo o qual os homens, por meio de Cristo, Verbo encarnado, têm acesso ao Pai no Espírito Santo e se tornam participantes da natureza divina (cfr. Ef. 2,18; 2 Ped. 1,4). Em virtude desta revelação, Deus invisível (cfr. Col. 1,15; 1 Tim. 1,17), na riqueza do seu amor fala aos homens como amigos (cfr. Ex. 33, 11; Jo. 15,1415) e convive com eles (cfr. Bar. 3,38), para os convidar e admitir à comunhão com Ele. Esta «economia» da revelação realiza-se por meio de ações e palavras intimamente relacionadas entre si, de tal maneira que as obras, realizadas por Deus na história da salvação, manifestam e confirmam a doutrina e as realidades significadas pelas palavras; e as palavras, por sua vez, declaram as obras e esclarecem o mistério nelas contido. Porém, a verdade profunda tanto a respeito de Deus como a respeito da salvação dos homens, manifesta-se-nos, por esta revelação, em Cristo, que é, simultaneamente, o mediador e a plenitude de toda a revelação. (Constituição Dogmática DEI VERBUM sobre a Revelação Divina, n.o 2, Concílio Vaticano II)

 SÍNODO: o Papa Francisco anunciou que o tema deste Sínodo seria “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”, pedindo, nesta primeira fase, o contributo de todos os fiéis, sem esquecer outras pessoas de diferentes confissões religiosas, aqueles que se encontram afastados da Igreja e os que estão à margem da nossa sociedade. Estas três palavras expressam a própria natureza da Igreja: comunhão: pela sua graciosa vontade, Deus reúne-nos como povos diversos de uma só fé, através da aliança que oferece ao seu povo. A comunhão que partilhamos encontra as suas raízes mais profundas no amor e na unidade da Trindade. participação: um chamamento ao envolvimento de todos os que pertencem ao Povo de Deus – leigos, consagrados e ministros ordenados – para se empenharem no exercício de uma escuta profunda e respeitosa uns dos outros.  missão: a Igreja existe para evangelizar. Nunca podemos estar centrados em nós mesmos.  A nossa missão é testemunhar o amor de Deus no meio de toda a família humana. Este Processo Sinodal tem uma dimensão profundamente missionária.

SINODALIDADE: “o tema da sinodalidade não é um capítulo de um tratado de eclesiologia; muito menos, uma moda, um slogan ou um novo termo para usar ou instrumentalizar nas nossas reuniões. Não! A sinodalidade exprime a natureza da Igreja, a sua forma, o seu estilo, a sua missão.”  Papa Francisco.

SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS: termina na terça-feira, dia da Festa da Conversão de São Paulo, a semana de oração pela unidade dos cristãos. Rezemos pela unidade tal como Jesus desejou para toda a humanidade.

PANDEMIA - Orientação para as celebrações litúrgicas: devido ao agravamento da pandemia, a Conferência Episcopal recomenda que se observe um adequado distanciamento entre as pessoas, conforme as orientações da DGS. Continuam em vigor as medidas de prevenção, tais como o uso das máscaras, a devida higienização das mãos e dos espaços celebrativos e a comunhão na mão, entre outras.

LEILÃO DE REIS: devido às condições pandémicas, o Leilão não será realizado. Aguardemos por melhor situação.

CONSELHO PASTORAL PAROQUIAL: dia 8 de fevereiro, às 21h15, Cripta da Igreja, realiza-se a segunda reunião ordinária do Conselho Pastoral Paroquial do corrente ano. Pedimos aos conselheiros que, junto dos membros dos vários movimentos e grupos paroquiais, preparem a sua participação no CPP.

SERVIÇO DE ATENDIMENTO: sexta-feira, dia 28, das 17h às 19h.

PARTILHAR IMPRIMIR
Documentos para Download
Paróquia de Brufe (São Martinho)
Casa Paroquial
Morada

Rua D. Jorge Ferreira da Costa Ortiga, 1582
4760-253 Brufe

TEL

252303250

Cartório Paroquial

Atendimento de cartório paroquial pelo pároco, todas as sextas feiras, das 17h às 19h.

Em princípio sempre que não for possível o atendimento do cartório no horário habitual, informar-se-á no boletim paroquial Effahtá.

Podem ainda marcar outro dia ou data por mail: saomartinhodebrufe@arquidiocese-braga.pt

 

Eucaristias

Eucaristia Semanal

Terça-feira: 19h15

Sexta-feira: 19h15

Eucaristia Dominical

Domingo: 9h45 

Confissões

Confissões

Visitas aos Doentes

Setembro

Dezembro

Março

Junho/Julho