XVI Jornada da Família
Boletim EFFATHA
Effathá#264

Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Brufe (São Martinho)
Francisco Miguel Fernandes Carreira | 22 Out 2021
Effathá#258
Boletim Paroquial de 25 a 30 de outubro

FESTA MISSIONÁRIA: este Domingo, dia 24, no Seminário dos Missionários Combonianos, com o seguinte programa: 10h tertúlia missionária; 11h15 Eucaristia solene. No final almoço de farnel e convívio até meio da tarde. Participemos.

CONSELHO PASTORAL PAROQUIAL: no dia 27, quarta feira, às 21h15, na cripta da Igreja, realiza-se a primeira reunião ordinária do Conselho Pastoral Paroquial. Contamos com a presença de todos os conselheiros. Será importante que cada movimento apresente o seu plano pastoral a partir do programa pastoral apresentado na assembleia dos movimentos.

MÊS MISSIONÁRIO E MÊS DO ROSÁRIO: iniciamos o nosso ano pastoral com o mês das missões, colocando-nos sob a proteção de Nossa Senhora do Rosário. A Legião de Maria ajudar-nos-á com a Oração do Terço: à semana e sábado antes da missa, mas ao Domingo depois da Missa. Participemos na Oração, rezando por uma comunidade mais missionária. Este ano, o tema do mês missionário é: “Jesus é a Missão” - «Não podemos deixar de afirmar o que vimos e ouvimos» (At 4, 20).

TODOS OS SANTOS: dia 1 de novembro, segunda-feira, às 15h30, celebraremos a Solenidade de Fiéis Defuntos. De seguida, fazemos romagem ao Cemitério.

ORAÇÃO NO CEMITÉRIO: dia 1 de novembro, segunda-feira, no final da Eucaristia, pelas 16h30, faremos a habitual romagem ao Cemitério. Far-se-á uma celebração da Palavra, onde se evocarão os irmãos falecidos, “segundo a esperança a que fomos chamados”. Será uma oração de louvor e de sufrágio pelos irmãos defuntos.

TODOS OS FIÉIS DEFUNTOS: dia 2 de novembro, terça-feira, às 19h15, celebraremos a Solenidade de Fiéis Defuntos.

TODOS OS SANTOS E FIÉS DEFUNTOS: são duas “celebrações intimamente ligadas entre si” do mesmo modo que “a alegria e as lágrimas encontram em Jesus uma síntese que é o fundamento da nossa fé e da nossa esperança”. Para o Papa a Igreja “peregrina na história, alegra-se com a intercessão dos santos e beatos que a apoiam na sua missão de anunciar o Evangelho, e por outro lado ela, como Jesus, partilha as lágrimas daqueles que sofrem a separação dos seus entes queridos e, como Ele e com Ele, eleva o seu agradecimento ao Pai que nos libertou do domínio do pecado e da morte”.

PEDITÓRIO DA LIGA PORTUGUESA CONTRA O CANCRO: decorrerá no fim de semana dos Santos. A nossa paróquia não pode ficar indiferente a esta causa. Assim, serão várias as pessoas, devidamente identificadas, que estarão a realizar o peditório, antes e após as eucaristias, assim como, no cemitério municipal. O Lions Clube de Vila Nova de Famalicão, como organizador e dinamizador do peditório, apela à contribuição de todos, porque na luta contra o cancro, todos contam.

ENCONTRO DE NOIVOS: dia 12 de novembro, sexta-feira, às 21h30, no Centro Pastoral, haverá encontro para todos os noivos que pretendem casar-se no próximo ano civil de 2022. Neste encontro, dar-se-ão informações importantes para a celebração do seu casamento. Não faltem!

HORÁRIO DA EUCARISTIA - ALTERAÇÃO: a Eucaristia que celebramos à quarta-feira passará a ser celebrada, a partir de novembro, à terça-feira, como era antes da pandemia. Por isso, as intenções que estão agendadas para as quartas serão celebradas à terça-feira. Obrigado pela atenção.

SÍNODO: a Igreja de Deus é convocada em Sínodo. O caminho, intitulado «Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão», iniciará solenemente nos dias 9-10 de outubro, em Roma, e a 17, em cada uma das dioceses. Com esta convocação, o Papa Francisco convida a Igreja inteira a interrogar-se sobre um tema decisivo para a sua vida e a sua missão: «O caminho da sinodalidade é precisamente o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milénio». Este itinerário, que se insere no sulco da “atualização” da Igreja, proposta pelo Concílio Vaticano II, constitui um dom e uma tarefa: caminhando lado a lado e refletindo em conjunto sobre o caminho percorrido, com o que for experimentando, a Igreja poderá aprender quais são os processos que a podem ajudar a viver a comunhão, a realizar a participação e a abrir-se à missão. Com efeito, o nosso “caminhar juntos” é o que mais implementa e manifesta a natureza da Igreja como Povo de Deus peregrino e missionário.

SERVIÇO DE ATENDIMENTO: dia 29, sexta-feira, das 17h às 19h.

Documentos para Download
Paróquia de Brufe (São Martinho)
Casa Paroquial

Rua D. Jorge Ferreira da Costa Ortiga, 1582
4760-253 Brufe

Cartório Paroquial

Atendimento de cartório paroquial pelo pároco, todas as sextas feiras, das 17h às 19h.

Em princípio sempre que não for possível o atendimento do cartório no horário habitual, informar-se-á no boletim paroquial Effahtá.

Podem ainda marcar outro dia ou data por mail: saomartinhodebrufe@arquidiocese-braga.pt

Eucaristias

Eucaristia Semanal