Toma e Lê
Oração e Adoração

Diário: Terço às 18:30        Quinta feira: Adoração na continuidade da Eucaristia até às 20h

ANO PASTORAL
"Onde há amor, aí habita Deus"

[+info e Calendário]

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Nossa Senhora da Oliveira
Equipa de Comunicação | 25 Jul 2023
"Do outro lado do Oceano Atlântico"
acolhimento dos jovens JMJ de 27 a 31 de Julho
  © COA Guimarães

A Paróquia de Nossa senhora da Oliveira, irá acolher um grupo de 14 jovens da República dos Barbados, entre os dias 27 ao 31 de Julho, em famílias de acolhimento.

Barbados é uma ilha localizada no Mar das Caraíbas. A população é de 287 mil habitantes, sendo que apenas 3,5% da população é cristã católica.

Na Bíblia, o mar é usado, com frequência, para exprimir as realidades adversas que colocam em perigo a integridade humana na sua liberdade de vida e na sua relação com o único Deus vivo e verdadeiro: as forças do mal, o desconhecido, as dúvidas e até a própria morte.

Por outro lado, grande parte da atividade apostólica de Jesus passou-se junto ao Mar da Galileia, onde chamou os discípulos e anunciou o Evangelho. Jesus veio, qual novo Moisés, realizar uma nova libertação, um novo Êxodo. Tal como fez Deus no Antigo Testamento, Jesus no meio da tempestade, com os discípulos cheios de medo, "falou imperiosamente aos ventos e ao mar e sobreveio uma grande calma" (Mt 8,26). Jesus fala ao mar como a um ser vivo adverso. O domínio absoluto de Jesus sobre o mar está sobretudo simbolizado na caminhada que Ele faz sobre as suas ondas (Mt 14,24; Mc 6,47; Jo 6,16), sendo profecia da Sua vitória total sobre a morte plenamente conseguida na manhã de Páscoa.

Conhecemos bem o desfecho da história de Pedro que, num arrojo de coragem e ousadia pede a Jesus que o chame a atravessar a tempestade e se vê a afundar porque coloca a sua atenção nos perigos mais do que na presença de Jesus.

Do outro lado do Oceano Atlântico, “caminhando” não só sobre as águas do mar ao encontro de Jesus, atravessando as dificuldades de serem uma comunidade cristã que representa uma minoria crente de entre a população do seu país, estes jovens vêm ao encontro de Jesus, na expectativa de fazerem a experiência concreta de serem parte da Igreja Universal e Viva que se estende até aos confins da terra.

Durante estes dias, acolhamos estes jovens com a nossa oração e o nosso sorriso!!

Paróquia de Nossa Senhora da Oliveira
Casa Paroquial

Largo da Oliveira, s/n
4800-438 Guimarães