Plano Pastoral Arquidiocesano 2020-2021
Toma e Lê
Oração e Adoração

Diário: Terço às 18:30        Quinta feira: Adoração na continuidade da Eucaristia até às 20h

Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Nossa Senhora da Oliveira
Equipa de Comunicação | 29 Nov 2021
II Jornadas do Órgão Histórico da Oliveira
1 a 8 de dezembro

O maior órgão histórico do Norte de Portugal, o órgão de tubos da igreja da Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira, será o centro das atenções de 1 a 8 de dezembro, período em que será possível assistir a concertos de música sacra, participar em visitas guiadas, missas solenizadas com órgão e meditações musicais.

De participação gratuita, as iniciativas serão promovidas no âmbito da segunda edição das Jornadas do Órgão Histórico da Oliveira que têm direção artística de Nuno Mimoso, músico sacro, organista, docente e investigador, diplomado pela Escola Superior de Música Sacra de Ratisbona na Alemanha, onde trabalha.

Recuperado em 2013, o órgão da Igreja da Oliveira foi encomendado pela Insigne e Real Colegiada de Guimarães em 1831, ficando concluído apenas 10 anos depois, em 1841, possuindo a obra do organeiro vimaranense Luís António de Carvalho 51 meios-registos e 2229 tubos sonoros.

De 1 a 8 de dezembro, às 10h30 ou às 14h30, será possível partir à descoberta do património musical da Colegiada de Guimarães participando nas visitas musicais guiadas que começam no Museu Alberto Sampaio (necessidade de marcação prévia através do 960 238 264).

Também de 1 a 8 de dezembro, pelas 12 horas e durante 20 minutos, realizam-se meditações acompanhadas de música de órgão, estando ainda previstas liturgias solenizadas com órgão (Missas Feriais às 19h e Missa da Solenidade da Imaculada Conceição, no dia 8, às 12 horas).

Nos dias 5 e 8 de dezembro, às 16 horas, serão promovidos concertos pedagógicos de órgão, dirigidos pelo diretor artístico e organista Nuno Mimoso e com a participação do Grupo Vilancico, coro polifónico misto a capella da Sociedade Musical de Guimarães.

As Jornadas do Órgão Histórico da Oliveira resultam de uma parceria entre a Paróquia de Nossa Senhora da Oliveira, a Sociedade Musical de Guimarães e o Museu Alberto Sampaio, contando o apoio do Município de Guimarães.

A iniciativa assinala o 8º Aniversário do restauro do órgão da Igreja da Oliveira, na efeméride litúrgica da solenidade da Conceição Imaculada de Nossa Senhora.

Paróquia de Nossa Senhora da Oliveira
Casa Paroquial

Largo da Oliveira, s/n
4800-438 Guimarães

Cartório Paroquial

Durante o tempo de confinamento o atendimento será feito com marcação prévia:

E-mail: senhoradaoliveira@arquidiocese-braga.pt

Telefone: 253416144.

Eucaristias

Retoma das celebrações públicas a partir do dia 15 de março, observando as orientações da Conferência Episcopal Portuguesa e em consonância com as normas das autoridades de saúde.

SEMANA:

- SEGUNDA A SEXTA FEIRA

19h na Igreja da Senhora da Oliveira

- QUARTA FEIRA

17h na Igreja da Misericórdia

FIM DE SEMANA:

- SÁBADO

16h na Igreja Senhora do Carmo

19h na Igreja da Senhora da Oliveira

- DOMINGO

11h na Igreja da Misericórdia

12h e 19h na Igreja da Senhora da Oliveira