Plano Pastoral Arquidiocesano 2020-2021
Toma e Lê
Oração e Adoração

Diário: Terço às 18:30        Quinta feira: Adoração na continuidade da Eucaristia até às 20h

Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Nossa Senhora da Oliveira
Equipa de Comunicação | 26 Out 2021
“Carta aos Católicos de Braga” de Dom Jorge Ortiga
No contexto da caminhada sinodal
  © Equipa de Comunicação

No dia 22 de Outubro, Solenidade de São Martinho de Dume, o Arcebispo Primaz publicou a “Carta aos Católicos de Braga”, um documento que surge no âmbito da caminhada sinodal.

“Ao entrarmos na caminhada sinodal, pareceu-me que poderia ter interesse partilhar algumas ideias sem intenções previamente estabelecidas. Não pretendo fazer um exame de consciência sobre o caminho percorrido pela Arquidiocese de Braga nos últimos anos, nem muito menos lançar-me em questões que possam estabelecer um processo pastoral para o futuro. Para ouvir o que o Espírito quer dizer à Igreja neste momento histórico, senti que era importante elencar um conjunto de ideias, já assumidas pela teologia, e que poderão acompanhar a reflexão a fazer a diversos níveis”, começa por explicar.

O Arcebispo Primaz termina a carta com a sugestão da criação de um novo verbo, “unidar”, a partir de um substantivo que lhe é “muito caro”: unidade.

“Porque a unidade nem significa “unir” (simples juntar de elementos diversos), nem “unificar” (pegar em elementos diferentes para se construir uma única forma), mas é precisamente um aproximar de elementos diversos entre si e a procura de um elemento comum que os una sem renunciar à sua identidade particular. Em suma, “unidar” é mais que a simples união ou conformidade: é um congregar as diferenças para se construir a comunhão. A comunhã procede da unidade, e não o contrário”, conclui, pedindo aos católicos que partam da “da unidade para experimentar unidade entre todos, para que o mundo possa ver o amor Uno e Trino de Deus”.

Documentos para Download
Paróquia de Nossa Senhora da Oliveira
Casa Paroquial

Largo da Oliveira, s/n
4800-438 Guimarães

Cartório Paroquial

Durante o tempo de confinamento o atendimento será feito com marcação prévia:

E-mail: senhoradaoliveira@arquidiocese-braga.pt

Telefone: 253416144.

Eucaristias

Retoma das celebrações públicas a partir do dia 15 de março, observando as orientações da Conferência Episcopal Portuguesa e em consonância com as normas das autoridades de saúde.

SEMANA:

- SEGUNDA A SEXTA FEIRA

19h na Igreja da Senhora da Oliveira

- QUARTA FEIRA

17h na Igreja da Misericórdia

FIM DE SEMANA:

- SÁBADO

16h na Igreja Senhora do Carmo

19h na Igreja da Senhora da Oliveira

- DOMINGO

11h na Igreja da Misericórdia

12h e 19h na Igreja da Senhora da Oliveira