Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
Vatican News | 1 Jun 2023
Procissão e Terço na conclusão do mês mariano
Na noite de quarta-feira, dia  31 de maio, o Card. Mauro Gambetti presidiu à procissão e oração do Terço nos Jardins do Vaticano para o encerramento do mês mariano. Como tradição a procissão de fiéis com velas, iniciou na Igreja de Santo Estêvão dos Abissínios e prosseguiu até a Gruta de Lourdes

A oração do Terço nos Jardins do Vaticano por ocasião da memória litúrgica da Visitação da Bem-Aventurada Virgem Maria é uma tradição que vem se repetindo há anos. Na noite de quarta-feira (31/05) o Card. Mauro Gambetti, Vigário geral do Papa para a Cidade do Vaticano, presidiu à procissão com velas para o encerramento do mês mariano. Como tradição a procissão de fiéis iniciou na Igreja de Santo Estêvão dos Abissínios e prosseguiu até a Gruta de Lourdes. Os cinco mistérios do Terço foram meditados ao longo das vielas rodeadas pelos verdes jardins que levam até o topo da pequena colina, onde está reproduzida a parede de rocha de Massabielle, local onde a Virgem apareceu a Bernadete.

A conclusão do mês mariano com João Paulo II

O Papa João Paulo II costumava participar das procissões, logo no seu primeiro ano de pontificado, em 1979, na homilia de conclusão do mês mariano, João Paulo II convidou a cultivar "a veneração, o amor, a devoção a Nossa Senhora". "Não podem desaparecer do nosso coração", acrescentou, "pelo contrário, devem crescer e exprimir-se em um testemunho de vida cristã modelada pelo exemplo de Maria".

Nos últimos anos de seu ministério petrino, João Paulo II confiava suas palavras aos que presidiam a oração mariana, portanto, em 2004, foi a vez do Cardeal Leonardo Sandri lê-las. "As chamas das velas, que levastes em procissão, significam a esperança que Cristo, morto e ressuscitado, deu à humanidade", foi sua mensagem aos fiéis que haviam participado da oração mariana com o convite "sede sempre portadores desta luz". "Como recomenda o Senhor aos discípulos, sede vós próprios luz", continuava a reflexão de João Paulo II, "nas vossas casas, em todos os ambientes e em qualquer circunstância da vida. Sede luz com o vosso fiel testemunho evangélico, pondo-vos todos os dias na escola de Maria, a discípula perfeita de seu Filho divino".

A oração do Terço com Francisco

Francisco seguiu os passos de seus antecessores, mas no ano em que foi eleito Papa, em 2013, a tradicional recitação do Terço no Vaticano foi realizada na Praça São Pedro. Naquela ocasião, o Papa, comentando o episódio do Evangelho que narra a visita de Maria a Isabel, destacou que: "Três palavras resumem a atitude de Maria: escuta, decisão, ação. Palavras que indicam um caminho também para nós diante do que o Senhor nos pede na vida. Escuta, decisão, ação". Em 2021, Francisco concluiu a maratona de orações à Virgem nos Jardins do Vaticano , organizada pelo Dicastério para a Nova Evangelização, que começou em 1º de maio e envolveu 30 santuários em todos os continentes, um para cada dia do mês, para invocar o fim da pandemia da Covid e a plena retomada da vida pastoral e social.

Por fim, no ano passado, em 31 de maio, pouco mais de três meses após o início da guerra na Ucrânia, o Papa presidiu o Terço pela Paz, na Basílica de Santa Maria Maior, em conexão, via streaming, com Santuários de vários países. "Estamos certos de que, com as armas da oração, do jejum e da esmola, e com o dom da vossa graça, é possível mudar o coração dos homens e a sorte do mundo inteiro", rezou Francisco diante da estátua de Maria Rainha da Paz. "Hoje elevamos nossos corações a vós, Rainha da Paz: intercedei por nós com vosso Filho, reconciliai os corações cheios de violência e de vingança, endireitai os pensamentos cegos pelo desejo de enriquecimento fácil e fazei reinar sobre toda a terra a vossa paz”.

Artigo publicado por Vatican News em 1 de junho de 2023

Revista de Imprensa Internacional