Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
Dacs com Fundação AIS | 26 Out 2022
Nove cristãos libertados após rapto
Cinco padres, três leigos e uma irmã foram raptados no ataque ocorrido a 16 de setembro.
  © Fundação AIS | ACN Portugal

Após seis semanas foram libertados os nove cristãos raptados durante o ataque a 16 de Setembro à Igreja de Santa Maria, na aldeia de Nchang, na Diocese de Mamfé.

No ataque, além da destruição do templo católico da aldeia, foram raptados cinco padres, três leigos e uma irmã.

Numa mensagem enviada à Fundação AIS, o Bispo de Mamfé, D. Aloysius Fondang Abangalo, agradece todo o apoio referindo que está “sinceramente grato a todos aqueles que se juntaram neste esforço colectivo de oração pela segurança e libertação dos nossos irmãos e irmãs”

Ao que tudo indica, e segundo um dos elementos do grupo, não terá sido necessário pagar qualquer resgate. O facto de estarem todos bem de saúde e de terem sido libertados, levou a Diocese de Mamfé a convocar os fiéis para um momento de oração e de agradeciment

A Fundação AIS demonstra o seu “regozijo pela libertação destes nove cristãos” pois os “raptores divulgaram um vídeo onde se podiam ver os sequestrados no mato, reféns e em condições deploráveis”.

Numa mensagem enviada para a Fundação AIS, o Bispo de Mamfé condena veementemente, e uma vez mais, o “ataque e a profanação da Igreja de Santa Maria, assim como o rapto dos nove cristãos”, classificando como “desumano” o tempo de cativeiro

Camarões é um país africano mergulhado num conflito conhecido como “a crise anglófona”. A crise nasceu da vontade separatista das regiões onde predomina a língua inglesa, situadas especialmente a nordeste e sudoeste. O conflito ganhou relevo em 2016 e já causou milhares de mortos e cerca de meio milhão de deslocados.

Revista de Imprensa Internacional

Rua de S. Domingos, 94 B 4710-435 Braga

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui