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A degradação da educação e a “fuga de cérebros” são as últimas tragédias na Ucrânia, à medida que o país continua a ser castigado pela guerra enquanto a invasão da Rússia continua. No entanto, estes problemas podem ser mitigados se as forças se unirem para garantir a segurança e abrigos antiaéreos adequados no país devastado pela guerra.
Esta foi a mensagem expressa por um membro do Parlamento ucraniano e ex-primeira vice-ministra da Educação e Ciência, Inna Sovsun, em entrevista a Svitlana Dukhovych, do Vatican News.
Sovsun está a participar na conferência internacional “Iniciativas sobre Educação de Migrantes e Refugiados. Seguir em frente – Mergulhar mais fundo – Juntos”, que acontece de 26 a 28 de Setembro, na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, e fez um discurso remoto sobre a crise da educação dos refugiados ucranianos.
“A educação ucraniana está a sofrer” e a enfrentar uma crise, disse Sovsun ao Vatican News.
Desde o início da guerra, a Rússia, explicou, destruiu ou danificou 2.528 instituições educacionais. Entre essas, 285 foram completamente destruídas. Também observou que os ataques russos destruíram ou danificaram 147 faculdades e universidades.
Durante a entrevista por telefone com Sovsun, foi possível ouvir as sirenes de ataque aéreo.
A política disse que o seu filho teve que descer para o abrigo antiaéreo da escola na cave, mas que já está habituado a isso e, comparado a muitos outros, o abrigo antiaéreo da sua escola está em boas condições.
Sovsun acredita que "é crucialmente importante agora unir forças para garantir que todas essas crianças, todos esses alunos, todos esses professores, professores, voltem".
Para que isso aconteça, insistiu, o requisito básico é a segurança para quem está em escolas, faculdades e universidades.
A ex-ministra da Educação admitiu que este é “um grande empreendimento”, imenso demais para a economia ucraniana sustentar.
“Temos 13.000 escolas, e apenas metade delas têm alguns abrigos muito básicos neste momento”, lamentou.
“É crucialmente importante ter esses abrigos antiaéreos, porque se houver abrigos antiaéreos”, observou, “os pais estariam dispostos a voltar”.
“Este é um requisito muito primário e básico”, disse, “se quisermos ajudar a educação ucraniana a superar este período extremamente difícil”.
Na Ucrânia, os governos locais dos territórios na linha de frente decidiram não abrir escolas e manter toda a aprendizagem remota.
Em outras áreas distantes da linha de frente, como em Kiev, as regiões podem decidir se abrem ou não as instituições de ensino.
A condição, no entanto, é que as escolas tenham abrigos antiaéreos. Um comissário verifica as escolas.
A ex-ministra da Educação disse ao Vatican News que prefere mandar o filho para a escola apesar do risco, porque, até certo ponto, é um pouco mais seguro, porque os professores levamos alunos para o abrigo antiaéreo, algo que não aconteceria se ele estivesse a estudar em casa, ou se ela e o seu filho estivessem juntos em casa.
Além disso, observou Sovsun, a criança está agora no quarto ano de escolaridade e, até agora, em grande parte devido à pandemia de Covid-19, nunca conseguiu ter uma experiência escolar normal.
Isso, disse ela, é algo que é preciso reparar em conjunto, para que haja “menos crianças refugiadas, para que as crianças ucranianas voltem”.
“Quero que os nossos filhos tenham uma educação que os ajude a reconstruir a Ucrânia, fortalecê-la, torná-la melhor”, disse Sovsun. “É por isso que a educação adequada é fundamental”.
A conferência realizada na Universidade Gregoriana procura examinar a necessidade e os meios para educar os refugiados e deslocados internos (IDPs). Foi reunido um painel internacional de administradores universitários, professores e profissionais de educação, bem como líderes de ONGs, agências internacionais e organizações humanitárias.
O encontro foi organizado pela Rede de Educação para Refugiados e Migrantes (RME), pela Fundação Ser a Bênção, e pela Faculdade de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Gregoriana.
Outros participantes da conferência incluem o Alto Comissário da ONU para os Refugiados, Filippo Grandi; Thomas Smolich, S.J., Director do Serviço Internacional dos Jesuítas aos Refugiados; o Cardeal Michael Czerny, Prefeito do Dicastério do Vaticano para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral; Anthony J. Cernera, Ph.D., Fundador da Rede RME; bem como numerosos especialistas, trabalhadores da educação internacional e funcionários da educação do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.
A conferência foi projectada para deixar muito espaço para networking e colaboração para explorar iniciativas, oportunidades e ideias de colaboração e encontrar estratégias para responder às crises actuais.
Um foco principal foi dado à crise da educação dos refugiados ucranianos, mas muitos outros tópicos estão a ser explorados. Os participantes terão uma audiência privada com o Papa Francisco no dia 29 de Setembro.
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