
Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?
19 de setembro é uma data de terror para os mexicanos: em 1985, 2017 e 2022 foram registados terramotos de grande magnitude neste dia, embora desta vez os danos tenham sido menores em comparação com os anos anteriores. Até ao momento, apenas uma fatalidade e danos materiais são conhecidos.
De acordo com as poucas informações divulgadas até agora por algumas das dioceses localizadas nos estados de Michoacán, Colima, Nayarit, Jalisco, Guerrero e Cidade do México, pelo menos seis templos foram afectados, embora sem gravidade.
O epicentro do terramoto de magnitude 7,7 ocorreu no município de Coalcomán, no estado de Michoacán, onde a paróquia de Santiago Apóstolo sofreu danos estruturais, assim como a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, no município vizinho de Apatzingán, e a Igreja de Santa Inês, no município de Tacátzcuaro.
Na diocese de Tepic, no estado de Nayarit, o bispo Luis Artemio Flores Calzada relatou danos na sua catedral, principalmente na lanterna de uma torre.
Na Arquidiocese de Guadalajara, na igreja de Nossa Senhora da Misericórdia, no centro histórico, desprendeu-se um ornamento do arco de entrada, segundo as autoridades municipais.
Enquanto isso, a Arquidiocese Primaz do México informou que a Catedral Metropolitana do México sofreu alguns deslizamentos de terra menores, pelos quais fechou as suas portas ao público até existir uma revisão especializada.
Será nesta terça-feira, 20 de setembro, quando funcionários do Ministério da Cultura e da Universidade Nacional Autónoma do México irão avaliar o tipo de dano causado à estrutura da igreja catedral.
De referir que este sítio encontra-se actualmente em fase de restauro devido aos danos causados pelo terramoto há cinco anos, estando agora a registar novos danos, embora aparentemente não sejam graves.
Artigo de Miroslava López, publicado em Vida Nueva Digital a 20 de Setembro de 2022.
Rua de S. Domingos, 94 B 4710-435 Braga
253203180
253203190
Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?