Arquidiocese

Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

[+info]

Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS com Vida Nueva Digital | 20 Set 2022
Pelo menos seis igrejas sofreram danos com o terramoto no México
O maior número de templos afectados reside no estado de Michoacán, onde foi registado o epicentro. Cada diocese continua a recolher informações.
PARTILHAR IMPRIMIR
  © DR

19 de setembro é uma data de terror para os mexicanos: em 1985, 2017 e 2022 foram registados terramotos de grande magnitude neste dia, embora desta vez os danos tenham sido menores em comparação com os anos anteriores. Até ao momento, apenas uma fatalidade e danos materiais são conhecidos.

De acordo com as poucas informações divulgadas até agora por algumas das dioceses localizadas nos estados de Michoacán, Colima, Nayarit, Jalisco, Guerrero e Cidade do México, pelo menos seis templos foram afectados, embora sem gravidade.

O epicentro do terramoto de magnitude 7,7 ocorreu no município de Coalcomán, no estado de Michoacán, onde a paróquia de Santiago Apóstolo sofreu danos estruturais, assim como a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, no município vizinho de Apatzingán, e a Igreja de Santa Inês, no município de Tacátzcuaro.

Na diocese de Tepic, no estado de Nayarit, o bispo Luis Artemio Flores Calzada relatou danos na sua catedral, principalmente na lanterna de uma torre.

Na Arquidiocese de Guadalajara, na igreja de Nossa Senhora da Misericórdia, no centro histórico, desprendeu-se um ornamento do arco de entrada, segundo as autoridades municipais.

 

Deslizamentos de terra na catedral primaz

Enquanto isso, a Arquidiocese Primaz do México informou que a Catedral Metropolitana do México sofreu alguns deslizamentos de terra menores, pelos quais fechou as suas portas ao público até existir uma revisão especializada.

Será nesta terça-feira, 20 de setembro, quando funcionários do Ministério da Cultura e da Universidade Nacional Autónoma do México irão avaliar o tipo de dano causado à estrutura da igreja catedral.

De referir que este sítio encontra-se actualmente em fase de restauro devido aos danos causados ​​pelo terramoto há cinco anos, estando agora a registar novos danos, embora aparentemente não sejam graves.

Artigo de Miroslava López, publicado em Vida Nueva Digital a 20 de Setembro de 2022.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
México  •  Terramoto  •  Deslizamentos  •  Templos
Revista de Imprensa Internacional
Contactos
Morada

Rua de S. Domingos, 94 B 4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui