Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS com Crux | 20 Jul 2022
Líderes católicos pedem protecção de refugiados sírios e venezuelanos
O TPS é um estatuto de imigração temporário que permite que indivíduos de determinados países permaneçam nos EUA se não for seguro regressarem ao seu país de origem devido a uma emergência humanitária existente.
  © Marco Bello/Reuters, via CNS

Os líderes da imigração católica estão a pedir ao governo Biden que volte a designar a Venezuela e a Síria para o Estatuto de Protecção Temporária (TPS), citando as actuais crises humanitárias que existem em cada país.

Sem tal designação, cidadãos sírios e venezuelanos que chegaram aos EUA após determinadas datas não se qualificam para TPS. Para os cidadãos sírios se qualificarem para o programa, devem ter residência contínua nos EUA desde 19 de Março de 2021, e para cidadãos venezuelanos devem ter residência contínua nos EUA desde 8 de Março de 2021.

Estima-se que existam aproximadamente 343.000 indivíduos elegíveis para o TPS sob a designação TPS existente da Venezuela, que o secretário de Segurança Interna Alejandro Mayorkas estendeu recentemente até 10 de Março de 2024. Os líderes da imigração católica, no entanto, também querem uma redesignação que tornaria aproximadamente 250.000 cidadãos venezuelanos a mais que chegaram aos EUA após 8 de Março de 2021, elegíveis para o TPS.

O desejo foi expresso numa carta de 19 de Julho a Mayorkas e ao secretário de Estado Anthony Blinken, assinada pelo bispo auxiliar Mario Dorsonville, de Washington, a Comissão de Migração da Conferência Episcopal; a Irmã Donna Markham, presidente e CEO da Catholic Charities USA; Sean Callahan, presidente e CEO da Catholic Relief Services; e Anna Gallagher, directora executiva da Catholic Legal Immigration Network, Inc.

“Infelizmente, as condições [na Venezuela] que justificam a designação original estão em curso, com mais de 7 milhões de pessoas a precisar de assistência humanitária”, diz a carta. “Os nossos parceiros católicos no terreno enfrentam esses desafios diariamente.”

A carta cita um resumo da investigação do Catholic Relief Services de Março, que afirma que a Venezuela permanece num estado de instabilidade política e desaceleração económica, enquanto a segurança alimentar também continua a deteriorar-se. O documento afirma que “a prevalência de desnutrição aguda grave – a forma mais extrema e perigosa de desnutrição em crianças menores de 5 anos – permaneceu criticamente alta”.

A carta também destaca cartas separadas de Março enviadas por membros da Câmara dos Deputados e do Senado ao presidente Joe Biden e Mayorkas a apoiarem a redesignação para a Venezuela e repreende as preocupações do governo Biden de que a redesignação irá incentivar a migração adicional para os Estados Unidos.

“Reter uma redesignação com base nisso sujeita os recém-chegados à pobreza, exploração e insegurança nos Estados Unidos”, diz a carta dos líderes católicos de imigração. “Por essas razões, nós encorajamo-lo a renomear a Venezuela para o TPS.”

Ao contrário da Venezuela, a designação TPS existente na Síria não foi estendida e está programada para terminar a 30 de Setembro. Portanto, os líderes da imigração católica estão a pedir ao governo Biden que estenda a designação actual a cidadãos sírios no programa e volte a nomear a Síria para qualificar aqueles que chegaram após 19 de Março de 2021.

Existem cerca de 7.000 sírios com TPS nos EUA.

A carta de 19 de Julho cita a guerra civil de mais de uma década na Síria como uma razão para a extensão e a redesignação serem justificadas. Especificamente, destaca que a invasão da Ucrânia pela Rússia intensificou níveis terríveis de insegurança alimentar que afectam 60% da população síria, de acordo com a carta.

“Dadas essas realidades, pedimos que estenda a designação actual da Síria e redesenhe o país para o TPS antes do prazo de revisão estatutária de 60 dias de 31 de Julho”, diz a carta.

Fora da Venezuela e da Síria, a carta expressa “gratidão” a Mayorkas e Blinken pelas recentes designações do TPS da Ucrânia, Afeganistão e Camarões. No entanto, pede também ao governo Biden que “faça uso robusto do TPS, incluindo… designar países adicionais que passam por conflitos armados, desastres ambientais e outras condições”.

“Como católicos, acreditamos sinceramente em proteger a santidade de cada vida humana. Isso inclui abordar situações em que as pessoas são desnecessariamente colocadas em perigo”, escreveram os líderes da imigração.

“O TPS é uma importante ferramenta disponibilizada pelo Congresso para minimizar tais ocorrências. Também garante que aqueles que não podem regressar aos seus países de origem se possam sustentar a si mesmos e às suas famílias e fazer contribuições positivas para as comunidades americanas”.

“Consequentemente, instamos o governo a fazer pleno uso da sua autoridade TPS, voltando a nomear a Venezuela, estendendo a designação actual da Síria e redesenhando o país, e fornecendo protecção a cidadãos de outros países que justifiquem designações TPS”, continuaram.

Artigo de John Lavenburg, publicado no Crux a 20 de Julho de 2022.

Palavras-Chave:
EUA  •  TPS  •  Migrantes  •  Refugiados  •  Síria  •  Venezuela  •  Ucrânia  •  Estatuto de Protecção Temporária
Revista de Imprensa Internacional

Rua de S. Domingos, 94 B 4710-435 Braga

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui