Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS com Vida Nueva Digital | 18 Jul 2022
Rede antitráfico de religiosas salvou mais de 26 mil mulheres na Ásia em 2021
Talitha Kum alerta sobre como as crises económicas e sociais tornam as pessoas mais vulneráveis.
  © DR

Um total de 26.065 mulheres asiáticas foram resgatadas do tráfico de pessoas em 2021 pela Talitha Kum, a Federação das Irmãs Católicas comprometidas com a luta e erradicação do tráfico de pessoas, segundo avança a agência Fides.

Para a Talitha Kum Ásia, a prevenção “sempre foi uma prioridade”, como explica Abby Avelino, directora da organização no continente.

“Isto foi promovido através de campanhas de formação e sensibilização em escolas, paróquias e comunidades locais, especialmente dirigidas a mulheres, jovens, comunidades religiosas e tribais e trabalhadores migrantes”, disse.

Problemas sociais e económicos

Segundo a religiosa, o tráfico de seres humanos na Ásia cresceu exponencialmente devido à actual situação socioeconómica, em que muitos países asiáticos enfrentam graves crises económicas devido ao impacto da pandemia de Covid-19 e conflitos políticos, como Mianmar, Sri Lanka e Paquistão.

“Crises como estas aumentam o número de pessoas que se tornam vulneráveis ​​ao tráfico, principalmente mulheres, meninas, jovens, migrantes e refugiados”, acrescenta Abby.

“As formas predominantes de tráfico humano, tanto doméstico como internacional, são o trabalho forçado, o casamento forçado e a exploração sexual”.

“À medida que os problemas económicos se complicam, as pessoas mais vulneráveis ​​ficam presas na exploração para sobreviver. Uma das áreas de recrutamento é o tráfico informático e a exploração sexual infantil online”, afirma a religiosa.

Artigo de Vida Nueva Digital, publicado a 15 de Julho de 2022.

Palavras-Chave:
Talitha Kum  •  Tráfico  •  Ásia  •  Mulheres  •  Jovens  •  Crianças  •  Migrantes  •  Vulneráveis
Revista de Imprensa Internacional

Rua de S. Domingos, 94 B 4710-435 Braga