Arquidiocese

Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

[+info]

Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS com Vida Nueva Digital | 5 Jul 2022
Cardeal Marx: “O diaconado feminino seria um grande presente para a Igreja”
“O diaconado é um ofício que deve tornar visível de maneira especial a ligação entre oração e o compromisso com os pobres”, recordou o cardeal.
PARTILHAR IMPRIMIR
 

“Acho que chegou a hora de abrir o diaconato a homens e mulheres”.

Assim declarou o Cardeal Arcebispo de Munique, Reinhard Marx, num artigo publicado pelo Katholisch, na efeméride da comemoração dos 150 anos de Ellen Ammann, política sueco-alemã considerada pioneira do trabalho social e peça fundamental na visibilidade do papel da mulher na Igreja.

Embora ainda se trabalhe na teologia e na prática para esclarecer se as mulheres podem aceder a esse ministério, o cardeal está convencido de que “essa renovação pode ser um grande dom para a Igreja”.

“O diaconado é um ofício que deve tornar visível de maneira especial a ligação entre oração e o compromisso com os pobres”, escreve Marx, “portanto, espero que possamos encontrar uma maneira de dar a este ofício um perfil ainda melhor”.

 

Espiritualidade e mudança social

Da mesma forma, Marx assegurou que trabalhará pessoalmente pela beatificação de Ammann, já que inúmeras instituições também se comprometeram a examinar uma possível causa dessa mulher que, em 1917, pediu ao arcebispo Michael Faulhaber que ordenasse um grupo de mulheres como diaconisas.

“Ammann sempre se perguntou como poderia resolver problemas concretos à luz do Evangelho, sublinha Marx.

“Oração e vida, para ela nunca houve separação. Isto faz de Ellen Ammann uma figura importante que nos ajuda a reconhecer a imagem bíblica de Deus”, afirmou, lembrando também que “a espiritualidade não pode ser separada da tarefa de mudar o mundo”.

Artigo de Vida Nueva Digital, publicado a 4 de Julho de 2022.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Revista de Imprensa Internacional
Contactos
Morada

Rua de S. Domingos, 94 B 4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui