Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS com Vida Nueva Digital | 28 Jun 2022
Alemanha perde a fé: 360.000 pessoas deixam a Igreja Católica
“É necessário dizer adeus à ideia de que o número de praticantes voltará a aumentar e que as igrejas voltarão a encher”, disse o presidente da Conferência Episcopal Alemã.
  © DR

Quase 360 ​​mil pessoas deixaram a Igreja Católica na Alemanha em 2021, segundo dados apresentados esta segunda-feira pela Conferência Episcopal Alemã e que foram recolhidos pela EFE.

Trata-se de um número recorde que, segundo a própria instituição, está relacionado com os escândalos de abuso sexual de menores.

Segundo a Igreja alemã, no ano passado 359.338 fiéis viraram as costas à Igreja, o que supera o recorde anterior, de 273.000, em 2019.

Desta forma, os dados mostram a “profunda crise” em que se encontra a Igreja, como afirmou o presidente da Conferência Episcopal, D. Georg Bätzing, que se disse “chocado”.

Um número que não vai recuperar

De acordo com Bätzing, isto significa que o processo de renovação que a Igreja Católica alemã empreendeu em 2019 após uma denúncia sobre abuso sexual de menores dentro da instituição “ainda não chegou ao contacto com os fiéis”.

“Os escândalos que lamentamos dentro da Igreja e pelos quais nós mesmos somos em grande parte responsáveis, reflectem-se no número de saídas”, acrescentou o bispo.

Bätzing mostrou-se convencido de que “é necessário dizer adeus à ideia de que o número de praticantes aumentará novamente e que as igrejas voltarão a encher”.

No entanto, assegurou também que, para ele, estas estatísticas constituem um mandato para “continuar com coragem o caminho empreendido”.

Artigo de Vida Nueva Digital, publicado a 27 de Junho de 2022.

Abusos Sexuais  •  Alemanha  •  Crentes  •  Católicos
Revista de Imprensa Internacional