Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS com Vida Nueva Digital | 27 Jun 2022
Vaticano lança novo jornal com os pobres no centro
“O «L’Osservatore di Strada» não será apenas um jornal dos pobres e para os pobres. É e quer ser sobretudo um jornal com os pobres, um jornal feito juntamente com eles”, explica o Dicastério para a Comunicação.

No dia 29 de Junho, Solenidade dos Santos Pedro e Paulo, após a recitação do Angelus pelo Papa, um novo jornal mensal do L'Osservatore Romano será distribuído entre os fiéis reunidos na Praça de São Pedro: L'Osservatore di Strada, uma publicação desenhada e produzida pela equipa do Departamento de Comunicação do Vaticano, e com o qual se pretende, como explicou a Santa Sé, “dar voz àqueles que geralmente não são ouvidos, aos pobres, aos feridos pela vida, aos exilados e excluídos”.

“É um jornal através do qual se reconhece e restabelece o direito da palavra a quem é tratado como lixo pela sociedade contemporânea, destacando a riqueza de experiências, conhecimentos e valores de que são guardiões”, explica o Dicastério.

Assim, o L'Osservatore di Strada será publicado no primeiro Domingo de cada mês e será distribuído nas proximidades da Praça de São Pedro. Além disso, terá a sua própria versão online.

Embora os pobres também sejam os responsáveis ​​por este trabalho de divulgação, o “L’Osservatore di Strada não será apenas um jornal dos pobres e para os pobres. Acima de tudo, é e quer ser um jornal com os pobres, um jornal feito juntamente com eles, dando forma de expressão a quem tem talento para escrever ou desenhar, ou simplesmente uma história para contar, ou uma opinião para expressar”.

Por isso, se algum deles carece de “ferramentas” para tanto, o jornal irá fornecê-las “envolvendo intelectuais e personalidades do mundo da cultura (escritores, poetas, jornalistas, fotógrafos, cartoonistas, directores, actores, músicos. ..) que farão sa sua arte criar em conjunto um contributo que seja fruto, não de uma fria mediação à mesa, mas de uma relação directa, face a face. Todos no mesmo patamar. Todos têm a mesma dignidade e com o mesmo respeito”.

Um jornal com os pobres

O jornal terá doze páginas. Na capa, haverá um “editor de rua” que irá apresentar o tema do mês que será desenvolvido posteriormente no artigo “quatro mãos e dois corações”, que irá ocupar as páginas 2 e 3. Para o primeiro número, dedicado ao tema do “caminho”, o artigo traz as assinaturas de Mimmo, morador de rua do centro histórico de Roma, e do escritor Daniele Mencarelli.

A cada mês será dado um espaço particular (página 4) às vozes dos migrantes, que poderão contar a sua história e as suas esperanças. O L'Osservatore di Strada também quer participar na missão das outras edições do jornal vaticano e de outros meios de comunicação que dependem do Dicastério para a Comunicação. Por isso, nas páginas centrais, a reflexão sobre o tema será realizada pelo Papa Francisco, através de uma grande antologia das suas palavras e gestos. Segue-se uma página dedicada ao voluntariado, com histórias que narram a relação entre o Bom Samaritano e o moribundo no caminho de Jericó.

Em seguida, duas páginas inteiras serão dedicadas às “canções do subúrbios”, um conjunto de histórias, reflexões, poemas, desenhos feitos por pessoas assistidas por associações e grupos eclesiais, ou simplesmente encontradas na rua. Para fechar estas páginas, um artigo irá apresentar a experiência de outros jornais de rua publicados na Itália e no mundo.

Por fim, “A outra capa”, com duas leituras, uma espiritual e outra humorística, do tema do número. Para o primeiro número, os autores são o Cardeal Enrico Feroci e o artista de rua romano Maupal (Mauro Pallotta).

“Revista de amizade e fraternidade social” – como lemos no subtítulo – o L'Osservatore di Strada quer ser também um instrumento ao serviço da comunhão e da colaboração entre aqueles que se colocam ao serviço da caridade. Neste compromisso, o jornal reuniu o apoio de várias realidades que trabalham no mundo da caridade – como a Caritas, San Vincenzo, Comunidade de Sant'Egidio, Centro Astalli, Circolo di San Pietro, Associazione Santi Pietro e Paul – e de várias pessoas, incluindo o Cardeal Konrad Krajewski, o Esmoleiro Pontifício, o Cardeal Enrico Feroci e o Bispo Auxiliar de Roma para a Caridade, o Monsenhor Benoni Ambarus.

Para continuar o seu caminho, o L'Osservatore di Strada conta inteiramente com a generosidade dos seus benfeitores que, com as suas doações, poderão cobrir os custos de impressão, e de amigos e profissionais que irão disponibilizar livremente o seu tempo e talento ao jornal.

Artigo de Vida Nueva Digital, publicado a 24 de Junho de 2022.

Palavras-Chave:
Revista de Imprensa Internacional