Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS com The Tablet | 24 Mai 2022
Instituição de caridade anti-tráfico lançada na embaixada da Albânia
A "Mary Ward Loreto UK" visa apoiar o trabalho da Fundação "Mary Ward Loreto" na Albânia
  © DR

Uma nova instituição de caridade de direitos humanos do Reino Unido, que trabalha para eliminar o tráfico de pessoas, foi lançada na Embaixada da Albânia em Londres na semana passada.

Cerca de 30 pessoas participaram no evento, que também celebrou o centenário da abertura das relações diplomáticas entre a Albânia e o Reino Unido. A Mary Ward Loreto UK visa apoiar o trabalho da Fundação Mary Ward Loreto estabelecida na Albânia e permitir o trabalho transfronteiriço entre o Reino Unido e a Albânia, apoiando as vítimas de tráfico albanesas.

A Irmã Imelda Poole IBVM, presidente da fundação na Albânia, afirmou: “É hora de reconhecer o enorme trabalho árduo realizado não apenas pela nossa fundação na Albânia, mas também pela comunidade albanesa aqui na Grã-Bretanha, para proteger e prevenir os seus jovens de terem as suas vidas destruídas pelas tentações impostas por traficantes de seres humanos”.

E acrescentou: “Vemos que há um número angustiantemente grande de vítimas albanesas que ainda estão a ser recuperadas aqui no Reino Unido”

Falando em frente à bandeira da União e à águia negra de duas cabeças na bandeira vermelha da Albânia, Qirjako Qirko, o embaixador albanês, deu as boas-vindas à nova instituição de caridade. Disse estar satisfeito porque o trabalho incansável que está a ser feito pela Fundação Mary Ward Loreto na Albânia “está agora a ser fortalecido por uma nova organização aqui na Grã-Bretanha, trazendo novas fontes de financiamento, estabilidade e experiência para seis centros de aconselhamento e serviços em toda a Albânia”.

O embaixador elogiou a Ir. Imelda, administradora fundadora da nova instituição de caridade, dizendo que ela nutriu “a estreita ligação entre a Albânia e a ordem de Loreto”.

O embaixador britânico na Albânia, Alastair King-Smith, também esteve presente e agradeceu à Irmã Imelda e à equipa de Mary Ward Loreto pela sua missão.

A Mary Ward Loreto UK tem uma meta de angariação de fundos de 600 mil libras este ano para permitir que a rede em toda a Albânia mantenha serviços de abrigo, protecção, aconselhamento e terapia para o trauma, além de melhorar a educação, habilidades digitais e oportunidades de negócios sociais. No Reino Unido, são oferecidos serviços de apoio às vítimas, resultando na possibilidade de centenas de pessoas regressarem à Albânia.

A Irmã Imelda também é presidente da Renate, a Rede de Religiosos na Europa contra o Tráfico e a Exploração, que anunciou que um novo grupo central foi eleito e que inclui Marie Power, uma irmã da Sagrada Família de Bordeaux do Reino Unido. Em toda a Europa, existe a preocupação de que mulheres e crianças que fogem da guerra na Ucrânia sejam especialmente vulneráveis ​​ao tráfico.

Enquanto isso, o cardeal Charles Bo, de Yangon, presidente da Federação das Conferências Episcopais da Ásia, denunciou a escravidão moderna e sugeriu que conflitos em espiral em lugares como a Ucrânia e Mianmar infundiram “uma nova e desesperada urgência nesta questão”.

Num discurso de abertura do encontro do Grupo Santa Marta no Vaticano a 18 de Maio, o Cardeal Bo alertou que “enquanto milhares estão a demonstrar generosidade com os afectados pela guerra, a marcha impiedosa de lobos traficantes disfarçados de ajudantes benignos continua.”

Afirmou ainda que os cristãos têm o imperativo de travar uma guerra contra o tráfico humano, tráfico sexual, servidão por dívida e trabalho forçado – protegendo particularmente mulheres e crianças.

Artigo de Ellen Teague, publicado no The Tablet a 23 de Maio de 2022.

Palavras-Chave:
Revista de Imprensa Internacional