Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS com Vida Nueva Digital | 17 Mai 2022
Igreja de Hong Kong “extremamente preocupada” com a “segurança” do Cardeal Zen
Diocese asiática reivindica “liberdade religiosa” e “Estado de Direito” após a prisão do cardeal de 90 anos por defender uma fundação pró-democracia.

“A diocese católica de Hong Kong está extremamente preocupada com a situação e a segurança do cardeal Joseph Zen”.

É a reflexão que a Igreja de Hong Kong lança após a prisão por várias horas do cardeal, ocorrida na quarta-feira passada, por uma suposta “conspiração” estrangeira ao defender a Fundação de Ajuda 612, uma instituição de caridade que foi fechada por ajudar financeira e legalmente críticos do regime chinês.

Através de um comunicado, a diocese liderada pelo jesuíta Stephen Chow Sau-yan lembrou às autoridades locais que defenderam sempre “o Estado de Direito”.

“Confiamos que no futuro continuaremos a gozar de liberdade religiosa em Hong Kong ao abrigo da Lei Básica”, pode ler-se num texto oficial diplomático, mas contundente.

De acordo com a justiça

No comunicado, tanto a polícia quanto os tribunais são instados a “tratar o caso do Cardeal Zen de acordo com a justiça, levando em consideração sua situação específica”.

Enquanto isso, o Cardeal Zen optou pelo silêncio.

Através de sua página no Facebook, o bispo Stephen Chow Sau Yan esclareceu o motivo dessa decisão. “Falei com o cardeal Zen. Ele disse-me para dizer aos seus amigos que está bem. Não é para se preocuparem. E deseja que tenhamos uma abordagem discreta com ele”.

Artigo de José Beltrán, publicado em Vida Nueva Digital a 16 de Maio de 2022.

Palavras-Chave:
Revista de Imprensa Internacional

Rua de S. Domingos, 94 B 4710-435 Braga

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui