Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS com La Croix International | 29 Abr 2022
Uma oportunidade única para mais comunhão
Alturas pós-pandemia e números reduzidos de participação nas missas podem ter apresentado uma oportunidade única para um renovado senso de comunhão na Eucaristia.
PARTILHAR IMPRIMIR
  © DR

A oportunidade de comunhão aprimorada foi apresentada pela “feliz culpa” do coronavírus.

Os controlos governamentais e o medo de exposição à infecção causaram uma redução significativa no número de pessoas que frequentam a igreja para participar na celebração da Eucaristia semanal regular.

Relatos anedóticos e experiências locais mostram que a maioria das paróquias está a experimentar números reduzidos desde que o vírus da COVID-19 eclodiu.

Alguns especulam que a frequência na ida à igreja caiu um terço ou mais em relação aos números habituais das paróquias. Pior ainda, a especulação é que muitos deles perderão o “hábito da missa” e não regressarão como fiéis regulares.

Só podemos esperar para ver se e quando é que isso vai mudar.

Muitos estão a encontrar missas transmitidas ao seu gosto e uma alternativa preferível que evita o risco de infecção – pelo menos a partir desse contacto. Permite-se a escolha global da cerimónia litúrgica e permite-se que os espectadores se sentem de chinelos no conforto de uma poltrona em casa.

Mas, por favor, não chamem isto de celebração de Eucaristia.

A ausência de uma presença pessoal para se envolver no ofertório, o mistério espiritual da celebração da Eucaristia em pessoa, a recepção do sagrado corpo e sangue de Cristo e o Envio para cumprir a missão de Cristo que é parte integrante da Eucaristia não não parecem ser reconhecidos como problemas.

A piada que faz uma comparação com uma pessoa faminta a olhar pela janela de um restaurante a observar silenciosamente o evento real, sem nunca participar na festa dos convidados, parece totalmente perdida nas poucas que tenho ouvido.

Essa observação pessoal não é para banalizar o conteúdo orante, ou a comunhão espiritual que pode estar associada a tal visualização. Tampouco pretende ser insensível à situação daqueles que não têm opção de viajar. Claramente, a adoração autêntica ao nosso Deus nunca foi sobre números, como evidência de resposta à Palavra de Deus e o desafio de se envolver no discipulado missionário.

Não estou a referi-me a comunidades de base domiciliar, embora pareça haver algum entusiasmo pelo crescimento dessa forma de comunhão. Face a números reduzidos, o nosso senso e prática de comunhão podem e devem ser melhorados – a começar na porta da igreja.

Em igrejas apropriadas, pode ser possível aumentar a intimidade e a experiência partilhada na celebração da Eucaristia pelo re-arranjo físico do altar e dos bancos.

Percebo que qualquer mudança causará alarme, e a ideia precisará de ser vendida com cuidado. Mas isso não é motivo para não tentar da maneira que mais for conveniente.

 

Começar pela porta principal

Mas, à medida que reconstruímos a Cidade de Deus e respondemos às exigências contemporâneas, é o tempo certo de capitalizarmos o “pequeno” nos nossos grandes edifícios.

Comportarmo-nos como servos que voluntariamente lavam os pés, envolvem, acolhem, participam na comunhão, rezam na comunhão, escutam atentamente a Palavra de Deus, oferecem juntos a Eucaristia, recebem o Corpo e o Sangue de Jesus em comunhão e partem para servir ao Senhor conforme solicitado no Envio.

Para começar, poderíamos melhorar as nossas práticas de saudação na porta de entrada – com uma pequena equipa que estende uma saudação genuína e calorosa aos paroquianos e visitantes.

Pode até ser possível persuadir as pessoas a usar um crachá com o nome – pelo menos ocasionalmente, digamos mensalmente, e tornar possível cumprimentar os outros pelo nome.

Alguns sacerdotes que presidem encorajam uma troca de saudações no início da celebração e assim continuam o tom já estabelecido na entrada.

Onde os bancos e espaço permitirem, poderá haver espaço para nos reunirmos numa formação diferente, de modo a que, num sentido estrutural real, nos reunamos ao redor da mesa do Senhor como os apóstolos fizeram na Última Ceia? Certamente esse é o modelo. A praticidade ditará como é que isso pode ser alcançado.

Como sabemos, as igrejas tendem a encher a partir da última fila! Mesmo em círculo isso ainda será possível, mas as pessoas estarão muito mais próximas.

A ideia é que o Povo de Deus possa reunir-se ao redor da mesa do altar para participar mais plena e activamente na celebração da Eucaristia para que o meu sacrifício e o vosso (o povo) sejam uma experiência partilhada para além do que é possível com uma grande congregação amplamente distribuída em torno de um grande edifício. É chamada de celebração por uma razão.

O que equivale a criar a aparência de uma “reunião” ao redor da mesa dependerá dos números e das restrições físicas. A resistência mental será ainda mais desafiante de superar!

Uma outra opção surge sobre a adopção de um partir mais simbólico do pão. Um pão sem fermento fraccionado por aquele que preside, para mim, é ideal e certamente possível para pequenas e grandes congregações.

Pode ser logisticamente difícil para uma grande congregação inteira, mas uma mistura de pão consagrado consumido por uma parte da congregação e hóstias consagradas tradicionais para os restantes pode ser uma solução – mesmo para uma grande congregação.

Para a resposta comunitária externa, enviada para ir na Paz do Senhor para servir a Deus pela Sua vida, o detalhe é explicitado na Evangelii gaudium.

Como acontece com todo o evento negativo, a redução de paroquianos causada pela pandemia pode oferecer espaço para um resultado positivo: a possibilidade de desenvolver uma experiência comunitária próxima não facilitada actualmente pelo atendimento anónimo e parcialmente desligado numa sala telescópica.

A lista nunca está completa.

Não procuro promover um regresso ao secretismo das Catacumbas, nem encontros domiciliares progressivos como na Igreja primitiva: em vez disso, uma celebração da “fonte e ápice da vida e missão da Igreja” que melhor liga os Filhos de Deus ao dom de Cristo Ressuscitado que acabamos de celebrar, numa Páscoa que dura para sempre.

Artigo do Diácono Justin Stanwix, publicado no La Croix International a 29 de Abril de 2022.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Eucaristia  •  Comunhão  •  Povo de Deus  •  Evangelii Gaudium  •  Fiéis  •  Paróquias
Revista de Imprensa Internacional
Contactos
Morada

Rua de S. Domingos, 94 B 4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui