Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS com La Croix International | 21 Abr 2022
Beneditinos “metem mãos à obra”
Uma aliança monástica com sede em França criou a Fundação Benedictus para apoiar projectos de desenvolvimento em todo o mundo.
  © DR

É uma constatação bastante óbvia: a presença de um mosteiro, apesar dos altos muros da sua clausura, tem uma certa influência na zona onde se encontra.

Tanto quanto a oração, é a própria vida da comunidade monástica que dá origem a actividades na área e abre a interacção humana e prática.

“A nova Fundação Benedictus quer incentivar e apoiar essas obras sociais”, explica o Abade Jean-Pierre Longeat OSB, presidente da Aliança para o Monaquismo Internacional (AMI), com sede em Paris.

A Fundação Benedictus foi fundada no ano passado pela AIM e pelos Amigos dos Mosteiros em Todo o Mundo (AMTM). Está a ser patrocinada pela Cáritas de França, que trata de assuntos administrativos.

“Muitas vezes, os mosteiros desenvolvem atividades agrícolas, ou escolas e dispensários. Benedictus irá permitir-nos ajudar esses compromissos sociais dos mosteiros”, explica o antigo abade beneditino de 68 anos.

Até agora, a missão da AMI tem sido apoiar novas fundações monásticas em todo o mundo – particularmente em África, América do Sul e Ásia.

Tem ajudado na formação de monges e freiras, e no apoio aos projectos de desenvolvimento para esta ou aquela comunidade.

“A fundação (Benedictus) é, ao mesmo tempo, uma ampliação da nossa solidariedade e a confirmação do papel social dos nossos mosteiros”, confirma o Abade Jean-Pierre.

Há um impacto no local onde os mosteiros estão localizados, semelhante, de certa forma, ao que poderia ter acontecido na Europa na Idade Média.

“Trata-se realmente de levar em conta o desenvolvimento humano à volta dos mosteiros”, destaca.

A longo prazo e estável

Com cerca de 1.800 comunidades monásticas, a AMI está unida através da Fundação Benedictus para “participar na transformação da sociedade, colocando as pessoas no centro”, diz o Abade Jean-Pierre.

Geralmente modestos e silenciosos, os monges e as freiras, com a fundação, poderão partilhar a sua dinâmica social com os que os rodeiam.

A influência dos mosteiros nestes projectos de desenvolvimento é tanto mais preciosa quanto a sua presença é duradoura e estável.

A verdade é que, para levar a cabo estes programas, os mosteiros recorrem a técnicas empresariais.

“Não concordamos em tudo, não actuamos da mesma forma, mas confrontar a vida monástica com o mundo dos negócios pode ser enriquecedor”, explica o presidente da AMI.

Encontro mosteiros-empresas

Daí a ideia de realizar uma conferência para combinar as visões de um grande chefe e de um monge.

Representantes de mosteiros beneditinos reuniram-se esta semana em Paris com representantes de empresas para comparar opiniões sobre os desafios do mundo, clima, urbanização, globalização, etc.

Entre os palestrantes destacados estão o abade Longeat e Pierre-André de Chalendar, presidente do Grupo Saint-Gobain e professor da escola de negócios do Institut Catholique de Paris.

Mas como é que os mosteiros podem intervir no mundo dos negócios?

“Devemos encontrar uma alternativa à globalização comercial e económica”, insiste o abade Longeat, dizendo os fundamentos devem ser aprofundados “para o benefício de uma nova humanidade global”.

Afirma que a crise de Covid-19 ofereceu lições valiosas a este respeito. Durante os vários confinamentos, a Internet intensificou os vínculos entre comunidades e pessoas distantes. “Estamos a entrar numa nova era”, prevê o abade, “no sentido das grandes eras geológicas”.

Artigo de Christophe Henning, publicado no La Croix International a 20 de Abril de 2022.

Palavras-Chave:
Mosteiros  •  Beneditinos  •  Empresas  •  Negócios  •  Fundação Benedictus  •  França
Revista de Imprensa Internacional

Rua de S. Domingos, 94 B 4710-435 Braga