Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS com La Croix International | 20 Abr 2022
A fome não é inevitável
Uma grave crise alimentar está a afectar a África.
  © DR

O Corno de África já passou por três estações consecutivas de chuvas com seca.

A quarta, que deve começar em Abril e durar até Junho, não parece melhor.

Esta seca, a pior desde 1981, ameaça a subsistência de toda a região. Milhares de hectares de colheitas já foram perdidas e a falta de água também está a matar o gado.

As populações mais vulneráveis ​​estão a ser forçadas a deslocar-se para áreas menos expostas, o que pode levar a um aumento dos conflitos entre as comunidades. Se a situação não melhorar, dentro de seis meses 20 milhões de pessoas irão precisar de assistência de emergência na Etiópia, Quénia, Sudão do Sul e Somália, segundo as Nações Unidas.

O resto do continente africano não está a ser poupado. A Oxfam diz que 27 milhões de pessoas sofrem de fome na África Ocidental, enquanto o Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) estima que 346 milhões de africanos sofrem de fome “alarmante”, mais de uma em cada quatro pessoas.

O CICV lamentou o facto de esta grande crise alimentar permanecer “despercebida”. Grandes doadores não estão a aparecer, enquanto as necessidades de financiamento estão a aumentar devido ao aumento dos preços dos alimentos nos mercados mundiais devido à guerra na Ucrânia.

ONGs e agências da ONU estão portanto, a soar o alarme, estão determinados a evitar a repetição do cenário do Somali de 2011, quando 250.000 pessoas morreram de fome durante uma seca prolongada.

Apontam que os esforços internacionais impediram uma fome no mesmo país em 2017 – prova de que não somos impotentes diante das calamidades.

Artigo de Dominique Greiner, publicado no La Croix International a 19 de Abril de 2022.

Fome  •  África  •  Seca  •  ONU  •  Cruz Vermelha  •  Guerra
Revista de Imprensa Internacional