Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS com Vida Nueva Digital | 19 Abr 2022
“Habemus Papam”: 17 anos de Bento XVI
Na tarde de 19 de Abril de 2005, Joseph Ratzinger foi eleito o 265º Pontífice da Igreja.
  © DR

Neste dia, na tarde de 19 de Abril de 2005, Joseph Aloisius Ratzinger foi eleito o 265º Papa da história da Igreja Católica, escolhendo o nome de Bento XVI.

Um pontificado que terminou com a sua renúncia, que entrou em vigor a 28 de Fevereiro de 2013, tornando-se Papa emérito desde então.

A sua eleição ocorreu no segundo dia do conclave, na quarta votação, depois de ter liderado o dia-a-dia durante a sede vacante como decano do Colégio Cardinalício.

Nas suas primeiras palavras na varanda da basílica do Vaticano, apresentou-se como “um simples e humilde trabalhador da vinha do Senhor”.

Passados ​​17 anos desde a eleição do papa germânico, o Vida Nueva revê cinco momentos do pontificado do Papa que completou 95 anos esta semana.

19 de Abril de 2005

O alemão Joseph Aloisius Ratzinger é eleito Papa. Até então, estava à frente da Congregação para a Doutrina da Fé no Vaticano.

9 de Julho de 2006

Bento XVI viaja por 24 países diferentes durante os seus 8 anos de pontificado. Na imagem, preside em Valência ao V Encontro Mundial das Famílias. Em 2009 visita a Terra Santa e regressa a Espanha em 2010 e 2011. A sua última viagem, em 2012, é ao Líbano.

31 de Outubro de 2008

O diálogo foi uma constante para o Papa Bento XVI, que se reuniu com o cientista Stephen Hawking, que fez um discurso no Plenário da Pontifícia Academia de Ciências. Intelectuais do mundo da ciência, cultura, teologia... falaram em público e em privado com o Pontífice.

15 de Fevereiro de 2010

Após a publicação dos primeiros relatórios em 2009 sobre abusos infantis na Igreja na Irlanda, Bento XVI recebe os bispos do país para lidar com a questão. Medidas que, como as de Marcial Maciel dos Legionários de Cristo, estabeleceram um autêntico caminho de purificação na Igreja.

11 de Fevereiro de 2013

Bento XVI anuncia a sua renúncia em latim durante a celebração de um consistório ordinário de cardeais para causas de canonização.

Artigo de Vida Nueva Digital, publicado a 19 de Abril de 2022.

Palavras-Chave:
Bento XVI  •  Papa  •  Eleição  •  Conclave  •  Joseph Ratzinger