Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS com Crux | 10 Mar 2022
Regime de Ortega expulsa representante do Vaticano da Nicarágua
O Vaticano deve divulgar um comunicado antes do final da semana para esclarecer as circunstâncias da sua partida, deixando claro que o Núncio foi expulso pelo governo e não chamado de volta pela Santa Sé.
  © Jorge Cabrera/Reuters via CNS.

Fechando-se ainda mais à comunidade internacional, o governo de Daniel Ortega declarou o representante Papal na Nicarágua “persona non grata” e expulsou-o.

O arcebispo polonês Waldemar Stanislaw Sommertag, Núncio Apostólico na Nicarágua, foi forçado a deixar o país após sua “expulsão de facto” e está actualmente em Roma, confirmou o Crux.

A nunciatura publicou uma breve nota no dia 7 de Março dizendo simplesmente que o prelado polonês se havia “ausentado” do país no dia anterior.

Um ponto de viragem na deterioração das relações entre o Vaticano e o regime de Ortega aconteceu a 18 de Novembro de 2021, quando o governo nicaraguense anulou a figura de “decano do corpo diplomático” por decreto. Na maioria dos países de maioria católica, o Núncio actua tradicionalmente como decano do corpo diplomático.

Sommertag foi afastado do cargo de decano logo depois de começar a usar o termo “presos políticos”, que tinha evitado durante os quase três anos em que actuou como interlocutor nos bastidores entre o governo e as famílias das centenas de presos.

Entre os detidos pelo governo estão todos os candidatos da oposição que manifestaram a intenção de concorrer contra Ortega nas eleições presidenciais realizadas no ano passado.

Algumas fontes dizem que a decisão da remoção do Núncio veio directamente de Ortega e da sua esposa, a vice-presidente Rosario Murillo, que há muito entraram em conflito com a hierarquia católica, devido à condenação dos bispos da repressão violenta de uma revolta civil pacífica em 2018.

Normalmente, quando um embaixador é expulso de um país, o diplomata correspondente também é expulso. No entanto, a embaixadora da Nicarágua, Eliette Ortega Sotomayor, deixou o cargo em Agosto de 2021, e Ortega nunca a substituiu, pelo que o cargo está vago.

Desde os protestos de 2018, igrejas católicas foram atacadas, incluindo a catedral de Manágua em 2020. Em 2019, o bispo auxiliar de Manágua, Silvio José Báez, foi essencialmente forçado a deixar a sua diocese a pedido do Papa Francisco depois de receber várias ameaças de morte.

No ano passado, os Ortegas chamaram os bispos de “golpistas”, “filhos do diabo”, “agentes estrangeiros” e acusaram-nos de pregar um falso cristianismo. Enviaram agentes da polícia para intimidar bispos e padres, instalando até uma cabina policial do outro lado da rua da casa do cardeal Leopoldo Brenes Solorzano, arcebispo de Manágua.

Sommertag teve a difícil tarefa de percorrer a linha ténue entre manter abertos os canais de diálogo com o governo e proteger o seu rebanho: a perseguição aos cristãos, particularmente à Igreja Católica, tem aumentado na Nicarágua desde 2018, segundo a Comissão dos Estados Unidos para a Liberdade Religiosa Internacional.

Quando os protestos eclodiram, os bispos do país e Sommertag, a pedido de Ortega, tentaram mediar um diálogo nacional entre os manifestantes e o governo, mas quando a iniciativa falhou, os prelados foram responsabilizados pelo regime.

Durante as conversas posteriores, os bispos foram banidos do diálogo por Ortega. No entanto, o representante papal foi autorizado a permanecer no papel de uma “testemunha” que estava a “acompanhar” o diálogo.

Mas quando o diálogo estagnou mais uma vez, Sommertag não pôde deixar de expressar a sua frustração e apelidou a Nicarágua de um país onde há “muitas mentiras” e acrescentou que “algumas forças estão a minar o campo” do processo de diálogo destinado a acabar com a crise.

Artigo de Inés San Martín, publicado no Crux a 10 de Março de 2022.

Palavras-Chave:
Revista de Imprensa Internacional

Rua de S. Domingos, 94 B 4710-435 Braga

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui