Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS com Vida Nueva Digital | 24 Fev 2022
A Sinodalidade e o papel dos Núncios, em debate no último Conselho dos Cardeais
A teóloga salesiana Linda Pocher reflectiu com os cardeais sobre a mulher e o “princípio mariano” na Igreja.
  © DR

Nesta quarta-feira, 23 de Fevereiro, concluiu-se a última reunião do Conselho dos Cardeais, órgão criado pelo Papa Francisco para a reforma da Cúria Romana.

A Sinodalidade e o serviço diplomático da Santa Sé estiveram na mesa neste encontro que se prolongou desde o dia 21 até as 17h30 de 23 de Fevereiro na Casa Santa Marta do Vaticano.

Abril, próxima reunião

Através de um comunicado, a Sala de Imprensa do Vaticano informou que nas sessões, presididas pelo Pontífice, participaram os cardeais Pietro Parolin, Giuseppe Bertello, Óscar A. Rodríguez Maradiaga, Reinhard Marx, Sean Patrick O'Malley, Oswald Obrigado e Fridolin Ambongo Besungu, actuando como secretário Marco Mellino.

Segundo o Vaticano, “depois de uma conversa” sobre “a situação sociopolítica e eclesial” das regiões dos cardeais, “reflectiu-se sobre o tema da sinodalidade e o processo de escuta e discernimento no centro da identidade da Igreja e sobre a necessária conversão que isso exige do clero e dos leigos”.

Além disto, o comunicado especifica, entre outros temas discutidos nesta ocasião, “uma reflexão sobre alguns aspectos relacionados com o serviço diplomático da Santa Sé, o papel e as actividades dos Núncios no actual contexto político e eclesial”.

A Santa Sé acrescentou ainda que a teóloga salesiana Linda Pocher partilhou uma reflexão sobre a mulher e o “princípio mariano” na Igreja.

A próxima reunião será em Abril.

Artigo de Mateo Gonzálz Alonso, publicado em Vida Nueva Digital a 24 de Fevereiro de 2022.

Palavras-Chave:
Vaticano  •  Cardeais  •  Núncios  •  Sinodalidade