Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS com Vatican News | 18 Fev 2022
Conferência do Vaticano discute futuro do património cultural da Igreja
A Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica e o Pontifício Conselho para a Cultura estão a organizar uma conferência internacional sobre o futuro do património cultural das comunidades religiosas, que será realizada em Roma em Maio com o tema “Carisma e Criatividade”.
  © Vatican Media

A catalogação, gestão e inovação do património cultural das comunidades religiosas será o foco de uma conferência internacional organizada em Roma de 4 a 5 de Maio pela Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica e o Pontifício Conselho para a Cultura.

Carisma e Criatividade

Intitulada “Carisma e Criatividade”, a conferência pretende fortalecer as redes de trabalho e partilhar as melhores práticas para melhorar a capacidade das comunidades religiosas para protegerem e desenvolverem o seu património de forma criativa.

É fruto de uma consciência crescente de que os bens culturais da Igreja fazem parte da identidade cultural das comunidades locais e podem oferecer novos meios para a promoção dos seus objectivos pastorais e missionários.

A consulta de dois dias é organizada em conjunto com o Gabinete Nacional do Património Cultural Eclesiástico e Edifícios Religiosos da Conferência Episcopal Italiana, com a Faculdade de História e Património Cultural da Igreja da Pontifícia Universidade Gregoriana, com o Departamento de Arquitectura da Universidade de Bolonha e em colaboração com a União Internacional das Superioras Gerais (IUSG), a União das Superioras Gerais (USG) e o Secretariado de Assistência às Freiras.

Apresentação à imprensa

O evento foi apresentado numa conferência de imprensa realizada na quinta-feira, no Gabinete de Imprensa do Vaticano.

Os oradores principais incluíram, entre outros, o Cardeal João Braz de Aviz, Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica e o Cardeal Gianfranco Ravasi, Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura.

Os dois Cardeais do Vaticano destacaram o papel crucial que as comunidades religiosas são chamadas a desempenhar no cumprimento da responsabilidade da Igreja de administrar cuidadosamente os seus bens culturais à luz da sua missão evangelizadora e também da sua preocupação particular com os pobres.

Administrar o património da Igreja

Os Cardeais observaram que esta tarefa é ainda mais urgente actualmente, porque as ordens religiosas enfrentam um declínio em números, resultando em maiores riscos de abandono e degradação do seu imenso património cultural.

Homens e mulheres consagrados são chamados a “reflectir juntos sobre o valor dos seus bens na sociedade de hoje, o seu destino final e a sua íntima conexão com o carisma da sua ordem religiosa e com a dimensão profética desse carisma”, disse o Cardeal de Aviz.

Desafios e boas práticas

Os participantes da sessão irão, portanto, partilhar reflexões e experiências sobre esses desafios e discutir novas estratégias para promover uma gestão integrada e, em última análise, mais eficaz do património cultural da Igreja.

Na preparação para a conferência, os organizadores reuniram uma série de investigações, projectos e boas práticas neste campo. As contribuições, provenientes principalmente da Europa, foram recolhidas sob quatro temas que serão os tópicos da sessão: “Campos para a compreensão teórica”, “Catalogação”, “Gestão” e “Reutilização”.

Uma selecção de quinze contribuições será apresentada na conferência. Um questionário também foi enviado aos institutos religiosos antes do evento.

Artigo de Lisa Zengarini, publicado em Vatican News a 17 de Fevereiro de 2022.

Palavras-Chave:
Revista de Imprensa Internacional