Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS com The Tablet | 2 Fev 2022
Um décimo dos clérigos da Nova Zelândia acusados ​​de abuso, segundo relatório
A investigação envolveu reunir registos de alegações de abusos de todas as partes da Igreja na Nova Zelândia.
  © Natalia Volner/itravelNZ®/Flickr | Creative Commons

Um relatório divulgado pela Conferência dos Bispos da Nova Zelândia descobriu que foram feitas alegações de abusos contra 14% do clero diocesano que tem ministrado no país desde 1950.

O relatório, publicado a 1 de Fevereiro, disse que “um total de 1.680 denúncias de abuso foram feitas por 1.122 indivíduos contra o clero católico, irmãos, freiras, irmãs e leigos de 1950 até ao presente, com 592 alegados agressores nomeados”.

“Quase metade dos abusos relatados envolveram danos sexuais”, disse o relatório. “As décadas de 1960 e 1970 foram as décadas com mais abusos relatados, com 75% datados antes de 1990.”

Num comunicado publicado após a divulgação do relatório, o cardeal John Dew, presidente da Conferência dos Bispos da Nova Zelândia, disse que as descobertas da investigação são “horríveis” e algo de que se envergonham “profundamente”.

“À medida que continuamos a responder à Real Comissão dos Abuso e construímos uma igreja mais segura para todos, espero firmemente que factos como estes nos ajudem a enfrentar a triste realidade”, disse o cardeal Dew. “A igreja aprenderá com isto e afirmará o seu compromisso com o trabalho de protecção.”

O relatório foi encomendado pelos bispos do país a pedido da Comissão Real de Inquérito da Nova Zelândia sobre Abusos ao Cuidado, uma comissão independente que investiga abusos contra crianças, jovens e adultos vulneráveis ​​enquanto estão sob os cuidados de instituições estatais ou religiosas entre 1950-1999. A comissão espera apresentar um relatório final ao governador-geral da Nova Zelândia em 2023.

A investigação sobre casos de abuso na Igreja Católica foi conduzida pelo Te Ropu Tautoko, um grupo independente que coordena a relação entre os bispos do país e a Comissão

O Te Ropu Tautoko examinou registos de seis dioceses, 43 congregações religiosas, 428 paróquias católicas, 370 escolas católicas e 67 instituições de assistência administradas por igrejas na Nova Zelândia.

Além das alegações contra o clero diocesano, o relatório disse que 599 denúncias de abuso foram feitas sobre 187 membros masculinos de congregações religiosas, 258 denúncias foram feitas sobre 120 membros femininos de congregações religiosas e 138 alegações de abuso foram feitas contra 103 leigos.

Dos 1.680 relatos de abuso, o relatório afirma que 1.350 envolveram crianças e 164 envolveram adultos, enquanto as idades de 167 supostas vítimas não foram estabelecidas. Quase metade do total de relatos de abuso envolveu “dano sexual contra uma criança”.

O relatório refere 687 casos relacionados com “instalações educativas, 425 para acolhimento residencial, 228 para paróquias e 122 para outras localidades. Outros 219 estavam em locais não identificados”.

A Rede de Sobreviventes dos Abusados ​​por Sacerdotes, conhecida como SNAP, divulgou um comunicado a 1 de Fevereiro a expressar dúvidas sobre a precisão do relatório, dizendo que apenas confirma casos “em que uma queixa real foi apresentada e registada” e que “não deve ser visto como uma lista abrangente de todos os abusos que ocorreram”.

O grupo também observou que muitas vítimas e sobreviventes não denunciaram abusos à Igreja Católica “por medo de represálias”.

“A escala actual de abuso sexual é muito difícil de medir”, disse o grupo. “Dadas as informações que o SNAP detém, a escala real de abuso é muito maior, chegando a doze vezes mais, dado que apenas um em cada 12 abusados denunciou o caso”.

Artigo da CNS, publicado no The Tablet a 1 de Fevereiro de 2022.

Palavras-Chave:
Revista de Imprensa Internacional