Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS com Vida Nueva Digital | 4 Jan 2022
Francisco pede aos jovens de Taizé que sejam “artífices da unidade” num mundo polarizado
Cidade de Turim foi palco do tradicional encontro de fim de ano da comunidade ecuménica, que desta vez foi virtual devido à pandemia.
  © DR

Nos últimos dois anos, foi adiado o 44º Encontro Europeu da Juventude que a comunidade de Taizé costuma organizar no final do ano.

A cidade anfitriã neste tempo tem sido Turim, no norte da Itália. Há menos de um mês, a comunidade ecuménica já informava que “não seria possível realizar o Encontro Europeu em Turim” de forma ordinária.

A nova data é de 7 a 10 de Julho de 2022, sempre na cidade italiana; embora uma primeira parte virtual tenha sido organizada de 28 de Dezembro a 1 de Janeiro, com transmissões de orações nas quais participaram alguns irmãos da comunidade com jovens de Turim.

Artífices da unidade

Para esta ocasião, o Papa Francisco enviou uma mensagem assinada pelo Secretário de Estado, o Cardeal Pietro Parolin, transmitindo a sua proximidade “no pensamento e na oração” aos jovens participantes.

Convidou os jovens a “tornarem-se artífices da unidade” num mundo cada vez mais polarizado. “O vosso encontro acontece num momento de grande preocupação. Muitas pessoas perguntam-se: o nosso planeta tem futuro? Que responsabilidades devemos assumir para protegê-lo e tornar a Terra habitável?”, questionou.

Na mensagem, é pedido aos jovens que, em vez de “cederem ao derrotismo”, respondam a essas perguntas e procurem juntos respostas na escuta da palavra de Deus.

“É quando estamos juntos que o Espírito de Deus sopra de maneira especial”, diz a mensagem, referindo-se ao caminho sinodal para procurarem “estar mais disponíveis para a obra do Espírito”.

“Optaram por não desviar o olhar do sofrimento humano e das urgências do momento, mas olhar para essas realidades com a confiança de que são parte das soluções. Porque, se não falta preocupação, não é menos verdade que o Espírito de Deus não para de trabalhar e de dar vida aos criadores da fraternidade, da solidariedade e da unidade”, sublinha.

Por último, o Pontífice pediu “ao Espírito Santo que os abençoe, jovens católicos, ortodoxos e protestantes, que se vão unir ao Encontro Europeu”, para “que continuem a ser peregrinos de confiança onde quer que o Senhor os envie” com a ajuda de Maria.

Artigo original de Mateo González Alonso, publicado em Vida Nueva Digital a 31 de Dezembro de 2021.

Taizé  •  Ecumenismo  •  Turim  •  Papa Francisco
Revista de Imprensa Internacional