Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS com Vatican News | 22 Dez 2021
Vaticano pede apoio para cuidados familiares de crianças durante a pandemia
A Comissão de Covid-19 do Vaticano lançou um documento que exorta os governos nacionais e instituições administradas pela Igreja a promover os direitos das crianças e os cuidados familiares durante a pandemia de Covid-19.
  © DR

Pobreza severa, crianças órfãs, aumento da exploração e violência e educação impossibilitada são apenas alguns dos efeitos que pesam sobre milhões de crianças em todo o mundo devido à pandemia.

Em resposta, “governos, organizações da sociedade civil e a Igreja devem unir-se para aliviar o crescente sofrimento das crianças mais vulneráveis ​​entre nós”.

Esta grave advertência e o apelo correspondente foram expressos na quarta-feira, num documento divulgado pela Comissão de Covid-19 do Vaticano, intitulado “Crianças e Covid-19: as vítimas mais vulneráveis ​​da pandemia”.

Carga pesada sobre ombros pequenos

O documento alerta que toda uma geração de crianças “está a arcar com os impactos económicos, sociais e de saúde” da pandemia.

A Covid-19 deixou mais de 5 milhões de crianças privadas de um dos pais ou cuidadores, muitas vezes com pouco tempo para que outros cuidadores se preparassem. A pobreza familiar disparou, juntamente com o aumento da insegurança alimentar entre as crianças, com mais de 6 milhões de novos casos de desnutrição aguda em menores de 5 anos na África Subsaariana e no Sul da Ásia.

A educação foi interrompida, a violência e a exploração infantil estão a aumentar, especialmente entre as meninas, 10 milhões das quais estão em risco de casamento infantil.

Esta miríade de consequências da pandemia tem um peso maior nas comunidades mais pobres.

Unidades familiares em risco de colapso

O documento da Comissão de Covid-19 passa a analisar o impacto da situação nas crianças, alertando que foi “particularmente profundo”. Jesus, nota o documento, “identifica-se sobretudo com os mais pequenos”, por isso a Igreja é chamada a ouvir e responder ao “grito silencioso das crianças pobres”.

A Comissão recomenda, portanto, que as crianças que perderam um dos pais ou encarregados de educação permaneçam com a família sempre que possível. Famílias de acolhimento ou institucionalização apenas se nenhum familiar for capaz de cuidar da criança.

O atendimento às famílias é fundamental para o bom desenvolvimento da criança. “Os nossos esforços físicos e espirituais devem concentrar-se no fortalecimento da capacidade das famílias de cuidarem dessas crianças, especialmente dos pobres”.

Denunciar a violência através de apoio holístico

Ao mesmo tempo, o documento alerta contra a violência contra as crianças, que correm o risco de serem submetidas à “indiferença egoísta” dos outros.

As crianças, acrescenta a Comissão, são “o alicerce do futuro” e provavelmente só atingirão o seu pleno potencial se forem alimentadas e protegidas num ambiente de amor e apoio. “Apoiar o bem-estar das crianças hoje contribuirá para a redução da pobreza e da desigualdade ao longo das gerações”.

O documento pede respostas holísticas às vulnerabilidades das crianças à pandemia. Como as crianças enfrentam dificuldades contínuas de educação e desenvolvimento, a humanidade deve “maximizar os esforços para garantir a protecção, cuidado, saúde e educação de todas as crianças – uma abordagem que irá reduzir fundamentalmente a desigualdade ao longo do tempo”.

Aliança civil-religiosa para proteger as crianças

O documento da Comissão de Covid-19 do Vaticano termina com um duplo apelo às instituições civis e religiosas.

Políticas e a sociedade civil precisam de:

– Promover a distribuição equitativa da vacina Covid-19;

– Fortalecer os sistemas que promovem os cuidados familiares a crianças;

– Dedicar maiores despesas orçamentais à protecção das crianças;

– Combinar transferências de dinheiro para os pobres com um programa complementar;

– Proteger as crianças afectadas por traumas enquanto as escolas reabrem.

As instituições administradas pela Igreja também são chamadas a fazer sua parte respondendo às necessidades dos filhos de Deus.

As dioceses e paróquias devem ajudar sempre que uma crise atinge os membros da Igreja; os paroquianos podem ajudar as crianças a permanecerem sob os cuidados da família, apoiando os seus cuidadores; instituições de caridade administradas pela Igreja podem ajudar crianças em transição para outras famílias quando nenhum dos seus parentes pode acolhê-las; e todos os católicos se devem opor à violência contra as crianças dentro e fora da família, criando oportunidades de aconselhamento e apoio.

Através das medidas multifacetadas delineadas pelo documento “Crianças e Covid-19”, os governos e a Igreja podem responder à crise crescente enfrentada pelos membros mais vulneráveis ​​da sociedade.

Artigo de Devin Watkins, publicado no Vatican News a 22 de Dezembro de 2021.

Palavras-Chave:
Crianças  •  Adolescentes  •  Covid-19  •  Saúde  •  Vaticano