Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS com La Croix International | 21 Dez 2021
Nova iniciativa espera tornar a Basílica de São Pedro de Roma num centro de amizade e diálogo
Fundação “Fratelli tutti” pretende oferecer uma experiência espiritual mais rica aos turistas que visitam o Vaticano através de iniciativas também destinadas a promover a fraternidade entre os povos.
  © DR

O Vaticano anunciou o lançamento da Fundação “Fratelli tutti”, uma iniciativa que visa estimular “a cultura da fraternidade e do diálogo” entre os turistas e visitantes da Praça e da Basílica de São Pedro.

A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou na quarta-feira o quirógrafo (documento legal) que estabeleceu oficialmente a fundação. Foi assinado pelo Papa Francisco a 8 de Dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição.

O quirógrafo afirma que o objetivo da nova Fundação é “favorecer iniciativas ligadas à espiritualidade, arte, educação e diálogo com o mundo, em torno da Basílica de São Pedro e no abraço da sua colunata".

A Fundação foi nomeada a partir da mais recente Encíclica do Papa, a “Fratelli tutti”, publicada em Outubro de 2020.

A missão declarada da Fundação é a de “apoiar e desenhar caminhos de arte e fé”, bem como criar “eventos” que alimentem a “formação cultural e espiritual” e “promovam o diálogo com as culturas e outras religiões”.

O Papa afirmou esperar que tais eventos ofereçam um programa espiritual aos “turistas” para que possam “experimentar a peregrinação” através dessas iniciativas culturais e artísticas.

“Liberdade, igualdade e fraternidade”

Francisco especificou que as “iniciativas” promovidas pela Fundação “Fratelli tutti” devem ser orientadas para “promover a fraternidade e a amizade social entre igrejas, várias religiões e entre crentes e não crentes”.

Afirmou ainda que deveriam também promover “a cultura da paz” e os princípios da “liberdade, igualdade e fraternidade”.

As palavras – que dão eco ao lema nacional da França (liberté, egalité, fraternité) – são o coração da Encíclica de 2020.

A Fundação “Fratelli tutti” será dirigida pelo cardeal italiano Mauro Gambetti, um franciscano conventual, arcipreste da Basílica de São Pedro e presidente da Fábrica de São Pedro.

De acordo com as novas regras do Vaticano, a Fundação também terá um auditor.

Artigo de Loup Besmond de Senneville, publicado no La Croix International a 16 de Dezembro de 2021.

Palavras-Chave:
Papa Francisco  •  Encíclica  •  Fratelli Tutti  •  Fraternidade  •  Liberdade  •  Igualdade  •  Fundação
Revista de Imprensa Internacional

Rua de S. Domingos, 94 B 4710-435 Braga