Arquidiocese

Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

[+info]

Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS com CRUX | 5 Nov 2021
Líderes cristãos e muçulmanos lançam apelo para proteger locais de culto
Liderado pelo príncipe da Jordânia El Hassan Bin Talal, um grupo de académicos árabes e internacionais, pensadores e figuras religiosas – Muçulmanos e Cristãos – lançou um apelo global para proteger os fiéis e locais de culto.
PARTILHAR IMPRIMIR
  © Alaa Al-Marjani/Reuters

“Diante do que vemos, como a continuação de repetidos ataques a locais de culto e às almas de adoradores seguros em vários lugares deste mundo, e com base numa responsabilidade humana e moral comum, apelamos a um grupo de líderes religiosos, estudiosos e pensadores... para exortarem todas as pessoas a rejeitarem todas as formas de extremismo, ódio e práticas dolorosas contra o espírito da fé e a dignidade humana”, disseram os mais de 40 signatários no apelo realizado a de 2 de Novembro.

O grupo sublinha que “o discurso de ódio e a polarização que provoca ódio e justifica o derramar de sangue continuam a aumentar” e é acompanhado por alguns que recorrem “ao uso indevido de religiões e crenças como pretexto para a violência, exclusão e discriminação”.

Os signatários Muçulmanos e Cristãos acrescentaram: “Esses alvos abomináveis ​​também incluem sítios históricos e arqueológicos e património arquitectónico, incluindo museus, bibliotecas e manuscritos, tratando-se de um apagar da memória que preserva as civilizações dos povos e o seu núcleo de valor da extinção.”

“Não há dúvida de que o ataque aos locais de culto e à sua santidade num momento em que os fiéis realizam orações e rituais religiosos nas suas instalações é o culminar dessas atrocidades. Isso leva-nos a uma questão legítima: não é hora de considerar a questão da liberdade de culto como parte integrante do direito à vida e de considerar o valor do património humano em relação à cultura e à identidade?”, questionaram.

O príncipe da Jordânia preside ao Fórum do Pensamento Árabe e também ao Conselho do Instituto Real para os Estudos Inter-religiosos.

Entre os signatários estão o Padre Rifat Bader, director do Centro Católico para Estudos e Média da Jordânia; o bispo aposentado Salim Sayegh, de Jerusalém; Nayla Tabbara, presidente e cofundadora da Fundação inter-religiosa Adyan, no Líbano; e Gabriel Said Reynolds, professor de Estudos Islâmicos e Teologia na Universidade de Notre Dame, Indiana.

Artigo de Catholic News Service, publicado em Crux a 5 de Novembro de 2021.

 

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Cristãos  •  Muçulmanos  •  Fiéis  •  Culto  •  Património
Revista de Imprensa Internacional
Contactos
Morada

Rua de S. Domingos, 94 B 4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui