Arquidiocese

Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

[+info]

Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS com The Tablet | 4 Nov 2021
Papa nomeia primeira Secretária Geral do Vaticano
A nomeação da Irmã Raffaella Petrini segue-se à da Irmã Nathalie Becquart e da Irmã Alessandra Smerilli para cargos de chefia.
PARTILHAR IMPRIMIR
  © Vatican Media

O Papa Francisco nomeou a primeira mulher Secretária Geral do Estado da Cidade do Vaticano.

Escolheu uma Irmã religiosa para Secretária Geral do órgão que administra o Estado da Cidade do Vaticano.

A Irmã Raffaella Petrini, de 52 anos, é a primeira mulher a ser nomeada como “número dois” na administração do Estado da Cidade do Vaticano, cargo que tradicionalmente é ocupado por um bispo. Torna-se assim a mulher com a mais alta patente no Vaticano.

A função da irmã Rafaella dá-lhe um papel central no governo da cidade-estado, que inclui os museus do Vaticano, a polícia, o departamento de saúde, os correios e a farmácia. A directoria de saúde da cidade-estado teve um papel de liderança na resposta à pandemia de Covid-19 dentro do Vaticano, incluindo uma campanha de vacinação e a introdução de passes de vacina.

Nascida em Roma, a nova Secretária Geral faz parte das Irmãs Franciscanas da Eucaristia. É especialista em doutrina social da Igreja, com foco particular na área da saúde e, desde 2005, trabalha na Congregação para a Evangelização dos Povos. Leccionou na área das Ciências Sociais no Angelicum (Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino), em Roma, e no Instituto Internacional para a Teologia Pastoral da Saúde, conhecido como o Camillianum.

A Cidade do Vaticano (…) gera receitas significativas para a Santa Sé através dos visitantes dos museus e da Capela Sistina. Tem uma população de cerca de 800 habitantes e vários milhares de funcionários. Enquanto o Papa é o superior, o presidente do governo da cidade-estado é o Bispo Fernando Vérgez Alzaga, que foi nomeado a 1 de Outubro de 2021, tendo servido anteriormente como secretário-geral.

A nomeação da Irmã Rafaella é a mais recente tentativa de Francisco de diversificar a liderança predominantemente masculina no Vaticano. Ao longo do seu pontificado, fez progressos lentos, mas constantes, embora nos últimos doze meses tenha intensificado os seus esforços.

Em Fevereiro, o Papa nomeou a Irmã Nathalie Becquart como a primeira subsecretária feminina no Gabinete do Sínodo dos Bispos, também um cargo normalmente ocupado por um bispo, e que abre o caminho para a Irmã votar num futuro Sínodo dos Bispos.

Alguns meses depois, escolheu a irmã Alessandra Smerilli como secretária interina no Dicastério da Santa Sé para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral, o que a tornou na primeira mulher a ocupar um lugar de “número dois” na Cúria Romana. A irmã Salesiana também é conselheira da administração do Estado da Cidade do Vaticano.

Ao longo dos anos, as nomeações de Francisco incluem a primeira gerente feminina na Secretaria de Estado, Francesca Di Giovanni; Subsecretárias do Departamento para os Leigos, Família e Vida; Barbara Jatta, a primeira mulher directora dos Museus do Vaticano e a Irmã Nuria Calduch-Benages, a primeira mulher secretária da Pontifícia Comissão Bíblica. Em Agosto de 2020, Francisco escolheu seis mulheres para o conselho que supervisiona as finanças da Santa Sé.

O Papa também escolheu as primeiras mulheres para supervisionarem e aconselharem os departamentos do Vaticano, incluindo a Congregação para a Doutrina da Fé, o Sínodo dos Bispos e a congregação dedicada às ordens religiosas. Francisco nomeou a primeira vice-directora feminina da Sala de Imprensa da Santa Sé e, durante o Verão, acrescentou várias mulheres cientistas, incluindo três vencedoras do Prémio Nobel, à Pontifícia Academia de Ciências.

 

Artigo de Christopher Lamb, publicado no The Tablet a 4 de Novembro de 2021.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Revista de Imprensa Internacional
Contactos
Morada

Rua de S. Domingos, 94 B 4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui