Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS com Vida Nueva Digital | 26 Out 2021
Palência: as crianças também têm voz no Sínodo da Sinodalidade
Fase local da diocese castelhana inclui os mais pequenos no processo convocado pelo Papa Francisco.
  © Diocese de Palência

“O que mais gostas e menos gostas na Igreja?”. Esta questão terá de enfrentar os meninos e meninas da diocese de Palência que joguem ao Jogo do Ganso sobre a sinodalidade e calhem na casa 5, um dos materiais preparados pela diocese para a fase local da próxima assembleia do Sínodo dos Bispos.

A diocese castelhana publicou online todo o material destes meses em torno do Sínodo da Sinodalidade e os mais pequenos não ficaram de fora.

Ninguém excluído

Num espaço online específico, são disponibilizados materiais próprios para grupos de adultos, jovens, crianças, um formulário e propostas para outros grupos e organismos sociais. Adaptados às diferentes realidades, convida-se à escuta, à celebração da fé, à participação, ao diálogo e ao discernimento.

Deste modo, cumpre-se o pedido de que “se deve ter especial cuidado para envolver as pessoas que possam correr o risco de serem excluídas: mulheres, pessoas com deficiência, refugiados, migrantes, idosos, pessoas que vivem na pobreza, católicos que raramente ou nunca praticam a sua fé, etc.”.

Além disso, recomenda a organização do sínodo, também se deve procurar “encontrar meios criativos para envolver as crianças e os jovens”. Muito bem dito e feito.

Na fase diocesana de Palência “serão criadas equipas sinodais de zona, compostas por dois sacerdotes (delegado e vogal de zona) e dois ou três leigos. A sua função é coordenar os trabalhos da área, recolher as contribuições dos diferentes grupos e fazer uma síntese para partilha. Além de incentivarem nas paróquias, cidades, etc., à participação”, explica a diocese.

Artigo de Mateo González Alonso, publicado em Vida Nueva Digital a 26 de Outubro de 2021.

Palavras-Chave:
Sínodo  •  Sinodalidade  •  Crianças  •  Jovens  •  Recursos
Revista de Imprensa Internacional

Rua de S. Domingos, 94 B 4710-435 Braga

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui