Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS com Vida Nueva Digital | 26 Out 2021
Alemanha permite sinos de Domingo por decisão judicial
Morador do Estado de Hesse denunciou o incómodo causado pelo toque da missa às 08h00 da manhã de Domingo.

O toque dos sinos “dentro dos limites do convencional” não constitui grande incómodo. A decisão do Tribunal Administrativo de Frankfurt que foi conhecida nesta segunda-feira, 25 de Outubro, respondeu à denúncia de um morador contra os sinos da cidade.

Para os tribunais alemães, o toque “também deve ser aceite numa sociedade secularizada como uma instituição razoável e socialmente adequada sob a exigência de tolerância mútua”.

É assim que o Tribunal responde a um morador de Usingen-Merzhausen, no distrito de Hochtaunus (Hesse), que queria proibir o toque dos sinos de uma igreja próxima, que soa todos os Domingos às 08h00. Além disso, nesta Igreja são organizados concertos de sinos várias vezes por ano.

Carácter sagrado

O tribunal reconhece que o toque dos sinos tem um carácter sagrado e é realizado nas manhãs de Domingo por um período máximo de cinco a dez minutos.

Os eventos musicais na paróquia também têm carácter sagrado, pois incluem elementos litúrgicos como a oração e a leitura. Além disso, os limites de ruído não foram ultrapassados, de acordo com o portal katholisch.de.

A sentença reconhece que o morador já sabia que os sinos tocavam quando mudou para a sua casa, em 2001, já que soavam à mesma hora desde 1951.

Assim, o reclamante ter-se-ia voluntariamente colocado na situação de “afectado por barulho”. Ainda pode recorrer no Tribunal Administrativo de Hessian, em Kassel.

Artigo de Mateo González Alonso, publicado em Vida Nueva Digital a 26 de Outubro de 2021.

Palavras-Chave:
Sinos  •  Domingo  •  Eucaristia  •   •  Secularização  •  Alemanha