Arquidiocese

Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

[+info]

Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS com Vatican News | 30 Set 2021
Papa ao "Youth4Climate": A educação deve promover o cuidado com o meio ambiente
Papa Francisco envia uma mensagem de vídeo aos cerca de 400 jovens de 197 países que participam no encontro de três dias "Youth4Climate", que acontece em Milão, no norte da Itália.
PARTILHAR IMPRIMIR
  © DR

Soluções técnicas e políticas para as crises da humanidade, como as mudanças climáticas e o meio ambiente, não são suficientes, a menos que haja uma cultura do cuidado e da partilha responsável, alimentada por uma educação que promova o desenvolvimento e a sustentabilidade a partir da fraternidade.

O Papa Francisco explicou isto mesmo numa mensagem de vídeo aos jovens que participaram no evento de 3 dias Youth4Climate em Milão, norte da Itália, em preparação para a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança Climática, também conhecida como COP26, que decorrerá de 1 a 12 de Novembro em Glasgow, Escócia.

 

Youth4Climate

Cerca de 400 jovens campeões do clima dos 197 países membros da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima estão a interagir no evento Youth4Climate, de 28 a 30 de Setembro, para ajudar a desenvolver propostas concretas que serão apresentadas aos ministros presentes na Pré-COP26, em Milão e na COP26. Estas iniciativas estão a ser patrocinadas pela copresidência ítalo-britânica da COP26.

Entre os participantes está Greta Thunberg, a adolescente sueca activista ambiental, que no início do Youth4Climate exigiu “justiça climática e agora”. Observando que as emissões continuam a aumentar, disse: “Podemos reverter essa tendência, mas serão necessárias soluções drásticas”.

 

Desafiando, ouvindo, dialogando

Falando em espanhol, o Papa Francisco agradece aos jovens participantes pelos seus “sonhos e projectos de bem” e pela preocupação com as relações humanas e o meio ambiente.

A visão deles, diz, é capaz de desafiar o mundo adulto, pois estão preparados não apenas para a acção, mas também estão dispostos a ouvir com paciência, a envolverem-se num diálogo construtivo e entender-se uns aos outros.

 

A importância da educação

O Santo Padre encoraja-os a unir forças através de uma ampla aliança educacional para formar gerações firmes no bem, maduras, capazes de superar a fragmentação e reconstruir o tecido das relações, a fim de tornarem a humanidade mais fraterna.

O Papa Francisco considera os jovens não só o futuro do mundo, mas também o presente, e afirma “que estão a construir o futuro hoje, no presente”. O Pacto Global pela Educação, lançado em 2019, destaca, é um passo nessa direcção que procura dar respostas partilhadas à mudança histórica que a humanidade vive e que a pandemia tornou ainda mais evidente.

 

Harmonia entre as pessoas e com a criação

Uma característica marcante do pontificado do Papa Francisco é a sua preocupação com o mundo criado, o meio ambiente. Nesse contexto, lançou uma encíclica em 2015, a Laudato si’. No ano passado, publicou outra encíclica, Fratelli tutti, sobre a fraternidade e amizade social.

Na sua mensagem de vídeo, diz aos jovens participantes do Youth4Climate que as soluções técnicas e políticas não são suficientes se não forem apoiadas pela responsabilidade de cada membro e um processo educativo que promova um modelo cultural de desenvolvimento e sustentabilidade centrado na fraternidade e na aliança entre seres humanos e o meio ambiente.“Deve haver harmonia entre as pessoas, homens e mulheres, e o meio ambiente. Não somos inimigos, não somos indiferentes. Somos parte desta harmonia cósmica”, afirma.

 

Cultura do cuidado

O Papa acredita que ideias e projectos comuns podem ajudar a encontrar soluções para a pobreza energética e colocar o cuidado dos bens comuns no centro das políticas nacionais e internacionais, promovendo a produção sustentável, a economia circular, a partilha de tecnologias apropriadas.

Decisões sábias baseadas em experiências de anos anteriores, afirma, ajudam a tornar possível uma cultura do cuidado e partilha responsável.

O Papa Francisco conclui a sua mensagem de vídeo encorajando os jovens participantes do evento Youth4Climate no seu compromisso com “o bem da humanidade”.

Artigo publicado em Vatican News a 29 de Setembro de 2021.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Revista de Imprensa Internacional
Contactos
Morada

Rua de S. Domingos, 94 B 4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui