Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS com Vida Nueva Digital | 13 Set 2021
Vaticano junta-se à Organização Mundial de Turismo por um “crescimento inclusivo”
O Cardeal Peter Turkson, prefeito do Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral, escreveu a sua mensagem para o Dia Mundial do Turismo, na qual destaca a necessidade de uma saída conjunta da crise gerada pela pandemia.
  © Artur Tumasjan

O Vaticano, ciente dos efeitos da pandemia de Covid-19 no sector do Turismo e dos efeitos sobre os trabalhadores, aderiu ao tema escolhido pela Organização Mundial do Turismo para este ano: “Turismo para o crescimento inclusivo”. Assim o afirmou o prefeito do Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral, o Cardeal Peter Turkson, com a mensagem que preparou para o Dia Mundial do Turismo, que se celebra todos os anos no dia 27 de Setembro.

“Por ocasião do Dia Mundial do Turismo de 2021, o Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral reconhece o grave impacto da pandemia dde Covid-19 sobre as empresas e os trabalhadores envolvidos neste sector, em particular sobre os trabalhadores a tempo parcial e os trabalhadores mal remunerados que recebem subsídios do Estado, assim como os trabalhadores que se encontram sem nenhum apoio financeiro”, afirmou o Cardeal na sua mensagem.

Lembrou também que, durante o seu pontificado, o Papa Francisco “exortou com frequência os fiéis católicos e todas as pessoas de boa vontade a irem além dos dados económicos para encontrar a pessoa em dificuldade” e, a partir disso, “exercer a criatividade que permite encontrar soluções para um impasse; invocar a dignidade humana diante da rigidez da burocracia e promover o bem-estar social e económico de toda a humanidade, oferecendo a cada pessoa a oportunidade de procurar o seu próprio desenvolvimento”.

Desenvolvimento para cada pessoa

É que, “antes da pandemia de Covid-19”, recordou Turkson, “o Santo Padre fez um apelo a toda a família humana porque não podemos voltar às falsas certezas das estruturas políticas e económicas que tínhamos antes da crise”.

Em vez disso, o Cardeal defendeu que “são necessários sistemas económicos que permitam a todos ter acesso aos frutos da criação, às necessidades básicas da vida: terra, casa e trabalho”.

“Este é, de facto, o tipo de crescimento inclusivo ou, na linguagem da Doutrina Social da Igreja, de desenvolvimento humano integral, que o Dicastério quer promover por ocasião deste Dia Mundial do Turismo”, afirmou.

“Um desenvolvimento que é para cada pessoa, para todas as dimensões da pessoa, que respeita a terra, ou seja, a nossa «casa comum»”, continuou.

Ligados uns aos outros

“A pandemia fez-nos perceber que estamos ligados uns aos outros”, afirmou Turkson, adiantando que, da mesma forma, “o Turismo num país também é afectado se as pessoas noutros países não puderem viajar devido a restrições de saúde”.

O Cardeal sublinhou, portanto, a necessidade de foco “numa abordagem inclusiva do Turismo” e de resistência “às tentações do individualismo e do nacionalismo que são demasiado frequentes na sociedade contemporânea”.

“Só assim seremos capazes de evitar a variante do vírus que se espalha quando fomentamos uma economia doente que permite a uns poucos muito ricos possuírem mais do que o resto da humanidade, e quando os padrões de produção e consumo destroem o planeta”, continuou.

Por todas estas razões, o Dicastério “encoraja todos a empenharem-se num Turismo que permita o encontro de diferentes povos e territórios”, e faz “um apelo aos bispos e aos responsáveis ​​do Turismo, para que haja estreita colaboração com as autoridades locais de forma a promover um Turismo que respeite as pessoas e a natureza e promova uma economia justa e inclusiva”.

Artigo de Elena Magariños, publicado no Vida Nueva Digital a 11 de Setembro de 2021.

Palavras-Chave:
Revista de Imprensa Internacional