Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS com Currents News | 27 Jul 2021
Arcebispo Ucraniano diz que o seu país teme uma possível invasão russa
O líder da principal Igreja Católica do país, a Igreja Greco-Católica Ucraniana, diz que o povo está com medo. Temem perder tudo para a guerra.
  © DR

Na Ucrânia, a população teme o pior. A guerra que começou em 2014 já originou dois milhões de deslocados internos e uma crise económica devastadora. Embora os últimos meses tenham sido menos violentos, a Rússia aumentou a sua presença militar ao longo da fronteira.

“A violência diminuiu um pouco de intensidade, mas ainda há sangue a ser derramado. Todos os dias, recebemos notícias de mais soldados que morrem. Devo dizer que na Ucrânia as pessoas temem uma nova invasão directa do exército russo ”, disse Sviatoslav Shevchuk, o Arcebispo-mor da Igreja Greco-Católica Ucraniana.

“Perguntamo-nos o que poderíamos fazer nesta situação. E fiquei impressionado com a resposta de um protestante, um irmão da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Respondeu: «Mesmo que percamos tudo, estamos dispostos a desistir de tudo, excepto da nossa fé em Deus»”, afirmou Shevchuk.

Para o Arcebispo, o exemplo dado pelos cristãos durante a ocupação soviética continua muito relevante hoje.

“Tive a sorte de encontrar padres da Igreja clandestina que estavam dispostos a morrer pela sua fé. Foram presos duas ou três vezes. Torturados. Mas quando os libertaram, continuaram a fazer o seu trabalho pastoral”, acrescentou.

Parece que as tensões com a Rússia não vão acabar tão cedo. E tempos desafiadores estão para vir. É por isso que o Arcebispo Maior espera que a comunidade cristã não perca de vista o exemplo dado pelos seus antecessores durante a ocupação soviética.

Artigo de Currents News, publicado a 27 de Julho de 2021.

Palavras-Chave:
Ucrânia  •  Rússia  •  Conflito  •  Guerra  •  Arcebispo
Revista de Imprensa Internacional

Rua de S. Domingos, 94 B 4710-435 Braga

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui