Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS com Vatican News | 23 Jun 2021
Igreja no Vietname mobiliza-se para ajudar aqueles que sofrem com a crise de Covid-19
À medida que a situação no Vietname continua a piorar, membros da comunidade católica em todo o país continuam o trabalho de ajuda aos que sofrem as consequências da Covid-19.
  © AFP

Enquanto muitos países em todo o mundo começam a diminuir as restrições relacionadas com a Covid-19, a situação no Vietname continua a piorar. Na segunda-feira, foram registados 13.483 casos positivos e, desses, 1.714 foram apenas na cidade de Ho Chi Minh. Como resultado, as comunidades católicas da Arquidiocese local mobilizaram-se para oferecerem ajuda.

Paróquia de Tân Trang

O padre Joseph Đinh Văn Thọ, vigário da paróquia de Tân Trang, exortou os fiéis a rezarem e realizarem obras de caridade. A paróquia organizou distribuições especiais de alimentos aos mais necessitados. Isto inclui, entre outros, colectores de lixo, idosos, enfermos e aqueles que vivem nas áreas mais pobres. “Muitas famílias enfrentam grandes desafios, mas temos sempre fé em Deus. Rezamos pela paz para todos e pelo fim da pandemia. E agradecemos àqueles que, com a sua generosidade, nos ajudam a levar este apoio com espírito de caridade e amor”, explica o Pe. Joseph.

Paróquia de São Martinho

Na paróquia de São Martinho, o Pe. Peter Vũ Minh Hùng já tinha inaugurado o Quán Cơm 2000, um refeitório onde os pobres podem receber uma tigela de arroz pelo preço simbólico de 2.000 dong (o equivalente a alguns centavos americanos), em 2016. Por causa da pandemia, a cozinha dos pobres foi forçada a fechar, mas reorganizou-se como um local de distribuição de arroz aos pobres e necessitados, incluindo aqueles que ganham a vida a vender bilhetes de lotaria ou a conduzir mototáxis. Entre 500 e 600 pessoas beneficiam desta ajuda todos os dias, com o próprio Pe. Peter Vũ Minh Hùng a participar na preparação da comida.

Paróquia de Xuân Hiệp

O Pe. Salesiano Joseph Nguyễn Trường Thạch, vigário da paróquia de Xuân Hiệp, organizou a distribuição de cabazes alimentares com a contribuição do Departamento de Caridade e Obras Sociais da Província Jesuíta vietnamita. A paróquia também reservou pequenas somas de dinheiro para apoiar aqueles que têm dificuldade em pagar as contas de água e luz ou para comprar remédios.

Hoàng Mai

Numa das áreas mais atingidas pela Covid, a própria paróquia de Hoàng Mai teve de passar por uma quarentena nos últimos dias. Mas até essas dificuldades não foram capazes de impedir o espírito de caridade, com famílias a partilharem alimentos e máscaras.

A Igreja Católica no Vietname

O Vietname tem a quinta maior população católica da Ásia, depois das Filipinas, Índia, China e Indonésia. Há cerca de 7 milhões de católicos no Vietname, representando 7% da população total, e a Igreja está presente com 27 dioceses (incluindo três arquidioceses) que se desdobram em mais de 2.200 paróquias e mais de 2.500 sacerdotes.

Os censos governamentais de 2019 mostram que o Catolicismo, pela primeira vez, é a maior denominação religiosa do país, superando o Budismo.

Artigo de Vatican News, publicado a 23 de Junho.

Palavras-Chave:
Vietname  •  Catolicismo  •  Covid-19  •  Solidariedade  •  Confinamento  •  Caridade
Revista de Imprensa Internacional

Rua de S. Domingos, 94 B 4710-435 Braga